terça-feira, 27 de agosto de 2019

BC comemorativa- Inteligência Espiritual



Na festa pelos 10 anos do seu blog:(link) www.idade-espititual.com.br, a amiga Rosélia nos convida a refletirmos sobre:


Inteligência Espiritual 

Em sua bem aceita teoria, o psicólogo e neurologista, Howard Gardner, estudou e desenvolveu um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Propôs e comprovou que a vida requer múltiplas habilidades dos seres humanos, estimulando assim o aumento dos recursos do cérebro frente às inúmeras situações acontecidas.

Para a ciência, a inteligência é a capacidade de resolver problemas ou fatos importantes;capacidade de lidar com as alternâncias da vida, preferencialmente de forma apta para cada situação e, aí é que mora o "x" da questão. Como nos capacitarmos destas múltiplas aptidões? 

A última década ou um pouco mais de par de anos, proliferaram livros e profissionais em auto-ajuda.Por quê? Para ensinar -nos a desenvolver as capacidades existenciais faltantes. Muito se avançou neste universo, é fato, porém , por mais bem informados que estejamos ainda somos humanos sujeitos aos abalos e tremores insuspeitos.

Trago comigo a máxima: orai e vigiai", continuamente, pois, creio que na perseverança se fundem todas as práticas e teorias voltadas para o fortalecimento emocional/espiritual.Defino a inteligência espiritual na categoria existencial citada por Gardner, mas, com uma adaptação de conceito que expanda o termo para além dos questionamentos rasos de vida e morte, impulsionando os sentidos de reconhecimento em ações de acolhimento e transmutação dos sentimentos deflagrados ante as situações da vida. 

Nos oito tipos de inteligências portadas em cada ser humano independentemente de sua prevalência, é exigida de nós a inteligência espiritual para a harmonização das demais.


Parabéns, amiga pela data significativa marcada por tantas interações maravilhosas na Blogosfera.





24 comentários:

  1. Muito há para se ler sobre esse tema e no entanto,parece cada um de nós a adapta pra sua vida, do seu modo!Adorei te ler! Linda participação!Parabéns as duas! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Deus nos consola em todas as nossas tribulações.
    (2 Cor 1,4)

    Olá, querida amiga Calu!
    Que maravilha ter chegado da viagem e já, prontamente, ter participado da nossa festa virtual!
    Fiquei encantada com as coisas que aprendi aqui. Sabe, vou começar pelo círculo ilustrativo das diversas nuances de inteligências. Tirando uma delas, eu me interesso em aprender e aprofundar sobre todas (a da Matemática, não sinto atração).
    Pois bem, amiga, essa interligação que vi aqui é muito saudável. Os orientais costumam aprofundar mais e a Inteligência Espiritual que é uma necessidade do século e do atual milênio que estamos vivendo.
    Tanta depressão, tanta angústia, tanto vazio interior a que nós todos estamos sujeitos. Não devemos bater no peito estufado dizendo que dessa água não beberemos pois tudo está ai e, num supetão, pode nos alcançar ou a alguém muito próximo que nos afete direta o indiretamente.
    Olha minha querida, você pôs aqui algo novo e o inusitado é por demais expressivo em se tratando de Inteligência Espiritual: Orai e Vigia!. Fe-no-me-nal!
    Quem de nós hoje se detém nesse bom tom da inteligência? Se assim procedêssemos, com o mesmo esmero com que damos valor à roupa exterior, por exemplo, o mundo não estaria com valores fictícios em primeira instância sendo cultuados...
    Esse sábio 'aconselhamento' do Orai sem Cessar vai muito além de Religião e de ir a um templo religioso, certamente. Deve ter sido nessa intenção que aqui pôs (ainda que não exclua de forma alguma o sentido literal).
    Parabenizo-a por ter tido coragem de colcar no post algo que muitos de nós poderíamos ter vergonha (escrúpulo falso) com esfarrapadas desculpas de política da boa vizinhança...
    Minha querida amiga, como amei esa sua colocação, pérola para mim... Vigiar e orar é uma vida ponderada, estarmos antenados a nós, ao semelhante e ao mundo com compaixão sincera, no meu modo de sentir a expreessão forte do Mestre Jesus que nos deixou como legado.
    Talvez por minha incapacidade de resolver certas questões eu me valha disso e tenho êxito por confiar no efeito de tamanha força que vem daí. Mesmo sem ver evidências no momento de tal situação a ser resolvida.
    Muito obrigada pelo seu carinho e respeito de sempre, há anos.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    Em tempo: na altura da vida em que estou, fiquei agora pensando nos 10 da escola, nos zeros das pessoas e da vida e a caminho de outras 'notas' significativas de novo em dar um salto na resiliência e sobreviver com qualidade de vida e PAZ, comoi você concluiu. Saio daqui contemplada e feliz.

    ResponderExcluir

  3. Linda homenagem a nossa querida amiga Rosélia pelos dez anos do seu blog. Ela merece todas as nossas homenagens. Parabéns a você e a ela. Bejuss

    ResponderExcluir
  4. É com carinho que também participo da linda festa do blog da nossa querida Rosélia.
    Parabéns pela sua linda homenagem e parabéns para a amiga querida Rosélia, que venham mais e mais sucesso. Bjuss


    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Vim parabenizar você, pela linda homenagem a querida Rosélia pelos dez anos do seu blog Inteligência Espiritual.
    Como é lindo a fé em Deus e lindo quem não se omite em propaga-la. Que Deus abençoe a nossa amiga e a todos nós.
    “Onde habita a Luz Divina, não existem trevas... É uma separação tão evidente como a não consubstanciação da água com o óleo.”
    Lázaro de Souza Gomes
    Tenha uma noite de paz e um amanhecer abençoado e feliz.

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu, que bela homenagem à Rosélia!
    Manter um blog por 10 anos é um grande feito...Ainda mais agora nessa era de Instagram e Twitter!
    Adorei sua reflexão, como sempre delicada e profunda.
    Gosto muito do trabalho do Howard Gardner, uso bastante!
    Uma linda semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Isso é sabedoria, que é o dom da inteligência que perseguimos e nos é dado em abundância para darmos um sentido a nossa vida. Muito pertinente a abordagem e a correlação estabelecida para seu viver, linda homenagem a essa festa de amor e reconhecimento de quem sabe estabelecer laços de amizade.Parabens a ambas!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Calu,
    Que maravilha seu post de homenagem a Rosélia pelo aniversário do seu Blogue!
    O tema não é fácil para mim, mas a Calu com sua enorme capacidade intelectual nos dá aqui grandes achegas para o seu entendimento.
    Gostei da citação do versículo "Vigiai e orai", muito a propósito que a sua explicação tão bem complementa.
    Um beijinho e abraço para você e Rosélia.
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, querida Calu
    Gostei imenso da sua homenagem a querida Rosélia.
    Aprendi muito aqui.
    Um beijinho carinhoso para ambas.
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. A sua homenagem está uma maravilha, Calu.
    A Roselia merece pela sua dedicação à blogagem
    e aos amigos.
    Tudo de bom e abraços para ambas.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calu querida, peço desculpas por ter saído duas vezes os mimos que deixei aos amigos, pode deletar, por favor... Bjm e espero que esteja feliz e bem

      Excluir
    2. Assinalei no blogue Corujinhas.
      Abraço
      ~~~

      Excluir
  11. Linda homenagem que você realizou com esta temática que é tão significativa para o viver. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Magnífica sua participação nesta festa maravilhosa! Uma partilha que nos rendeu muitos conhecimentos, parabéns as duas pela sabedoria que partilham conosco.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  13. Participei no Reino das Corujinhas.
    Bom fim de domingo e boa semana.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  14. Uma bela reflexão e analise da inteligencia na historia da humanidade.
    A evolução da inteligencia deve sempre ser analisada como aqui bem desenvolveu e creio no Orai e Vigiai. E a palavra Perseverança vem como elemento agregador Calu muito bem lembrada por você.
    Na bonita festa uma participação valiosa.
    Carinhoso abraço amiga e feliz seja Setembro com todas cores,flores e perfumes.
    Bom lhe ver na ativa por aqui.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!