segunda-feira, 10 de março de 2014

Entre céu e mar, mas não só...










Confesso que esta novíssima modalidade, digamos esportiva, o stand up paddle, muito me atrai.Quando vejo algum praticante me quedo um tempo apreciando o deslizar macio do remador(a) sobre o suave balanço do mar. Dá até para cantarolar bossa nova ao ritmo dos movimentos do praticante: "a pranchinha vai, a tardinha cai..."

Imagino que deva ser uma sensação altamente desestressante estar-se entre céu e mar singrando mansamente. Em algumas ocasiões tive o deleite de poder desfrutar a vista do mar para a praia dentro de embarcações e a perspectiva é diferente do conhecido e, acho que se isso acontecer sem o barulho do motor, a integração com os sons naturais deve ser intensa.

A prática do remo em pé tem origem nos anos 60, nas ilhas havaianas, onde os chamados Beach Boys, o equivalente aos animadores de atividades no turismo, ficavam de pé remando em suas longas pranchas para tirarem fotos dos turistas aprendendo a surfar*.Acho que fizeram tanto sucesso com esta prática que muita gente preferiu aprender aquela proeza do que o exaustivo surf e, cá chegamos nesse milênio com a moda do remo em pé atraindo cada vez mais novos adeptos.

Em meio ao depoimento dado para a TV, um instrutor da modalidade afirmou que para adquirir-se domínio sobre o esporte era necessário desenvolver bem duas habilidades: equilíbrio e paciência; como em tudo na vida.Juntando ao pacote entusiasmo e vontade estará garantido o êxito na prática do remo em pé, assim eu pensava.O que me fez duvidar desta equação redondinha, foi um episódio visto dias atrás na praia onde uma moça praticava lindamente esse esporte a uma distância correta da linha de rebentação quando vieram em alta velocidade em sua direção três jet skis pilotados por indivíduos da espécie" homus stupidus" gritando para que ela saísse da frente e tomasse cuidado.A moça imediatamente sentou-se na prancha e agarrando-se nela conseguiu se manter à flor d'água durante o brusco movimento das marolas provocadas pelos três irresponsáveis que ganharam vaias e outros atributos por parte dos banhistas que tudo presenciaram.

Tenho de avisar ao dito instrutor que outras habilidades precisam ser adicionadas ao esporte em águas brasileiras, tipo: cautela com os sem-noção, atenção com o entorno e perseverança, muita perseverança.




¨¨**¨¨**¨¨ 







*Fonte: wikipédia
Imagem:cabidecolorido.com

15 comentários:

  1. Calu, vou deixar este deleite para você!
    Minha única afinidade com o mar é olhá-lo e fotografa'-lo de longe...
    Acho bonito os esportes aquáticos e gostei de saber que a este além do equilíbrio é preciso acrescentar paciência, tão escassa nos dias atuais.
    Agora absurdo é essa brutalidade dos jets skis, ou melhor dos stupidus que os conduzem. Tantos acidentes fatais e tudo continua igual...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Calu, também gosto de ver esse esporte. Mas que coisa esses estúpidos fizeram. E pior, devem ter muitos assim que se acham donos do espaço...CREDO! Aqui tudo vira isso mesmo! Um nojo,né? Nem exercícios com tranquilidade podem ser feitos! Mas, se pensarmos bem, até pra atravessar ruas temos que ter cuidados com os que acham que sinais não foram feitos pra eles... beijos,chica, linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Um espore que deve, realmente, ser deliciosa a sua prática.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga Calu
    Parece até a vida propriamente dita... uns nos vaiam... outros nos reerguem...
    Vale a pena desfrutar das belezas do Criador com serenidade pois tudo é belo na natureza por Ele preparada e a nós concedida...
    Lindo post onde eu me sereno cada vez mais ao lê-lo...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  5. Primeiro vim agradecer suas palavras tão lindas Calu.
    Este esporte é tudo de bom deixa o corpo fininho ,só não tenho muita coragem nem equilibrio.
    beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu,

    Eu acho lindo esse esporte, meu filho o pratica com tanta naturalidade, mas eu mesma ainda não tive coragem de me equilibrar na prancha…
    Bjs querida e ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Calu, apesar de estar bem distante do mar, e me sentir um pouco frustrada com isso, mas fazer o que. Aqui em Brasília, temos que nos contentar com Lago Paranoá, que também favorece a prática de outros esportes.
    Adorei,bjs.

    ResponderExcluir
  8. Calu,um esporte muito bonito de se ver e como vc disse tem que ter muita atenção ao redor e perseverança! Bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  9. Clau, minha amiga, ia eu lendo este teu post interessante, pensando em quantas vezes já observei pessoas praticando este esporte aqui na nossa praia e que eu acho uma coisa linda também, parece que estão caminhando sobre as águas, algo meio espiritual me remete até, mas no seu último parágrafo desolei-me com a estupidez desses que pensam que são donos do mundo, estes imbecis em cima de uma máquina, que gentalha!
    Eu não poderia praticar um esporte desses, sou meio 'desequilibrada'. hehe
    Do jeito que o trânsito e a demora para se atravessar hoje a nossa Baía, temos que começar a pensar em alguma saída, quem sabe não seria esta, mas antes quero me certificar se terão limpado aquelas águas, tão poluídas e abandonadas.
    um super beijo carioca


    ResponderExcluir
  10. Olá Calu, uma novidade para mim este desporto! Neste País a beira mar plantado;)) não me recordo de ter ouvido falar e acho que deve ser bem relaxante para quem não tem temor do mar! Agora, cuidado sim, com essas pessoas que até no mar se julgam também donos da água! Por aqui também há os mota de água que são um perigo! Adorei saber e como sempre aprecio a forma como aborda as questões. Um beijinho e continuação de boa semana. Ailime

    ResponderExcluir
  11. Olá,Boa noite, Calu
    hummm....stand up paddle...entusiasmo e equilíbrio até que tenho,mas paciência e vontade, muito pouca....à esses "homus stupidus" ,dos jet skis,além dessas habilidades, que nos obrigam , à mais, com suas presenças,precisam nos mostrar as suas carteirinhas de "dono do lugar", tal o desrespeito às leis do mar e a imprudência ...
    Bela postagem, obrigado pelo carinho,bela noite, belo dia, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga,vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho.
    Fiquei feliz com sua doce presença!!! Obrigada!!!
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Calu!
    Não sabia da origem do stand up paddle. Já vi até um cachorro praticando (rs*) Ah, tudo que estressa o corpo, relaxa a mente e esse esporte não deve ser nada calminho... Tem que ter muito braço e muita perna! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Calu!!!

    Que vergonha! Falta de educação é terrível!!!

    *Um esporte bem interessante, mas não sei se combina comigo...rsrsrs

    Beijos e meu carinho!

    ResponderExcluir
  15. Oi Calú! Sentada na praia assistindo uma aula, dá até vontade de tentar, mas a mãe de meus sobrinhos fez (eu fui assistir uma das aulas quando ela já estava bem avançada) e não é moleza não! Eu prefiro ficar com a cadeira dentro da lagoa curtindo! rs...rs...rs... Bjks Tetê

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!