segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Marco inaugural - primeiro dia na escola










Estes três últimos dias foram de intensa movimentação e expectativas pra minha netinha Valentina.Sábado, completou seus dois aninhos toda faceira, princesa festejada fazendo dancinha pra cada presente que recebia, arrancando risos por onde ia.Enturmada com a criançada não parou um minuto.Aproveitou a festinha do começo ao fim.Posou pras fotos, cantou, dançou, se esbaldou.

Hoje irá inaugurar outro marco.Vai para o colégio pela primeira vez. Atualmente, este rito nem é tão marcante.Muitas crianças vão pras creches desde cedo por força das imposições da vida moderna, porém, pra outras ainda acontece como conosco, com nossos filhos, a cerimônia do momento de conviver fora do núcleo familiar e se aventurar noutro espaço com outras pessoas; ingressar na escola.Universo próximo e ao mesmo tempo distante da realidade conhecida. Sem carregar nas tintas da supervalorização, apenas retomo minhas lembranças deste período com cada filho e filha e de como fiquei ansiosa pela reação deles, mais ainda que os próprios.

Parece simples, mas nem tanto assim.A criança terá uma mudança de rotina bem significativa, o que pode causar estranheza em diferentes graus para cada um.Tem as que ao chegarem na escola, viram-se pras mães desconsoladas, dão um tchauzinho e lá se vão pelas mãos das profissionais da educação sem nem olharem pra trás.Outras se agarram ao pescoço da gente que quase provocam torcicolo.E, como conseguimos desgrudá-las sem que o peito aperte e os olhos escorram lágrimas? Me conte?Aí nos armamos de argumentos, gastamos latim, confortamos, aconchegamos, damos garantias de que tudo ficará bem, embora a dúvida ecoa em nossos corações.Não arredamos o pé do pátio durante o período de adaptação e, a qualquer choro lá de dentro que pensamos ser dos nossos, corremos pra atender o chamado desesperado. Mãe sofre(rs).

Com Valentina, creio, que não terão maiores dificuldades.Ela é muito presepeira e social.Conversa com todo mundo até mesmo com quem não conhece; perigosa, rs!Se enturma com outras crianças naturalmente, daí achar que, hoje ela deixará a mãe plantada na entrada e sairá toda serelepe com sua nova turminha.Prometo que depois eu conto como foi, tá? 



¨¨**¨¨**¨¨**¨¨ 



11 comentários:

  1. Uma fase que dói no coração,quando as deixamos lá! mesmo sabendo para o seu bem! Uma linda fase é o que desejo e boa adaptação por aí,pra todos,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Espero que a Valentina se adapte bem a esta fase nova na vida dela.
    Beijos e tudo de bom
    Lita

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Calu
    Gostei do presepeira...
    Tomara que meu netinho, no início do outro ano, seja presepeiro pois não deixará a mãe com torcicolo... rs...
    Post cheio de poesia típica de vó coruja...
    Parabéns pela conquista da netinha amada!!!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  4. rsrs é assim mesmo... uns nem ligam, outro não desgrudam.
    "Gastar latim"... falou como minha mãe rsrs.
    Que Deus abençoe essa nova fase da sua netinha.
    Beijinhos pra ela, abração pra vc e segura o coração!
    Linda semana.

    ResponderExcluir
  5. Conta se foi a mãe quem chorou!
    No meu caso admito: chorei sim.
    É mesmo um marco, um momento importante, uma outra casa que frequentarão por muitos anos.
    Ela é linda; que fique bem faceira na sua escola! Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu!
    É... o primeiro dia de aula é uma incógnita.
    Conte como foi o da Valentina. Estou curiosa.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu, Parabéns pelo Aniversário dessa sua netinha Valentina! Uma gracinha! Adorei conhecê-la.
    Sobre a ansiedade da entrada na escolinha é normal tudo isso e já com os nossos filhos isso aconteceu! Uns se habituam logo e outros ficam grudados em nós, o que nos deixa mesmo com o coração bem apertado.
    Só desejo que sua netinha tenha uma excelente adaptação. Beijinhos e boa semana. Ailime

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu! Como está?
    A Valentina (linda!) está iniciando um processo que não se completará nunca, mas que a habilitará a viver e a conviver em sociedade. Então, que ela se humanize bastante para que possa se espelhar na avó e ser uma pessoa maravilhosa. parabéns pela linda netinha!
    Um abraço e tenha bons dias!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu, espero que tenha ido tudo bem com sua netinha! Minha filha não teve grandes problemas de adaptação porque também era bem sociável... começou com dois anos e meio da recreação infantil da empresa onde eu trabalhava. Ela só fugia e vinha às vezes correndo pelo corredor chorando quando via outras crianças chorando, hahaha! Mas era só levar ela de volta... com paciência, doçura e firmeza.
    Esse ano pegarei uma turma de primeira série, começam na quarta... espero que nenhum fique chorando, hahaha, é de partir o coração (e nós nem podemos demonstrar isso!)!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu,
    Parabéns a Valentina!
    Esta semana a Dani Moreno e sua BC fotográfica sugeriu como tema "Volta às Aulas". Postei meu filho, logo que fez dois anos, em sua primeira experiência no infantário. Quando eu e meu marido decidimos coloca-lo em contato com crianças de mesma idade, lembrei da experiência de um ex-colega de Fórum, em Santos. Ao levar a filha dele, que agora tem 16 anos, à creche ele pensou que ela abriria um berreiro, mas na verdade ela deu tchau e seguiu com a educadora. Ele nos disse que atravessou a rua, sentou na mureta do canal (temos muitos em Santos!) e chorou. Pensei que aconteceria o mesmo comigo pois o Miguel ficou bem entusiasmado com o infantário, só que sem a mureta do canal.
    Espero que a experiência da sua neta , este novo horizonte de possibilidades, esteja sendo enriquecedora para toda a família. Valente menina!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Boa sorte para Valentina! Vai descobrir um mundo novo…
    Obrigada pelas visitas e pelo carinho, gostei muito do seu blog, também te sigo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!