sábado, 5 de abril de 2014

Movimento pelo reencantamento do mundo












Que as crianças estão sempre nos surpreendo é fato sabido e apreciado.Por aqui, na família, estamos às voltas com os preparativos para chegada do Rafael, irmão do Miguel, os pais foram atrás dum móvel funcional para o quarto dos dois.O tamanho reduzido dos cômodos dos apartamentos exige criatividade em tudo. Encontraram um bi-berço: cama embaixo e berço em cima.Torci o nariz reclamando que o Miguel poderia não gostar.Errei redondamente. Assim que viu o novo móvel no quarto ele vibrou com sua "cama-secreta", e logo bolou uma brincadeira de esconde-esconde comigo.

É o nosso olhar costumeiro que tira a magia das coisas.A visão de mundo das crianças é sempre encantada, nós adultos é que a transformamos com nossos desencantos experenciados.Deixamos de ver aquilo que deixamos de acreditar e convictos de que as estamos preparando para o mundo apagamos,muitas das vezes, aquele olhar mágico que lhes é natural.

Mas, nem todos os adultos perderam este modo de ver o mundo e há inúmeras provas disto;ao que nos mostram os poetas, os pintores, os artistas, os escultores, os escritores e muitas blogueiras e blogueiros empenhados em reacender a cada dia o olhar mágico que nele reside. Esse olhar que transforma a realidade sem mascará-la, dando-lhe sopros purpurinados que aumentam seu brilho, mas não a escondem.Os que alimentam o reencantamento do mundo estão empenhados em contagiar aqueles que por algum motivo esvaziaram essa visão.

Foi assistindo a um vídeo do escritor moçambicano,Mia Couto,no Youtube, que o termo e o conceito me despertaram para a existência desse movimento "pelo reencantamento do mundo", o qual me cativou de imediato.Há inúmeros artigos, propostas e atitudes nesse sentido e, aqui na nossa blogosfera isso é uma feliz e aplaudida realidade que nos impulsiona cada vez mais nessa direção: a de reencantarmos cada vez mais o maior número de pessoas. 




" AVIDA É DEMASIADO PRECIOSA PARA SER ESBANJADA NUM MUNDO DESENCANTADO!"
 Mia Couto


¨¨**¨¨**¨¨





Imagem: hypeness ( cada de Hobbit na Nova Zelândia)

18 comentários:

  1. Calu, adorei te ler, como sempre! A cama do Miguel por certo, será um sucesso!!! Eles adoram coisas assim. E que nós nunca percamos o encantamento com tudo que podemos ver na vida... Adorei a indicação! Fui lá e valeu ver o vídeo! beijos,lindo e mágico fds! E quando nasce mesmo o bebezinho? chica

    ResponderExcluir
  2. Como eu gostei desta tua reflexão! Esse olhar mágico que devíamos ter sobre as coisas, só se consegue se mantivermos sempre a nossa Alma de Criança.Pena que por vezes a deixemos naufragar...
    Este teu texto desperta-nos para esta realidade e ajuda-nos a "mudar de agulha" se for necessário. Obrigada!
    Bom fim de semana. Bjs. Bombom

    ResponderExcluir
  3. Mia couto! Um cara encantado com toda certeza!
    Movimento necessário e transformador.
    Vamos fazer juntos!

    ResponderExcluir
  4. E a gente segue aprendendo com as criancinhas. Mas, o Miguel é um garotinho bacana, já está abrindo os braços para o irmãozinho que vai chegar e facilitando o lado dos pais, que gracinha de criança!
    Eu nunca vi tal berço, deve ser interessante porque faz com que o irmão mais velho se achegue ao mais novo, aprendendo a dividir espaços, muito legal isso.
    um beijinho carioca da serra e um bom fimdi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, gostei muito do seu comentário e assino em baixo!

      Abração
      Jan

      Excluir
  5. Oi Calu!
    O Miguel vai 'viajar' muito nessa "cama-secreta", e cabe à vovó acompanhá-lo rsrsrs.
    Vovós precisam ser "encantadas".

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  6. Olá, minha encantadora amiga!
    Um movimento que desperta comentários, afinal, que propósito abençoador, incrível!

    Eu poderia, por favor, levar o seu link para o meu Face hoje, à noite?
    Precisamos levantar essa bandeira em busca de reencantar o mundo, de trazer mais profundidade e menos superficialidade!
    Estarei no aguardo do seu retorno, tá?

    Bjs e parabéns pelo post!
    Deus abençoe seu final de semana, amada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Calu
    Que maravilha de post!!!
    Enternecer a vida... mesmo sendo forte para assumi-la (enfrentá-la)... imagem lindíssima nos presenteou...
    Meus netinhos são tão amiguinhos que fico feliz por minha filhota ter conseguido que o maiorzinho recebesse com tanto carinho o pequeno...
    Ao ler o seu post tão terno me lembrei: 'ser forte, sem jamais perder a ternura'!!!
    Bjm, vovó também corujona

    ResponderExcluir
  8. Que bela lição o Miguel nos deu!
    E mais bela ainda foi a sua sensibilidade para percebê-la…
    também sou fã do Mia Couto, acho que já li quase tudo o que ele escreveu, ele realmente sabe reencantar o mundo com suas palavras, assim como o Miguel com sua pureza.
    bjs querida e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!
    Gosto muito da visão ampla e ao mesmo simplista do Mia Couto e já fiz até postezito! Não podemos nos tornar mecanizados e à serviço da eficiência. Viver é muito mais que isso! Na verdade, devemos dar tempo ao ser em formação, deixá-lo viver todas as etapas sem apressar o rio. Essa competição que os pais impõe aos filhos de serem os mais inteligentes, mais espertos, mais isso ou aquilo lhes custará rios de terapia no futuro. O que queremos afinal, pessoas felizes ou bem sucedidas financeiramente? O medo que temos de que a prole sofra, nos faz tirar o encanto de suas vivências. Parece que estou fugindo do assunto do post, mas é que a vida melhor sentida é uma vida melhor vivida. O tempo não volta e tirarmos a inocência de alguém é também tirar-lhe o direito de ser feliz em cada momento da sua existência.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Calu, movimentos assim deveriam tomar conta de todos os espaços e envolver muitas e muitas pessoas. Sabe que ele acende uma luzinha e nos faz relembrar que já vimos magia em tudo e que precisamos recuperar essa capacidade, tão natural nas crianças? Mia Couto escreve lindamente e você abordou um aspecto fundamental para iluminarmos o olhar e o coração, na vida. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Calu:
    Eu me esforço diariamente, pra não deixar de me encantar com o que a vida me proporciona.
    Tenho um lado moleca, que não me abandona, rsrsrssr.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu!

    Vim agradecer seu comentário lá no brincando com a Chica e conhecer você.

    Menina, este encantamento eu havia perdido e tem uns anos que reencontrei. Penso que no mundo existe muuuuito mais pessoas olhando para coisas boas do que o contrário.

    Quero fazer parte no mundo virtual desse movimento "pelo reencantamento do mundo". Ponho isso em prática no cotidiano todos os dias, depois que passei por uma situação difícil.

    Um bom domingo para você. Te adicionei ao Google+ para poder acompanhar tuas postagens!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu tento ajudar as pessoas dando informações relevantes no meu blog onde trato sobre os benefícios do INSS e o que é preciso para obtê-los.

    Os Benefícios da Previdência

    ResponderExcluir
  14. Há Calu!
    Que texto mais lindo, adorei le-lo. Lindo movimento, valeu pela dica pois estou precisando de encantamento assim. Criança vê o mundo com outros olhos, os mesmos que um dia tivemos e com a maturidade esquecemos. Lindo gesto do Miguel, com certeza vai ser um super irmão.
    Beijinhos.
    http://criandoumsonhoaqui.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que coisa a sacada do Miguel! Essa é a magia de conviver com as crianças, elas percebem o mundo por filtros totalmente diferentes dos nossos e nos rejuvenescem a alma. O Mia Couto é um autor que me é muito querido... e esse post me deixou pensativa. Tenho vivido um período de desencantamento com minha profissão, ensinar história tem perdido o encanto e tem sido difícil acordar para ir trabalhar... me pego pensando em encontrar outra profissão... mas talvez a questão não seja procurar algo novo, mas sim me reencantar com essa velha escolha minha.

    Respiro fundo... e talvez melhor post não houvesse para um domingo a noite, véspera de segunda de manhã!

    Cheros Calu, sempre bom vim aqui!!!!

    ResponderExcluir
  16. Minha querida,
    Obrigada por liberar a postagem, viu?

    Prontinho!!!
    Veja aqui: https://www.facebook.com/juliokarin.gabriel

    Deus abençoe e feliz semana!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia..
    Fiquei encantada com sua postagem um texto magnifico,
    e o Miguei é um com gesto simplesmente de encantar nosso coração.
    Que Deus abençoe sua semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!