quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Livros por todo lado - 9ª edição do BookCrossing Blogueiro







"Sonhar não custa nada, o meu sonho é tão real, mergulhei nessa magia era tudo o que eu queria[...]";
e quero por todos os dias, por todos os tempos, fazer do mundo uma biblioteca.Quando li esta proposta, abracei-a e dela fiz bandeira sempre agitada aos ventos, acenando pra todo lado, despertando interesses e oferecendo a boa companhia da leitura.


* A ficção exercita nossa imaginação. Nós somos moldados a pensar que o que está a nossa volta é estático, que a nossa sociedade é fechada e não incita mudanças. Mas a verdade é que ao longo de toda a história, as pessoas que mudam o mundo, fazem isso ao imaginar como as coisas podem ser diferentes. Tudo o que está a nossa volta: a cadeira em que estamos sentados, o programa de televisão que assistimos, e até o sistema de transporte de uma cidade foi um dia imaginado por alguém. A leitura faz com que a nossa imaginação vá a lugares nunca antes visitados, e nos ajuda a projetar uma nova e melhor forma de viver.
( Neil Gaiman/ escritor britânico)


O frenesi viral disparado pelo BookCrossing Blogueiro nos agrega numa espiral crescente a expandir nossa motivação, embasar nossas proposições e tornar possibilidades em concretas realidades.Muitos(as) de nós já praticam a libertação de seus livros independente da data prevista na campanha,fazendo desta prática um verdadeiro hábito.Nesse ano libertei dois livros além do ofertado na 8ª edição do Bookcrossing e acho que fiz pouco, posso melhorar, e vou.

Ontem libertei o meu exemplar de: O lado bom da vida, Mathew Quick, no ônibus de meu trajeto. A história inspirou o filme que tem sido apreciado em seu estilo meio romântico- meio dramático.




Não reparem a precariedade da foto.Foi difícil acertar o foco com o balanço do ônibus e como podem ver, eu não acertei, mas consegui registrar o momento e mostrar aqui que, lá foi ele trazer boas horas a outros(as) leitores.
Mas, o post não acaba aqui não, tem mais desta semana animada.Num dos grupos que participo, ficou combinadíssimo que faremos uma reedição do bookcrossing em nosso amigo oculto deste ano.O sorteio será semana que vem.Depois conto tudo com detalhes, tá? Agora é preparar o bookcrossing kids e azeitar o movimento que não pode e não vai mais parar.



A maestrina da campanha, a Luma (Link), do Luz de Luma, explica todos os detalhes com clareza.Dê uma passadinha por lá para saber tudo direitinho.





¨¨**¨¨**¨¨ 



Trecho da música: Sonhar não custa nada, de Paulinho Mocidade
* __ trecho do artigo de Neil Gaiman, publicado no The Guardian - " Por que o nosso futuro depende de bibliotecas, da leitura e da imaginação."




11 comentários:

  1. Calu, essa é uma iniciativa que sempre aplaudi. Antes de conhecê-la, não sabia o que fazer com os livros que já havia lido e só empoeiravam na estante. Alguns, doei, mas essa forma de libertação tem um encanto especial. Confesso que não me importo com o período em si, mas ele me atenta para a necessidade de continuar a espalhar livros e, quem sabe, despertar em alguém, amor por eles. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Calú! Eu liberto livros o ano inteiro. Aqui na minha paróquia tem uma bancada onde colocamos livros e podemos escolher outros que nos interessa ler e, agora, na prefeitura, colocaram uma estante com a mesma função: podemos pegar os livros que queremos e deixar outros! Deu tão certo que outras estantes serão distribuídas pela cidade! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  3. Tua missão foi bem cumprida e ainda vem mais por aí! Legal! Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Oi, Calu!
    Estou gostando da sua animação! Super bacana a ideia de fazer o bookcrossing junto com o amigo oculto - As ideias precisam se multiplicar se queremos um país com povo mais educado.
    "Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por idéias." (Mário Vargas Llosa)
    Obrigada por participar do BookCrossing Blogueiro!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Calu:
    Desde que tomei conhecimento do BookCrossing, participo ativamente.
    Já separei os livros que vou libertar.
    Estou só aguardando a largada - dia 8 - para espalhar os livros por aí.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Calu, voltei pra agradecer teu PEDACINHO lá e também não suporto aglomerações.Já falei que sou bicho do mato!! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  7. Que massa, Calu!
    Arrasou!
    Sempre que chega o Bookcrossing fico toda agitada. rsrsrs
    "Esquecerei" o meu esse fim de semana.
    Xeros

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu! Eu assisti o filme e gostei muito. Parabéns pela sua participação no Projeto, o qual é a minha bandeira também e anda contagiando a família toda por aqui! Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu, essa blogagem desperta o melhor dos nossos sentimentos, não é?! rs...
    Ah... esse livro é maravilhoso. Eu AMO essa história! Confesso, adoro as histórias melodramáticas, rsrsrs...
    Quem encontrou esse livro vai fazer uma viagem maravilhosa!!
    É tão bom ler no ônibus. Tudo bem que, as vezes, pode correr o risco de passar do ponto, mas, é bom demais!!
    Parabéns pela sua postagem!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu
    Muito legal sua participação no bookcrossing blogueiro! Eu também estarei participando, com certeza! Esse livro em questão eu li e já passei para frente, achei que ele apelou um pouco no personagem principal, mas é porque eu levei para o lado pessoal kkkkk, não gostei do que o autor fez com o bipolar. Mudando de assunto, fiquei feliz em vê-la no face!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Calu, a minha melhor amiga é adepta ferrenha do bookcrossing, mas eu ainda não aderi, por falta de tempo, preguiça, sei lá... Acho que é uma ideia fantástica e, sim, concordo com você, ler nos transporta para mundos maravilhosos. Aliás, esse é o lema d'O Berço, "quando não se pode viajar, lê-se e a ler somos transportados para todo o lado".
    Espero que esse livro encontre um leitor interessado.
    Mil beijos, do outro lado do oceano
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!