quinta-feira, 28 de maio de 2015

O Tempo e o Lenço




(*)


Mês passado o filho mais novo me pôs doida a procurar seu primeiro passaporte que foi tirado aos nove anos de idade, vejam vocês.Desfolhei pastas de documentos, carteiras antigas, gavetas e caixas, até que o encontrei bonitinho dentro duma necessaire lá no fundinho da prateleira.Pronto, tarefa encomendada, tarefa feita.Só que não acabou por aí.O passaporte dele estava junto com outros da família, o meu inclusive, todos de 1989. Os pequenos e as pequenas tão lindinhos nas fotos.Ah saudade danada!Lá estávamos nós perfiladinhos pra foto oficial tão manjada e logo aí, nessa esquina do pensamento me dei conta de que vestia a camisa pólo verde com uma bandana laranja arrematada em nó na gola, a cor do uniforme do dia.É, uniforme sim, das professoras.

Por aquela época havíamos( nós,as professoras) decidido padronizar as vestimentas no trabalho e assim evitar o estrago nas roupas na lida com tintas, hidrocores e tais.Resolvemos estipular as camisas-pólo como uniforme, sendo uma cor para cada dia da semana.Se bem me lembro a sequência a partir da segunda-feira, era: vermelha, verde, azul, amarela e branca fechando o ciclo semanal.Como sempre gostei duns acessórios,rotineiramente complementei a indumentária com lencinhos em nózinhos charmosos, pequenos colares e coisas parecidas.Muito antes das bandanas chegarem na moda por aqui eu já usava meus lencinhos em detalhes nas roupas que permitiam esse enfeite.Era praxe, na verdade ainda o é pra mim.

Vi pela aí nas revistas de moda que o lenço é o novo colar.Jovens tolinhas,tcs,tcs... eu e muitas mulheres já assim os usávamos tempos atrás e também em atuais. Por essas e outras já resgatei-os da gaveta, dei-lhes uma boa lavada e lá ficam eles a secar no sol gostoso que tem feito por aqui.Agora o clima permite que eles voltem à cena e vou  usar e abusar dos lencinhos, écharpes e cachecóis, um charme que curto muito.Seja no pescoço, no colo, na cabeça, na cintura pra cima ou pra baixo, os lenços dão um toque especial no visual.

Fuxicando daqui e dali achei um artigo interessante no badulaki.wordpress.com, com curiosidades sobre a história desse versátil acessório.




__Dizem que a rainha Nefertiti foi a primeira mulher na história a usar um lenço na cabeça em 1350 a.C. O tipo de lenço que a misteriosa rainha do Egito usava era conhecido como “khat”.
– Na China, em 230 a.C no reinado do imperador Cheng os lenços eram utilizados para identificar funcionários do imperador e guerreiros.
– Na Roma antiga os lenços de linhos surgiram para proteger as pessoas do frio e sua evolução natural foi o cachecol.
– Lenços também eram usados para limpar o suor e estavam sempre ao alcance das mãos.
– Em 1261 d.C a dança do ventre, dançada no Egito, trazia o lenço como acessório para a dança e para o figurino da dançarina, que amarrava o lenço na cintura como uma saia.
– Portuguesas e espanholas demarcavam seus looks com lenços bordados na cabeça e caídos no ombro enquanto franceses usavam o lenço amarrado no pescoço.
– No século VXIII as portuguesas bordavam lenços para seus amados para serem usados como sinal de compromisso e nos anos 70 eles voltaram a ser usados como uma forma de comunicação, onde a cor escolhida e o bolso onde o lenço era usado sinalizavam os interesses das pessoas para se relacionar.
– O ciganos usavam e ainda usam lenços na cabeça e amarrados no corpo.
Dizem que a Rainha Vitória da Inglaterra e a princesa Elena Meshcherskaya da Rússia foram duas das responsáveis por ajudar a popularizar o lenço como acessório entre o ano de 1837 e 1843.


Digo eu, que de lá pra cá o lencinho e suas diversificações não deixaram mais o cenário dos acessórios mais requisitados pelas mulheres de todo mundo.Tem modelos pra todos os gostos e ocasiões é só escolher o seu e correr pro abraço.


( As Divas do cinema e seus lenços charmosos)




( E ei-la de volta por aqui, nossa Pequena Notável com seu brejeiro turbante)




E vc, como faz suas criações com os lencinhos?Conta aí!

~~¨¨**~~¨¨**~~



Imagens: badulaki.wordpress
blogsoufina.blogspot






14 comentários:

  1. Ai Calu, para rematar com ouro esse belo post seria colocar a foto do seu passaporte!! Mas, pergunto-me, como fez outro passaporte sem entregar esse? Não é obrigatório?
    A rainha Nefertiti era uma mulher muitos séculos à frente da sua época. Trouxe um papiro do Egipto, onde passei a minha lua-de-mel, com a mais bela Nefertiti da história da arte.... ai saudades!
    Beijinho, um doce restinho de semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  2. Nova moda...rarara
    Amo lenços, para mil e uma utilidades e inutilidades, como amarrado na alça da bolsa para dar uma bossa
    Eu e Ana Paula, na quarta, de azul e lenço laranja íamos ser a dupla de cores que amamos
    Amei seu contar, lembrar, as minhas lembranças de minhas fardas, de minhas professoras, de mim pró
    Um sopro de areia prateada, pó de brilhos que nos formam

    ResponderExcluir
  3. Eu amava por um lencinho no bolso da blusa. Achava um charme e acho ainda! Também peguei um saco cheinho de lenços echarpes para lavar, tirar o pó e deixá-los perfumadinhos com amaciantes! Porém, tem uma pedra no meio do caminho, ou melhor do meu pescoço: tenho pescoço curto demais e não me fica bem, eu acho! Geralmente coloco embaixo da gola! Calu, muito bacana seu post com tanta informação! beijos!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Calu,
    Achei super interessante este artigo! Como da busca do passaporte de seu filho lindas recordações encontrou vindo à tona a história dos lenços!
    Sou fan deste muito jovem dos lencinhos, écharpes e cachecóis, meus adereços preferidos. Na época adorava colocar lenços pequenos no meu pescoço tipo girafinha;)) para cortar um pouco na altura;))! Nessa época usavam-se os lenços na cabeça como essas divas acima, mas nunca gostei de usá-los assim! Seja em que estação do ano for tenho as minhas écharpes mais leves ou mais quentinhas (em vários tons) para usar sobre as minhas blusas,))! Nunca deixei de os usar!
    Cachecóis de lã tenho imensos também, pois aqui costuma fazer muito frito!
    Gostei de saber sobre a origem e antiguidade deste para mim tão querido e útil adereço,))!
    Beijinhos e aproveito para lhe desejar um excelente fim-de-semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Um prazer poder ter adentrado em suas gavetas e prateleiras para este tão delicado texto!
    Lembrei-me dos lenços de minha mãe usados aos sábados nos cabelos que passavam o dia com bobes a serem desenrolados já à noitinha.
    Adorei saber da criatividade de usarem camisas pólos como uniforme!
    Beijo Calu.

    ResponderExcluir
  6. Ah, Calu eu adoro lenços e echarpes, uso muito!

    Quando era jovem e tinha o cabelo comprido, fazia um rabo de cavalo e amarrava um lenço para esconder o elástico, deixando as pontas caídas, era um charme na época e meu marido (que era meu namorado) achava lindo.
    Agora eu os uso nos ombros e pescoço, tenho de todas as cores que você pode imaginar...
    Adorei seu post,
    Bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  7. Calu, sempre me faz bem te ler.Adoro! Primeiro imaginei o tempo em dobroi que deves ter perdido nessa tal caixa para achar os passaportes. Quando mexemos no passado, achamos coisas, coisinhas e nos perdeeeeeeemos...

    Os lenços? Quem não lembra deles...Eu não era muito fã pois nunca pude ter nada no meu pescoço... Me dá chiliques...Agora, depois de velha, até aceito uma echarpe,ts

    E os lenços na cabeça me fizeram voltar ao tempo da criançada no jardim de infância: Tinha uma professora que eram tri amiga minha, pois estávamos sempre juntas. Todos achavam que éramos irmãs até. E ela, como eu, nada chegada aos lenços no cabelo, mesmo no auge da moda. Um dia chego lá pra deixar a criançada e a vejo de lenço e eu, pra surpresa dela, tb com um estava. Nos olhamos, caímos na risada e ela logo perguntou:
    _Tu, sua danada, ficaste sabendo que na escola tem piolhos,né? Rindo, r=concordei e assim desde aquele dia, quando víamos uma lêndea( ou lêndia?) grudada em alguma cabecinha, já cobríamos nossas cabeleiras,rs... Atpe hoje ela lembra disso!

    Coisas que nos marcam...

    Adorei voltar o filme aqui, ainda mais numa tarde chuvosa, friazinha como temos aqui.Boa pra sapo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  8. Calu,
    Que bom vc achou o passaporte e vieram junto a ele, belas recordacoes , nao eh verdade?
    Adoro cachecois, echarpes, lencinhos, principalmente no inverno daqui. Acho que dao um charme especial e tbm protegem muito do frio. Amo!!!!!
    Obrigada pelo carinho la no Blog! Bjs e um final de semana de paz!

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito apreciadora de lenços. Não gosto de sentir nada na cabeça e como sou curta se pescoço, uso e abuso dos decotes em bico.
    Mas gosto de usar um lencinho na alça da mala.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Oi, Calu!
    Não tenho usado muito lenços no pescoço por causa do calor que faz no Rio e prefiro as echarpes soltinhas. Mas já usei lenços amarrados até no pulso...
    Ah, me fez lembrar de que no passado, as mulheres deixavam cair o lenço quando estavam interessadas em alguém. Pegava o lenço aquele que tinha maior interesse em conhecê-la. Os sinais mudaram ou até não existem mais, mas continuamos fazendo charme...
    :)
    Bom fim de semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Oi Calu

    Que delícia nos proporcionou nesta sua viagem ao tempo através dos lenços. Eu tenho vários e de muitos tamanhos e cores. Só lamento não ficar bem com eles na cabeça, meu rosto não fica bem emoldurado por eles.
    Bjs
    Sempre um prazer estar aqui.

    ResponderExcluir
  12. Também adoro lenços, Calu: Feito faixa no cabelo, feito colar, feito cinto...
    Na infância roceira, me lembro das mulheres sempre a usá-los, escondendo os cabelos.
    Na puberdade, a moda rural era lencinho pequetito em crochê.
    Em 1977, me lembro dos lencinhos entalhados com "medalhas ou moedinhas" no estilo cigano. Não pedi prá mãe por pena de gastar um dinheiro suado demais. E talvez ela nem me desse mesmo...

    Beijos rememoráveis

    ResponderExcluir
  13. Olá Calu,

    Adorei a imagem da écharpe ao sabor do vento.;
    A busca por um passaporte lhe rendeu deliciosos devaneios, hein?
    Muito interessante as curiosidades sobre o lenço.
    Gosto muito de acessórios em geral e tenho uma gaveta com vários tipo de lenços, écharpes e cachecóis. Acho um charme e hoje em dia há várias formas de utilizá-los, tornando-os ainda mais elegantes. Creio que este tipo de acessório veio para ficar, independente de modismos, pois acrescenta um toque especial ao look quando utilizado com bom gosto.

    Excelente domingo e feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!