quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aproveitem a chance de brincar com suas crianças, elas crescem rápido








"__ Bom é picolé que derrete devagar", diz o menino no vídeo com toda propriedade que lhe dá o conhecimento do fato.Coisa boa deveria "derreter devagar" e as ruins "virarem fumaça antes de se aproximarem da gente", como disse a neta duma amiga.

Nesta semana que vemos em todas as telas e vitrines amontoados de apelos consumistas às crianças, pais, avós e parentada se coçando pra comprar este ou aquele brinquedo para os seus pequenos e, assim se livrarem da obrigação da data, crianças alvoraçadas na frente da TV apontando pra cada monstrengo que aparece e dizendo:"Eu quero", e a meninada anestesiada frente aos ditames comerciais... me sinto uma E.T.

Eu sei, eu sei, vocês dirão: "__ Como a esta altura do campeonato você ainda se espanta com isso(?)";devo ter algum parentesco com a mulher-elástico por não conseguir romper com certas convicções resultadas de anos de experiências confirmadas, tipo as que me levam a repetir, pregar, debater que dentre os melhores presentes que pais, avós e parentes podem oferecer às crianças está a disponibilidade destes para com elas. Disponibilidade genuína, aquela naturalmente acontecida, parceria construída de pequenas grandes coisas do dia-a-dia, sedimentando e formando pessoas mais confiantes, mais felizes.

Do abandono completo á terceirização da formação/educação das crianças, muitas famílias têm atravessado lodaçais de infortúnios sem se questionarem aonde começou a responsabilidade delas em cada fato adverso.Delegam funções básicas da convivência e aplacam suas consciências com presentes caros, achando ( sabendo) que passados os primeiros 30 minutos de euforia, o tal brinquedo perde o interesse e não representa o intento da felicidade total.

Também já comprei presentes pros filhos e hoje pros netos, no Dia das Crianças e, não serei hipócrita em negar isso, porém, sempre usei de bom senso nas escolhas, procurando aqueles brinquedos que favoreçam a brincadeira conjunta ( na maioria das vezes).Não é o melhor dos mundos, mas que eu me esforcei/esforço para não transformá-los em pequenos déspotas interesseiros,ah, isso sim.

Os brinquedos feitos ou industrializados e as brincadeiras que eles possibilitam são instrumentos importantes para o crescimento e estímulo de formação de condutas benquistas na personalidade de cada indivíduo, mas não só. A dupla brinquedos+brincadeiras pode e deve ser aprimorada pelas boas parcerias entre os brincantes pequenos, médios e grandes, o que gera uma interação mais rica para todos.

Seja em que semana for, eu aconselho aos adultos desligados e reforço aos atentos que, refinem suas horas com suas crianças, disponibilizem-se na maior quantidade que puderem, estiquem os dias com  presença qualitativa, com disposição para o riso e para recuperarem suas infâncias ao lado dos infantes d'agora; tomem picolés que derretam devagar

 Nada substitui o calor humano.


***



Feliz Dia das Crianças

14 comentários:

  1. Penso como vc, nunca deixei de dar brinquedos as filhas e agora darei a netinha. Porém, nada substitui estarmos interagindo. bjs

    ResponderExcluir
  2. Sem sobra de dúvida, amiga, a participação dos pais na vida dos filhos é vital, eles preferem mil vezes os pais juntos, em joguinhos com eles, em leituras antes de dormir, ou apenas observando suas brincadeiras e dando-lhes apoio.
    Brinquedos eles gostam, mas logo os esquecem pelos cantos do quarto, já a brincadeira familiar é algo que levarão para sempre nas lembranças.
    E o que eu vi dias desses de uma avó junto com o neto e a mãe do mesmo, numa loja de magazine aqui da cidade, ela, a avó, parecia uma doidivanas mostrando e querendo comprar brinquedos, caros por sinal, pro neto que acabou agarrando um porquinho de feltro, uma novidade agora, mas que daqui a pouco ele será esquecido pela casa.
    Muito boa sua lembrança para esta data.
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  3. É um excelente conselho. Salvo raras exceções, as pessoas são o reflexo da educação que receberam.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!! Adorei ler! É assim mesmo! Aqui em casa, presentes de Dia das crianças para todos: livros! Esses são ótima companhia e deixam reflexos que futuramente poderão ser vistos. Bjs, lindo fds e feliz dia pra as crianças daí e todas , grandes ou pequenas, que por aqui passarem! chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Calu. Adorei seu texto repleto de coerência.
    Eu comungo do mesmo pensamento que o seu.
    Creio que estarmos sempre próximos é o melhor presente.
    Nada substituirá o diálogo, a entrega e preocupação com amor.
    Precisamos ouvir mais as nossas crianças, a final, são pessoas que posuem o direito e devem se expressar.
    Formar "interesseiros" não é nada legal.
    Infelizmente o tempo passa rápido demais e deixamos de vivenciar tantas coisas boas com nossos filhos ou netos, enfim.
    Ganhar presente é bom, claro, mas nada melhor do que o amor e a atenção de forma bem distribuída.
    Parabéns.
    Tenha um fim de semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  6. oi Calu

    Nenhum brinquedo caro, substitui a presença e o amor.
    Linda postagem.

    Um feliz dia das crianças pra vc
    bjokas =)

    ResponderExcluir
  7. Você sempre no tempo com belas reflexões e sabedoria Calu.
    O tempo não pára e nós temos que nos acelerar, pena que nesta mudança de velocidade, muitas vezes nos perdemos no mais bonito, que é ver a paisagem. As crianças gostam de brincar, gostam de brinquedos e no mundo consumista, difícil mesmo nos frearmos e conscientizarmos desta perda do contato humano. Hoje temos mais crianças plugadas do que crianças libertas. Lembro de uma certa vez que sem uma ideia de um presente para um afilhado, dei a ele um dinheiro para que comprasse o que bem queria, ele na de criança disse, que queria brinquedo,kkk e a soma era considerável.
    Belo trabalho Calu e tenha um lindo fim de semana com as crianças que lhe cercam e que a criança que vive dentro de voce possa se manifestar em cada emoção.
    Meu carinhoso abraço de muita paz e luz.

    ResponderExcluir
  8. Olá Calu,
    Que beleza de texto, conscientizando os pais para o mais amor, mais presença física, mais carinho, mais brincadeiras...Vivemos num mundo onde o consumismo toma conta, e o que é mais importante fica relegado a segundo plano...Nada supera a presença carinhosa dos pais.
    Beijos com muito carinho e tenha um lindo final de semana.
    Feliz dia das crianças junto com as suas...
    Marilene

    ResponderExcluir
  9. Calu,excelente seu texto e vc sempre aborda um tema legal! Brinquei bastante com minha filhota e mesmo assim o tempo voou...rss...hoje ela tem 20 anos e sinto imensa saudade! Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Oi, Calu!
    Um singelo piquenique à beira d'um regato e uma árvore; um pacote caprichado com sucatas variadas para esbaldar o jogo simbólico; uma receita de pão caseiro enrolada por eles; um livro infantil a ser dramatizado; um kit de artes...
    Opções não faltam para aliar companheirismo e ludicidade ao domingo especial!

    Um abraço apertado, e que sejamos eternas crianças

    ResponderExcluir
  11. Concordo contigo...sem contar que o tempo passa muito rápido e eles crescem mais rápido ainda.
    Hoje não tenho mais "crianças', mas sempre gostei nessas datas de presenteá-los com jogos ou passeios em família, para que pudessemos ter um pouquinho de tempo a mais com eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela visita e palavras no meu blog.
    Bem haja!

    ResponderExcluir
  13. Excelente texto, aproveitar cada instante é muito importante, não deixar o tempo passar e com ele a época mais bela da vida de nossos pequenos, bjos Luconi

    ResponderExcluir
  14. Nenhum brinquedo substitui essa disponibilidade para a brincadeira. Papéis, tacos, panelas (rss)... podem divertir, e muito, as crianças. Digo isso porque meu sobrinho neto ficava comigo, quando minha sobrinha voltou a trabalhar, e era gostoso demais vê-lo se distraindo com objetos da cozinha. Mesmo depois, já com 3 anos, quando vinha ao meu apartamento, ele corria para lá e começava a pedir talheres e panelas, para cozinhar. Mudou, e confesso que compro para ele e para o irmão alguma coisa que peçam. Se deixar, querem que compre uma loja (kkkkkkkkkkkkk). O que vale, mesmo, é o sorriso feliz que exibem ao abrir os pacotes. Que os pai eduquem, pois minha irmã e eu fazemos as vontades. Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!