segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

VIII INTERAÇÃO FRATERNA DE NATAL



Guiar-se, ato instintivo, traço posto, direção, meta, sentido.Selecionar, escolher, e finalmente rumar a um objetivo sabido, ou mesmo desconhecido, mas partir ou agir em sua direção, sob sua influência 
/presença diretriz.
Em noites de céu escuro é que mais se destacam as luzes das estrelas. Sob manto índigo-cobalto elas surgem fulgurantes, luminosas guias da humanidade desde tempos ancestrais. Faróis das grandes descobertas, das épicas conquistas humanas...faróis dos olhos físicos, faróis dos olhos d'alma.Guias altaneiras dos desejos e revelações. Guias inatingíveis dos sonhos e das ousadias. Guias permanentes; Estrelas-Guia.


Passageiros da Nave-Mãe, somos dela frutos, mas também raízes e temos envolvimento permanente nos ciclos da vida que Ela gera, gerencia, provê e encerra segundo suas articuladas engrenagens vitais.Somos ativos, atores e marionetes , também, sob as rodas azeitadas da mãe-natureza.Aos rés do seu chão, sob as luzes estreladas do alto, vivemos absortos no Universo- Criador e dele somos parte, dele somos criaturas em ação. Nele buscamos respostas para o que desconhecemos. Nele achamos sentido.Dele nos nutrimos e nos consolamos ante as possibilidades que nos oferta. Nele nos refletimos nas histórias vividas e contadas, assumindo nossa porção transcendental sempre que nos damos conta que, dela, somos também constituídos.

Natal, deveria ser Universal. Abranger sob sua especial existência, toda a humanidade e permitir à consciência de sua singularidade, de sua magnitude, brilho maior, estrela-guia na renovação de atos, sentimentos e ações de todos nós.Como facho luminoso aclarar o oculto, revelar o desprezado, iluminar as injustiças, deflagar o inominado, deveria... enquanto ainda não raia a aurora desse tempo esperado, sigo confiando na Estrela-Guia,( dizem Sírius- Canopus), que nos indicou, por essa data há mais de dois mil anos atrás, o nascimento do Filho do Altíssimo

Nas palavras da amiga, Rosélia, promotora dessa Blogagem, registradas em seu livro: Minha Princesa Interior,o trecho:

"Há coisas grandiosas e sublimes que posso fazer no dia a dia para melhorar a convivência fraterna, o amor e a beleza nas coisas simples dos pequenos gestos, um cheirinho de bolo assado, a chuva caindo no telhado suavemente, um edredon gostoso numa noite de frio, o sabor  de uma deliciosa xícara de café..." 

__Concordo contigo, Rosélia e ressalto que minha Estrela-Guia, Natal após Natal, é também me iluminar pelas coisas grandiosas e sublimes!

Deixo aqui, meus Votos de um Feliz Natal para todos!


Obrigada, ( link), por mais uma interação fraterna.







17 comentários:

  1. Nem esperaria de ti uma participação diferente. Ficou linda! palavras que falam o que teu coração e luz interior mostram... Muito legal! Que a luz dessa estrela brilhe sempre e cada vez mais! Feliz Natal ,tuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Certamente naquela noite o Universo se curvou diante daquele serzinho que se encarnou, aparecendo na mais pura humildade de uma manjedoura à classe dos pastores, muito rejeitada na pirâmide daquela sociedade!Primeiro ao povo, humilde "Como facho luminoso aclarar o oculto, revelar o desprezado, iluminar as injustiças, deflagar o inominado, deveria... enquanto ainda não raia a aurora desse tempo esperado, sigo confiando na Estrela-Guia" Só depois ele se mostra aos rei, às nações (magos). Significados importantes que não deveriam fugir àqueles que confiam na Palavra. Sou cativa dessa mais bela poesia do ano litúrgico. Linda sua interação, Calu! Meu abraço carinhoso! Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida amiga Calu!

    O sábio como astrónomo. - Enquanto sentires as estrelas como algo que está «por cima de ti» não possuis ainda o olhar do homem que sabe.
    (Friedrich Nietzsche)

    Que post mais rico de extrema beleza de ponta a ponta...
    É, minha irmã de alma, quanto em comum mesmo que eu não saiba expressar com a sua perfeição... Lindo de se ler e contemplar... edifica meu ser na totalidade...
    Bom seria que todos nós agíssemos assim ao longo da vida toda e não só no Natal...
    Sei o quanto preza bons e sólidos momentos prazerosos e deles nos deliciamos algumas vezes já e estamos prestes a repetir a dose da boa convivência sincera e fraterna...
    Fico lisongeada por citar um trecho do meu livro onde abri minha alma com carinho e veracidade total... sou o que sou... nada temo por ser assim pois a luminosidade vem de dentro da nossa alma e a nossa essência deve ser revelada sem constrangimento algum visto que temos uma estrela-guia a nos conduzir com perfeição, amiga.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Calu
    Participastes, mais uma vez, com maestria.
    Lindíssima ficou a sua Interação de Natal.
    Agradeço a sua presença constante nos meus blogs e suas carinhosas palavras.
    Que o seu Natal seja de muita luz e paz.
    Um forte abraço e beijinhos de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ro,
    Lindas palavras que comungadas com outras de grande valor estético, pois falar de Cristo as palavras saem com linda sonoridade e o bebezinho que nasceu a mais de 2000 anos sorri diante de tamanha celebração.
    Andou descalços com seus apóstolos tentando mudar as pessoas, em vão, pois cada pessoa tem seu vínculo familiar que lhe é passada de pais para filhos, vínculo esse que levou aquele lindo bebezinho ser morto na cruz pela sua bondade e o que nos restou? A maldade, a ganância e a má querência que nos foram transmitidos de pais para filhos e a penalidade dos maus atos praticados até hoje.
    O bom morreu na cruz, foi em em vão sua vida e, agora com suas doenças incuráveis pedem em vã a Deus suas curas. Sua descendência matou Cristo, portanto temos que pagar para aliviar um pouquinho da dor que aquele lindo menino sofreu na cruz.
    É assim que penso.
    Obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  6. Calu, que belíssimo post!
    Obrigada !
    Também desejo a você e sua família um Natal maravilhoso e que 2018 seja um ano iluminado!
    Grande e carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  7. Linda Interação querida Calu.
    O Natal deveria ser mesmo Universal.Enquanto isso não acontece que a Estrela Guia vá irradiando a luz da Esperança pelo Mundo para que todos um dia possam ter Natal e festejá-lo com Paz e Amor.
    Beijinhos e Feliz Natal-
    Natália.

    ResponderExcluir
  8. Uma postagem muito bela com passagens que gostei muito de ler.
    bom fim de semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  9. Linda participação, com palavras vindo da alma. Meus desejos deum Natal com AMOR e FRATERNIDADE. bjs

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Calu pela visita e ver-nos-emos mais vezes!
    Feliz Natal e um excelente 2018

    ResponderExcluir
  11. Olá Calu, muito boa sua prestação, por acaso sabe por aonde anda o verdinho? beijinhos um forte e terno abraço, Feliz Natal com amor paz saude que a Estrela Guia te ilumine e te guie sempre

    ResponderExcluir
  12. Boa noite querida Calú,
    Belíssima participação.
    Que o Natal possa ser sentido e vivido por todos os habitantes da terra.
    Grande beijo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Que a estrela guia continue te trazendo muita Luz! Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  14. Que essa sua estrela sempre brilhe, sempre ilumine seus passos e sua inspiração. Amei sua participação!
    Beijos e um Natal bem feliz!

    ResponderExcluir
  15. Que bela estrela inspiraste e desenhaste Calu.
    Aqui posso dizer de elegância na arte de escrever o sentimento,
    que se purifica e intensifica o desejo de fraternidade na sua mais perfeita tradução.
    Bela e muito bem inspirada participação.
    Que Natal seja paz e alegria no teu lar Calu.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  16. O que vejo nessa bela escrita é a exaltação da simplicidade, do afeto, de buscar a paz e de agir em sintonia com as coisas certas, relevantes. A vida nos oferece o que precisamos, e nos dá a medida certa desse olhar, dessa medida. Porém, abraça a causa os que querem viver uma vida saudável, íntegra, plena. Os outros... estamos vendo por aí, pobres criaturas.
    Beijo, Calu! Um ótimo ano pra você, com paz e alegria.

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa esta sua participação, Calu, que motivou um post fantástico, e muito reflexivo!
    Adorei cada palavra! Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!