segunda-feira, 11 de maio de 2020

O tempo a cada 24 horas


(by Tica)


 Quando em aproximadamente, uma década à frente, estudantes ao abrirem seu livros( ou seus tablets) nas páginas da história contemporânea se depararão com os registros do ano de 2020 que estarão descritos mais ou menos assim:

" Nesta época que viveram, nada, mas absolutamente nada, fazia sentido[...]"   (Clarissa Estés). 

Nem tanto, nem tão pouco, mas há porções significativas carentes de sentido, de compreensão, de familiaridade. As circunstâncias nos atropelaram os dias de forma comunal remexendo com certezas e aflorando brutalmente as incertezas . Da noite para o dia ficamos indefesos. Caíram por terra nossas convicções de possibilidades. Podíamos tudo. Liberdade não tinha limites. O mundo não tinha distâncias. Tudo era atingível, palpável.

Agora, tudo está inatingível. Cada dia cabe em suas 24 horas de incredulidades e inseguranças frente ao invisível. Tudo pode mudar de um instante ao outro. Antes, também podia, porém, não nos dávamos conta da extensão desta circunstância. Nestes quase três meses de isolamento, a insegurança faz plantão à nossa porta e todos os cuidados e preservações deixam rastros de dúvidas. Ficamos um tantinho paranóicos, passamos a sofrer de TOC e, isto se torna perfeitamente normal ante tudo que aí está. 

Mesmo não tendo uma opinião cristalizada sobre estes tempos estranhos, fico com forte impressão que muitas das antigas prioridades serão redimensionadas diante das verdadeiras necessidades de bem estar.Temos tido todo tempo do mundo, quando antes reclamávamos de tê-lo em reduzido aproveitamento. Nossos espaços ganharam ressignificações metricamente silenciosas  abrangendo percepções e opiniões.

Acredito, sim, que mudanças ocorrerão na visão de mundo que existia em cada um de nós.   




12 comentários:


  1. Ilustre amiga Calu Barros

    E será que se aprendeu alguma coisa com este confinamento? Para mim, o que me parece, é que não. Basta alargar um pouquinho a corda e é ver-se pessoas juntas a conversar, só metade delas usando máscara, passadiços junto à praia cheios, enfim.

    Claro que os jovens também um dia vão parar para pensar. Também eles irão ver que não são o cerne do mundo como muitos se julgam ser

    Mas pronto Tenhamos fé em dias melhores
    .
    Uma 2.ª feira muito feliz
    Cuide-se

    ResponderExcluir
  2. Muito linda a foto da Tica... Evteu texto retrata bem o que estamos vivendo e sentindo...tomara a prendam os a viver c om o essência,a valorizar momentos simples ,mas tão importantes como poder amassar nossos n etos no colo,RS... Bjs chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de fé e esperança, querida amiga Calu!
    Acabei de vir da Norma...
    Também vi um vídeo de mais de 40 min que me deixou muito reflexiva...
    Enfim, seu post, uma outra possibilidade da minha reflexão: Pandemia estanca todo ser, freia, disponibiliza outras formas de manutenção da vida.
    Muita coisa melhorou.
    Eu não cozinhava há um ano e meio quase... Tinha uma ajudante para serviço do lar... Voltei a fazer tudo e tenho gostado novamente, mesmo ficando bem cansada embora tenha muito tempo para descansar... Acordo super bem disposta. "A cada dia basta seu mal".
    Bem, creio que o "tempo do lar" está e estará de vento em popa.
    Junto a muitas outras modificações que, com o tempo, veremos que vão ser muito boas.
    Do jeito que estávamos tão embrutecidos e egoístas não dava para continuarmos.
    Gostei muito de ler aqui as sadias ressignificações que teremos que nos submeter.
    Sua escrita é uma delícia de ler.
    Tenha dias abençoados, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  4. Tomara que a humanidade saia com outra mentalidade desse isolamento! É um tempo propício para reflexão e mudanças de atitudes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Calu!
    Pois é, essa quarentena, esses milhares de mortes e outro tanto de gente infectada faz a gente ter um imediato quadro traçado: depois dessa pandemia, o mundo não será mais o mesmo, dizemos algumas vezes, outras tantas ouvimos. Sabes que eu não formei opinião sobre isso, ainda!? Talvez as mudanças não sejam muitas, em algumas pessoas acredito que sim, outras... continuarão as mesmas como vejo agora, quando afrouxam um pouco a quarentena. Talvez a mudança se dê nos hábitos de se cumprimentarem como costumam ser os brasileiros. Encontramos amigas na rua, filhos das amigas que nunca vimos e vamos beijando e abraçando. Acredito que isso mude, e até seria bom, não tão japonês, nem tanto brasileiros, o meio termo. Mas isso será bom. Mas a essência das pessoas no mundo inteiro não acredito muito, cada país tem em seu povo, um reflexo muito próprio, isso é difícil.
    Texto maravilhoso!
    Beijo, boa semana, cozinhando e limpando...igual no Brasil todo! rss No mundo todo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Calu,
    A natureza, entretanto, continua linda, com essa bela foto a testemunhar!
    Belíssimo texto para reflexão.
    O mundo jamais irá ser igual, assim como as mentalidades, como esperamos.
    No entanto não sei não, o Homem até aqui era tão egocêntrico, que não sei se não irá esquecer tudo por que está passando e voltando ao "seu normal".
    Tenho esperança que assim não seja.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu!Cheguei a seu blog através de outro blog que conheço,e gostei!Os dias não estão fáceis pra ninguém,eu nunca pensei que viveria algo assim...

    ResponderExcluir
  8. Calu, ótima reflexão.
    Sim, acredito que as mudanças serão inevitáveis pós pandemia.
    Não podemos sair dessa situação sem o devido aprendizado. Caso contrário, outra calamidade nos afetará. A falta de respeito com nosso planeta causou essa situação. Precisamos repensar cada um de nossos hábitos e prioridades.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Querida Calu, amei essa reflexão.
    Mas o homem é bicho grosso, são bem poucos os que tem consciência
    e sairão desta pandemia com aprendizado.
    Aqui no condomínio onde moro, vejo a aglomeração dos empregados e não ligam, dizem que tudo é politicagem, não querem usar máscaras, mas são obrigados....senão ??
    Mas acredito que alguma mudança haverá!
    Continues em casa e tomando os cuidados que for preciso.
    Abraços com carinho.

    ResponderExcluir
  10. O vírus criou uma oportunidade contundente para acordarmos e aprendermos algo.
    Tenho percebido coisas sobre mim, minhas atividades, minha vida. Estou conseguindo fazer coisas que achei que jamais faria, e estou descobrindo possibilidades que não imaginava.
    Estou procurando fazer a minha parte.
    Tudo passa.
    Excelente texto, querida Calu.
    Fique bem.
    Beijinhos
    Verena.





    ResponderExcluir
  11. Bela foto da Tica(minhas lembranças a ela).
    Estamos numa estrada parados num pedágio Calu, neste intervalo somos levados a criticar nossos atoa e comportamentos de modo que possamos redirecionar os passos para seguir na jornada. Somos um acumulo de coisas. Crer no novo homem melhor e que assim possa cuidar mais do que pesa e faz a diferença.
    Um bom domingo Calu e que a semana seja leve.

    ResponderExcluir
  12. Linda foto, bem ilustrativa do seu post que traz o estranhamento que estamos vivendo e o quanto modificou nossas vidas e que trará alterações futuras em nossos comportamentos sociais. bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!