segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Magia da Arte







Aqui parada, vassoura na mão, avaliando quantas são as manchas vermelhas e azuis pelo quintal.Há umas pequenas pintas, outras maiores que quase desenham um mosaico, resquícios do dia de pintura ao ar livre. Dois cavaletes, dois estojos de tintas e pincéis fizeram a alegria da meninada por aqui.Todo mundo se dedicou a sua obra de arte.Compenetrados, olhar determinado os dois pequenos artistas, neto e neta, davam pinceladas vigorosas na tela resistente aos arroubos dos pequenos.Nós, os grandes, com a desculpa de querermos ajudar íamos dando pitacos, sugestões de cores, de modelos;" faz um passarinho, uma árvore, o céu..." mas, os dois irredutíveis abstraíam qualquer som e tingiam as telas de azuis e vermelhos,hora fortes, hora suaves, revelando, creio eu, suas imagens inconscientes.Nisso, as manchas de tinta respingavam pra todo lado, neles, no chão e em quem mais ousasse se aproximar.Era momento de criação, respeitem, pareciam comunicar.Sentamo-nos a uma distância segura e ficamos apreciando nossos dois projetos de artistas surrealistas dando expansão a seus dotes.Agora, é pegar o removedor e tratar de limpar os resquícios do dia!


Atualmente, há tantas formas novas e lindas de expressões artísticas a causar assombros e maravilhas, descortinando mundos antes impensáveis, abrindo espaços e possibilidades surpreendentes.Considero toda forma de arte um portal mágico.


Num texto da revista, Obvious, a colunista Bianca Ferreira, faz um convite simpático, em meio ao tema sobre Salvador Dalí.Destaquei apenas o referido:


Seja mais. Sinta mais. Respire. Somos humanos cheios de cores, cheios de dores, cheios de amores. Vamos nos entregar aos desejos e aos sonhos. Vamos aceitar nossos defeitos, vamos aceitar-nos uns aos outros. Vamos dar uma trégua à nossa imperfeição e deixá-la fazer parte de nós. Vamos viver!



Nesse imenso universo, há também as poesias visuais que agregam essas duas intensas manifestações artísticas.Até prova em contrário, O Ovo, do grego Simias de Rodes, seria o primeiro poema visual conhecido três séculos antes de Cristo.


A imagem abaixo é só um exemplo das infinitas expressões desta forma de arte.



(caligrama3.com)




~~¨¨**~~¨¨**~~




14 comentários:

  1. Essas sugestões, pitados de adultos nada mais são do que a pura vontade de fazer como as crianças!
    Que linda a maneira como descreveu os pequenos artistas! Quem dera todos os pequenos pudessem se expressar em cores, em respingos espalhados pelo chão...
    Mágico seu texto! Beijo Calu.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de atividade; a expressão nas artes é uma magia que a vida permite ao ser humano como legado para a posteridade.
    Amei. bjs

    ResponderExcluir
  3. Calu, fiquei daqui imaginando a cena linda dos pequenos pintores por aí! Muito legal e criativo e deixá-los assim produzir, muito bom! E gostei do trecho em destaque e sobretudo, do caligrama, que me encanta! Uma ótima semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. AMOOOOOO nossas sintonias
    Tá na programação por lá, posts sobre a arte simples, a arte em tudo, poema objetos e um projeto de Concurso Cultural para criações assim, no forno
    Esteve já, por lá, esse chamado, sacolejar de roseira, com mais de um viés, deixo aqui para vc e sua visitas:
    http://blogdtina.blogspot.com.br/2014/10/por-todo-tipo-de-cultura-e-arte.html
    http://blogdtina.blogspot.com.br/2015/04/blog-post.html
    Abraço com texturas ;)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Uma bela maneira de despertar a arte Calu.
    Deixar que fluam as ideias em meio a lambança resultante.
    Engraçado que convivo com um Down no meu prédio que gosta muito de mim. Gosta muito de pinturas e sempre compro para ele os potinhos e pinceis e ele faz cada coisa, que eu fico querendo traduzir.
    Vou pesquisar mais sobre as poesias visuais.
    É muito legal este exercício da arte.
    Desejo que seu dia das mães tenha sido todo de alegria e paz.
    Uma linda semana a você Calu.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  7. Amiga Calu,
    ​Depois de três meses ausente estou tentando entre um intervalo e outro colocar
    em dia as visitinhas aos blogs amigos como antes fazia
    com imenso carinho e prazer...Aqui estou também para agradecer
    seu carinho e suas orações nesse momento difícil que estou atravessando...
    Ainda continuarei ausente por tempo indeterminado porque assim se faz
    necessário, ​fazendo quimioterapia​ minha mãe ainda e mais que nunca requer meus cuidados
    diários não me deixando tempo disponível para a blogosfera...
    Em breve se Deus quiser estarei de volta interagindo e trocando carinhos com todos
    ​Desejo dias felizes e de muita paz pra você!​

    Deixo beijos com muito carinho.
    Marilene

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Calu, adoro essa forma lúdica de transmitir conhecimento!
    As crianças expressam-se livremente e acabam por executar autênticas obras de arte, pois dessa forma sentem-se estimuladas a desenvolver suas capacidades!
    Frase e Caligrama fabulosos!
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, Calu, adorei o trecho que você destacou, vamos ser mais!
    Como diz Jung: Não estamos aqui para ser perfeitos, mas para ser completos. E ser completo é acolher as imperfeições também...
    Adorei o caligrama da borboleta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Calu!
    As crianças só precisam de incentivo - elas podem aprender tudo o que quiserem e expor a criatividade de forma livre, apenas seguindo os seus instintos. Os adultos foram podados e por isso as nossas formas de expressão são encalacradas para formas predefinidas, geralmente por outros adultos que vieram atrás de nós. O artista é aquele ser que não ouve opiniões e faz o seu trabalho, acreditando que ali diante de si está a expressão de "deus" - no minúsculo pq é o nosso deus interior.
    Parabéns pela iniciativa! Lembrei de uma amiga que tem os filhos engomadinhos, a casa asséptica e brincar com "sujeira" é a desordem do mundo. Para ela ser feliz deve dar muito trabalho!! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma grande frustração por não saber desenhar ou pintar. Ao ler sua postagem fiquei imaginando a cena, por certo motivo de animação e alegria para todos. Crianças começam brincando e podem se apaixonar por determinada forma de expressão artística. Todas são mágicas. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu, vim aqui através da Luma e me deparo com essa magnífica experiência que passou com seus netos! Eu amo deixar meus filhos criarem e inventarem mil formas de arte e expressão de sentimentos!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!