Semanalmente tenho sempre à mão uma ervinha recomendada pr'um cházinho. Aprendi, devagar e sempre que os benefícios de certas ervas em infusão são quase mágicos.Fui incorporando ao longo da vida os sábios conselhos que recebi de mulheres maravilhosas, guardiãs da sabedoria ancestral. Aplico e recomendo com cuidado, claro, o que me serve pode não servir pra outrem.Mas, na maioria das vezes, o indicado é inofensivo e só traz bons resultados.
Tenho um filho que se liga em receitas inovadoras.Adora inventar na cozinha,quando ele está por casa sai fuxicando minhas ervas e perguntando pra que serve esta ou aquela.Ontem, pegou o alecrim.Cheirou, provou, usou e aprovou.Aí, aproveitei pra fazer propaganda do alecrim pra minha nora que não toma chá de espécie alguma.Desfiei um rosário de motivos pra usar-se o alecrim. Ela me olhava entre sorridente e desconfiada.Não sei se a convenci, mas tentei.
Eu, no entanto, sou fã desta erva maravilhosa, como de outras também. Uso in natura, em óleos e nos florais de quando em vez.Estou sempre ligada nestes benfeitores naturais.
Aqui vão outras indicações:
Óleo essencial de alecrim, também foi comprovado que atua como um anti-oxidante agindo portanto na proteção contra os radicais livres. Pesquisado os seus efeitos sobre o nível celular, o óleo essencial de Rosmarinus officinalis tem sido comprovado ser um benfeitor na protecão das células, ajudando a aumentar a sobrevivência celular. Ele pode fornecer proteção contra patógenos e aumentar a função imunológica. Além disso, a pesquisa também mostrou que pode melhorar o desempenho cognitivo, ajudando o aumento de memória, atenção e humor.
Que maravilha de óleo essencial que temos na aromaterapia.
Na psicoaromaterapia óleo essencial de Alecrim é considerado o óleo da transmutação.Um óleo que carrega a mesma frequência da cor lilás.
Vamos usá-lo sempre quando o objetivo é trabalhar grandes mudanças da alma. Transformar, renovar...transmutar...pensamentos, conceitos, valores,decisões...enfim... quando chega a hora de mudar de verdade.
Alecrim abre a respiração...até mesmo quando passamos a mão naquele pé de alecrim que quase todo mundo tem no jardim. Como é gostoso!!
Devido seu papel de transmutar, lembre sempre de usá-lo em seu spray ambiental. Ele transmuta as energias negativas devolvendo o que de bom nos pertence. É um defensor de nosso maior patrimônio, o bem estar.
Experimente também o óleo essencial Vibracional de Alecrim exclusividade Vida Bothânica. Com ele você pode alem dos usos tradicionais, usar uma gota em copo d’água e se deliciar com o aroma seu aroma fresco, verde, delicado e intenso ao mesmo tempo. No Sistema vibracional ele carrega a energia da Lua Cheia e pertence ao grupo de ação de Limpeza física e energética...
( Via: vidabothânica.blogspot.com)
Se houver um fã-clube do alecrim, estarei inscrita como sócia-fundadora.
Texto esclarecedor, Ainda na semana passada uma amiga me dizia que o chá de alecrim substitui o omeprazol. Gosto de chás, portanto entro para o se futuro clube. rs.rs
ResponderExcluirEu gosto e uso como tempero ao alecrim.Casa de italianos ,rs... Faz muito bem, dá um sabor especial e ainda limpa ambientes... bjs, ótima semana! chica
ResponderExcluirBoa noite, querida amiga Calu!
ResponderExcluirAmo chazinhos e tomo muitos... o manjericão é ótimo tempero e como chá não o usei ainda... mas vou já fazê-lo...
Bjm muito fraterno
Calu, o alecrim é ótimo calmante tb, tira a angústia e na minha família qdo morre alguém é costume fazer uma panelada de chá de alecrim. Gostei muito de saber mais! bjs,
ResponderExcluirOi Calu,
ResponderExcluirFaz muito tempo que não sinto o cheiro do alecrim,
já ouvi dizer que o chá dessa erva tem uma infinidade de benefícios,
mas dizem que grávidas não devem fazer uso do chá pois pode ocorrer
contrações uterinas e abortos prematuros. Não sei se é verdade ou não.
Ótima noite \o/ Beijos!
Olá Calu!
ResponderExcluirTenho um pezinho de alecrim aqui em casa e é usado como tempero. Como chá vou tomar já...
Abração
Jan
Boa noite Calu,
ResponderExcluirO alecrim, parece que estou sentindo o aroma, me traz gratas recordações de infância. Era utilizado para enfeitar ruas com outras plantas do campo nas festas da igreja no verão e também nas fogueiras dos Santos populares.
Embora como refere e bem actualmente utiliza-se na cozinha moderna e em chás, mas eu que adoro chá, estou um pouco como sua nora.
Um dia destes vou utilizar nas carnes de borrego assada. Depois lhe direi o gosto.
Excelente artigo.
Beijinhos.