terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

À procura das Livrarias





Óbidos-Peter Anderson



Um fato do qual venho me queixando há uns bons três anos é a parca quantidade de livrarias da cidade. Niterói tem 425.000 habitantes, segundo a última estimativa do censo e, no entanto, viu ao longo dos últimos anos o fechamento acelerado de  livrarias em muitos bairros.Eu, que sou adepta do livro físico, sem apologias desmerecedoras ao virtual, mas convicta da minha preferência, vi com pesar esta redução significativa, para meu lamento.

Lendo uma crônica do jornalista Nelson Motta sobre a cidade de Óbidos, de 12.000 habitantes, em Portugal, ser a feliz possuidora de sete livrarias, sendo que uma delas ocupa uma bela e antiga igreja( palavras do autor) me derramei em suspiros.

Não tive oportunidade de me estender por terras lusitanas quando do meu passeio por lá, e a cada vez que descubro fatos interessantes fico motivada a retornar.A cidade subtitulou-se de Vila Literária de Óbidos, iniciativa de José Pinho, proprietário da Ler Devagar, que movimentou a tendência local em permanente foco de eventos e interações literárias; oh, invejinha declarada!

Cumpri à risca os vaticínios do cronista ao finalizar sua escrita:

"Pensei até em não escrever nada sobre Óbidos, para não arriscar justificáveis invejas, olho-grande, e até mesmo raiva, de leitores sofrendo no Brasil em transe."
(N.Motta)








(fotos de Dalila Veras)






18 comentários:

  1. Pois é minha querida! Portugal tem uma livraria em cada esquina e sem falar que todos os supermercados e shoping tem livrarias. Quando tu vou a Portugal eu me abasteço. Feliz semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Calu,
    Bom saber que em Óbidos ainda resistem corajosamente livrarias. No sentido inverso, em Lisboa, temos visto o fechamento de livrarias lindas e históricas como a do Diário de Notícias (no Rossio) e a Livraria Portugal (na Rua do Carmo) entre tantas outras. Hoje pela manhã, li no rodapé de um telejornal, que outra livraria alfarrabista (o nosso conhecido sebo), a Espaço Ulmeiro está para fechar as portas, caso não consiga reverter a atual situação financeira - http://www.dn.pt/portugal/interior/outra-livraria-ameacada-em-lisboa-ulmeiro-em-risco-de-fechar-5021819.html
    Parabéns para Óbidos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que hajam vasos de pimentas e arrudas em frente a estas livrarias de Óbidos, porque eu nem me envergonho em admitir que estou sim com muita inveja.
    Fico a imaginar que são mesmo livrarias e não as megas stores que aportaram por aqui e só exibem pilhas de livros best-seller, modinhas e afins.
    E mesmo estas Calu, estão a sofrer com a concorrência desleal, o aumento dos livros que vem chegando ( como se já não tivessem caros ).
    Livrarias pequenas, aconchegantes, com preciosidades e um livreiro a nos atender, ah... vou desejar que se tornem reais por aqui feito as de lá!
    Beijo Calu, saudade!

    ResponderExcluir
  4. Precisa muitos vasinhos de pimenteiras mesmo!rs Aqui quase que só as temos em shoppings. São raras nas ruas, o que é uma pena!

    E, por isso vemos tantas diferenças do nosso país para os outros povos.Falta acesso à leitura!

    Adorei te ler ! bjs,m tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que no Brasil não existam livrarias assim como existem em Portugal.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu, puxa que pena que sua cidade tem poucas livrarias....
    Aqui tem uma em cada esquina e a maioria é megastore...não gosto dessas lojas enormes, prefiro as pequenas em que o livreiro conhece os livros e os leitores e sabe sugerir o que vai agradar a cada um.
    Acho que também como as compras pela internet estão aumentando muito, as lojas físicas desaparecem.
    Para falar a verdade, eu ultimamente só tenho comprado livros pela internet. As livrarias andam barulhentas cheias de crianças correndo por todo lado, pessoas falando no celular...desanima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma premissa de achar que um lugar dá pra mim se tem livrarias (risos).

    São as tais das virtuais sem o tato que vem fazendo esse esvaziamento, também a preferência nacional por cerveja a livros. É de se lamentar!

    ResponderExcluir
  8. De fato, Calu, as livrarias estão diminuindo, mas como você, gosto de livros em mãos.
    Boa reflexão.
    Xero

    ResponderExcluir
  9. "Vila Literária" ! Só esse título já é encantador. Calu, apenas as grandes livrarias conseguem se manter, e ainda recorrem à venda de produtos diversos. Aqueles locais mágicos, onde se pode comer algo, tomar um cálice de vinho ... tudo acompanhado por um bom livro, são difíceis de encontrar. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Calu,
    Importante observação sobre as livrarias,
    na cidade onde moro, Sorocaba/SP, as livrarias
    também estão escassas.
    Nos bairros praticamente não existem mais,
    só há no centro da cidade e nos shoppings,
    mas considero pouco...
    Que privilégio tem os moradores de Óbidos!

    P.S.: Muito legal seu blog, gostei!

    Beijos \o/

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Calu,
    Fico muito orgulhosa por ter colocado aqui essa magnifica informação, que agradeço. Já há algum tempo que não vou a Óbidos. Fica num local lindo e tem focos históricos de muito interesse. (Anete em Maio andou por lá,))!
    No Portugal de hoje há vilas e cidades que dependendo muito dos seus autarcas não lhe falta quase nada para a boa qualidade de vida dos seus habitantes onde incluo a cultura. Na vila onde resido próximo de Sintra e arredores de Lisboa (a maior freguesia da Europa em número de habitantes) o comércio local e as boas livrarias foram preteridos em favor dos "superiores" interesses das grandes cadeias de supermercados onde existe a secção de livros e das livrarias dos centros comerciais! Vamos lá entender!
    O encerramento das livrarias aqui foi acontecendo precisamente quando deixei o meu trabalho em Lisboa, onde aí sim em cada esquina ainda vai havendo boas livrarias.
    Beijinhos e um bom fim-de-semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Olá querida amiga, as livrarias assim como as locadoras de filmes estão cada vez mais escassas, só sobrevivem as grandes! Uma pena mesmo! Gostei da cidade portuguesa, Portugal é um dos meus destinos este ano! Bjosss

    ResponderExcluir

  13. Uma boa reflexão. Também prefiro os livros em mãos e estamos com poucas opções em Niterói de livrarias. Já tivemos , há algum tempo, na Moreira Cesar, uma bela iniciativa de espaços associados, mas durou pouco.

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu,

    Como você, também sou adepta do livro físico. Não me sinto motivada à leitura de livros virtuais. Definitivamente, não é a mesma coisa.
    De fato, o número de livrarias em cidades está cada vez mais reduzido, sendo que as livrarias mais completas estão se deslocando para os shoppings. Todavia, observo que as livrarias dos shoppings estão bem concorridas, o que mostra que o povo anda lendo mais.
    Seria perfeito se cada cidade tivesse uma "Via Literária", como em Óbidos.
    Adoro livrarias/café. Perfeito para um bom passeio.

    Obrigada pelo carinho de suas palavras no meu Recanto. Estou respondendo a todos por lá, devido à ocasião especial.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Gosto de livrarias e livros (dos novos então rs...), aquele cheirinho que só quem ama livros entende.


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Calu. Reúno-me a você nesta invejinha, rs. E pelas fotos, uau, que lugar!
    Preciso tomar vergonha na cara e fazer planos de viagem, tem tanto mundo para conhecer.. e esta cidade vai ter de entrar na minha lista.
    Abraços!


    Marina Carla- Devaneios e Desvarios

    Twitter

    ResponderExcluir
  17. Olá, Boa noite,Calu
    também, sou adepto do livro físico, e faço apologia à hastag "cheiro de livro,melhor ainda se for novo, me acalma"...que coisa chata, uma cidade , com mais de 400 mil habitantes , ter poucas livrarias ,mas creio que ,sobremaneira, as novas tecnologias influenciaram, e muito, nos novos hábitos e infelizmente,para nós, por não serem mais viáveis economicamente,as Livrarias estão sucumbindo perante a internet e , claro, o livro digital... bom saber que em Óbidos, existe uma Vila Literária, onde a figura principal é o livro ...para mim,"é o que há , melhor de bom", porque nada substitui o prazer tátil do livro, ainda mais com um espaço só para "eles" ...
    Agradeço pela amizade, pelas palavras, pelo carinho, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
  18. *Calu, eu te compreendo ! Moro na cidade de Guaratinguetá, interior do estado de São Paulo e
    temos aqui apenas UMA livraria !!! É triste, pois, trata-se de uma cidade que tem a Escola de
    Aeronáutica, a F.E.G. (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP ) , faculdades particulares, muitas escolas ... e UMA livraria !!! Por um outro lado, tenho que ver que a
    maioria das pessoas hoje, NÃO LÊ !!! Não se trata de um hábito !!! Compreendo. A vida está
    difícil, corrida, agitada ... as pessoas têm dificuldade para PARAREM, SILENCIAREM e se
    ENTREGAREM de corpo e alma à leitura !!! Falo por mim mesma ! Estou aposentada e, por isso,
    agora, retorno ao hábito da leitura !!! Essa é a verdade !!!
    *Calu, prefiro os e-books ! Economizo trabalho e espaço em casa ! Além do mais, são fáceis
    de serem transportados ! Num cartão de memória, num pen-drive, no celular, no e-reader, no
    tablet, no notebook ... você poderá carregar centenas de livros ! Prefiro assim !!! Neste
    aspecto, sou moderna !!! :))

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!