domingo, 22 de fevereiro de 2015

Guardar a esperança d'outra noite igual









Em ato contínuo respirou fundo o frescor do ar noturno descendo suave sobre a casa,sobre o pátio, sobre ela; o manacá oferecia seu perfume nas asas da brisa soprada.Sentou-se no degrau de pedra a sentir cada instante que se seguia cadenciado pelo ritmo calmo que a tudo envolvia.

Ele dormia tranquilo e parecia entregue ao sono reparador, prometendo descanso e paz.Uma noite como outras antigas, saudosas, vindas nas lembranças de tempos mais tranquilos.Agora, as noites eram penduradas em interrogações ansiosas, avizinhando possíveis vigílias, prenunciando curtas aflições.

Mas, não essa. Essa não.Essa seria retorno ao tempo das calmarias, dos sonos profundos bem sonhados.Essa traria horas conhecidas, repouso seguro.Lembrou-se de quem, como ela, já tivera noites certas e que agora as tinha em desalinho, a velar as cabeceiras dos enfermos de todas as idades, a espreitar a segurança dos seus, a espantar os medos, a afastar preocupações, a atender desesperos, a tirar apuros, a ouvir, a prestar auxílio... porque a noite não detém os ponteiros da vida.

Só, que essa, especialmente essa, já diminuíra o ritmo do relógio e anunciava entre lufadas cheirosas que as horas seriam reparadoras de todas as dores.Que assim o fossem mesmo, para ela e para o mundo;  esperança guardada d'outra noite assim.



***


Apontamento

Ó noite, ó noite, ó noite! 
Luar e primavera
e os telhados cobrindo
sonhos que a vida gera. 

Subo por essas horas
solitária e sincera,
e encontro, exausta e pura,
 minh'alma que me espera.


( Cecília Meireiles, in: Poesia Completa)





Imagem: infoescola/ noite estrelada, Van Gogh






10 comentários:

  1. Boa noite, Calu.
    Que linda escolha.
    Quão suave este entregar-se das horas que passam, refrescam e deitam-se sem preocupação numa alma puramente intensa.
    Amei.
    Tenha uma semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  2. Tão bom quando nos é possível ter uma noite de sono descansado, e por vezes até nos esquecemos de valorizar...
    Lindo o texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Calu, são tantas interrogações penduradas em nossas noites. Se não as próprias, pessoais, as que nos são impostas, especialmente nas grandes cidades: os carros incessantes, m vizinho de fuso horário contrário, as luzes artificiais, os celulares, enfim... adorei tua escrita e a de Cecília!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Nada melhor do que ter de presente uma noite assim... Que as tenhamos muitas! Lindo te ler,Calu! Uma semana recheada de coisas boas! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto que me fez lembrar na hora da música Suave é a noite que Moacir Franco cantava faz tempo:
    "...Tudo tem suave encanto
    Quando a noite vem
    A noite é só nossa
    No mundo não há mais ninguém"
    Quando a noite cai suavemente e podemos sentar e reparar nela os cheiros, a brisa, a quietude, sempre é um momento mágico de lembranças, a maioria boas e que gostaríamos de reviver.
    Que tenhamos muitas noites assim, querida amiga, elas nos reparam para enfrentar o novo dia!
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  6. "A noite não detém os ponteiros da vida" - Uma noite pode aparentar poucos minutos de sono profundo e quando estamos acordados na espreita com preocupações, poucos minutos podem parecer um arrastar de horas. Quem é insone sabe bem o valor de uma noite bem dormida - Uma inocente noite para voltamos ao ventre da terra.
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. A noite de descanso, nem sempre valorizada, é o que nos nutre para um novo dia, um recomeçar para lidas, preocupações e também realização de sonhos.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu, eu adoro a noite, gosto do silêncio, da oportunidade de pensar na vida com calma, dos sonhos, da esperança do dia que virá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Calu, tenho um prazer enorme em deitar-me e suspirar, como que aliviada por mais um dia produtivo. Mas nem sempre tenho uma noite tranquila assim... Muitas vezes a noite se torna imensa, pela insônia, mas quando acontece noite maravilhosa assim, acordo esplêndida!
    Lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Calu, que texto tão lindo e poético sobre a noite que nos acolhe em seus braços para nos oferecer um sono reparador!
    E como diz a amiga Lilás, que nem sempre realçamos!
    Sempre muito gratificante ler seus magníficos escritos que fazem pensar!
    Beijinhos e uma boa noite descansada.
    Ailime

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!