domingo, 16 de fevereiro de 2014

É... pode ser








Nas últimas semanas me encontro numa espécie de limbo literário.Pego, folheio e não me detenho na leitura.Não, não é culpa do autor, tenho certeza.Ao contrário,os dois livros começados no início de janeiro são muito interessantes.Sou eu que ando meio desalentada, dando ouvidos às desesperanças que teimam em permanecer nas cercanias, embora eu as afaste com vassouradas firmes, elas se aboletam em ventos oportunos e me espiam d'outro lado da janela.Fecho as cortinas, volto os olhos pras belezas que me cercam e faço um muxoxo pra essa vizinhança indesejável.

Pode ser apenas exagero meu, pode ser um período desmotivado, pode ser esta realidade crua e opressora que nos afeta como inconsciente coletivo, pode ser o calor, pode ser...

A sorte está  entre o minuto passado e o seguinte, no intervalo dado para que eu perceba o que foi e mude o que pode ser.Decreto então, que a partir do agora só pode ser a alegria, só poder ser a vida em suas esfuziantes cores e formas podendo ser a mágica que faz a diferença para cada dia poder ser mais e melhor do que o anterior.E será!



"... Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar 
a beleza de ser
um eterno aprendiz...
Eu sei, eu sei 
que vida devia ser
 bem melhor, e será,
mas, isso não impede
que eu repita:
É bonita, é bonita
e é bonita[...] 

(Gonzaguinha, eterno aprendiz - trecho) 





18 comentários:

  1. Oi, Calu, querida...

    São fases... com certeza vai passar...
    Enquanto isso visualize coisas lindas, por mais insignificantes que sejam, dê uma olhada à sua volta e veja a beleza em tudo, mesmo que não tenha tanta beleza assim aos olhos dos outros...
    Viver bem, com leveza, bom humor, faz toda a diferença.

    Um ótimo domingo e uma excelente semana!
    Livros são eternos, então eles podem esperar um tiquinho... até a saudade bater e vc voltar a lê-los.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Temos fases assim,calu e tudo nelas pode ser... Não sabemos o motivo ou...até lá no fundinho o sabemos...

    Esse decreto de ser feliz a cada dia é o melhor de todos...Tomara assim seja sempre! E que nos dias cinzas possamos olhar pra luzinha colorida armazenada no coração... bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Calu amo essa musica mas confesso que ando desse jeito tbm....rs, mas assino em baixo do decreto

    ResponderExcluir
  4. Calú, minha boa amiga
    Todos nós já passámos por momentos assim e sabemos como é angustiante.
    Acho que acontece às pessoas mais conscientes e sensíveis, àquelas que pensam "pela sua cabeça" e nâo se deixam ir atrás das ideias dos "comentadores" pagos para nos "fazerem a cabeça".
    Assim, sofremos mais e às vezes deixamo-nos desequilibrar, como se a nossa "agulha magnética" avariasse e deixasse de nos indicar o norte.
    Dá-te um tempo de calma e relax. Faz coisas que te dêem prazer. Não deixes que nada te deprima! Mas não deixes de aparecer para conversarmos. Um abraço da Bombom

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu! Ás vezes tb passo por periodos assim. Não consigo me concentrar na leitura,de repente tenho 3 livros começados na beira da cabeceira...rss...pra mim acho que são os hormonios,não é possivel!...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  6. Que lindo post Calu…
    Eu estou passando por um momento assim também, estou lendo mais lentamente e coisas mais leves…, mas em compensação estou redescobrindo prazeres que havia perdido, como cozinhar, desenhar, trabalhos manuais…
    A vida é cíclica, precisamos respeitar os períodos de cheia e vazante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Querida Calu
    O ano de 2014 começou com bastante tristezas e chateações para mim também mas
    Tenho certeza que vai passar
    Te desejo uma abençoada semana e que tudo se resolva da melhor forma possível para você
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  8. Querida Calu
    Todos nós passamos por fases assim. Ficamos desmotivados e a inspiração se esvai num sopro. Mas tudo voltará quando você menos esperar minha querida. Não dê tanta importância assim.
    Beijos amada e uma boa semana

    ResponderExcluir
  9. Se for o calor, se for a política... encontrar os "ses" às vezes nem é relevante. Um tempo, uma aceitação e em breve as leituras voltam a fluir.
    Sempre bom te ler! beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Boa tarde, Calu
    com certeza, tudo passa!
    ... a minha fase do "é...pode ser" ocorre quase sempre uns dias depois das festas e da virada do ano. Em alguns casos pode, no entanto, surgir umas semanas depois. Um verdadeiro sentimento de desorientação e desalento. Tudo se desorbita e as perspectivas de organização da vida pessoal, nos seus mais variados aspectos, inclusive no lazer e prazer da leitura começam a sofrer de uma grande... desorganização.Tudo tende, a tornar-se irritável, por pequenos e inócuos que sejam. E temo até ser injusto com os que me rodeiam. E não podendo prever quando se dará a passagem para uma nova fase , tento sobreviver o melhor possível, sempre com a esperança de que pode retomar, aos poucos, a energia, redefinindo estratégias e figurando novas perspectivas de futuro. Um trabalho árduo, cheio de avanços e recuos,mas o importante é caminhar... pois , dizem que, para iniciar uma caminhada, basta o primeiro passo, depois o outro..e seguimos...e assim será!
    Boa tarde, obrigado pelo carinho, bom final de domingo, feliz início de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Se isso é limbo literário, então minha amiga, eu vivo nele porque esse seu texto está demais e eu ando bem assim! Boto a culpa no calor, mas não tenho veia literária, embora deseje ardentemente escrever bem! Veja que lindo isso e é o que ando sentindo. "Tudo se desorbita e as perspectivas de organização da vida pessoal, nos seus mais variados aspectos, inclusive no lazer e prazer da leitura começam a sofrer de uma grande... desorganização." Perfeito! Vivo um caos e arrumação Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Calu!
    Pois é, tenho percebido dias assim, meio estranhos, meio turvos... e assim como você, a vassouradas procuro focar no que é bom.
    Meu período nublado começou com uma situação que despertou traumas infantis que estou lutando para colocar de novo em seu lugar. A rejeição na infância é algo que se reflete pelo resto da vida, mesmo quando esse sentimento parece há muito ter sido superado.
    E assim como você, esforço-me para reescrever os dias com as cores da alegria.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá, amiga!

    A dor pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Acredite nisso!
    Agora, palavras de quem já passou por isso mto recentemente: acho que assim como os escritores mtas vezes se veem diante de uma folha de papel/tela em branco sem saber o que escrever, os amantes da leitura, por mais amantes que sejam, algumas vezes tbm se veem diante de um livro/e-book sem conseguir se ater à história, por mais interessante e atraente que ela seja.
    Agora, vai entender o pq, não é msm?
    Dá uma angústia, não é msm?
    Mas posso assegurá-la que logo passa.
    Amanhã msm começo a me aventurar pelo "Solstício de Inverno", de Rosamunde Pilcher.
    Já leu?

    Amada, vc poderia, por favor, me passar seu e-mail? Quero lhe fazer um convite!
    karin.filgueira@yahoo.com.br

    Bjs e linda semana!

    ResponderExcluir
  14. Calu:
    Concordo com o comentário da Cris = A vida é cíclica, precisamos respeitar os períodos de cheia e vazante.
    Esse ano tenho como meta, voltar a ler um livro por mês.
    Em janeiro, já atingi esse propósito.
    Em fevereiro, já iniciei novo livro e se...., rsrsrssr.
    Espero que esse limbo literário seja apenas um hóspede passageiro.
    E que a inspiração e alegria voltem a te fazer companhia.
    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Calu!
    Temos mesmo estes altos e baixos, estes rompantes de inquietação, e neste ano, com a proximidade da tal "copa", parece que outros valores se dissipam, outras prioridades...
    Muita amenidade e quietude para nós todos, amiga!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  16. Gente linda,
    o carinho de vcs me renova e anima.Sinto-me abraçada por cada um (a) agradecida e feliz retribuo com alegria tamanhas doçuras.
    Obrigada!
    Bjos mil.

    ResponderExcluir
  17. Pois eu também estou nesta mesma situação, "pode ser" ... aliás, pode ser tanta coisa, inclusive o calor abominável dos últimos dias e que me tira a atenção para tantas coisas. Pode ser também a constatação que faço diante do país que eu sonhei e que vejo escoar pelos dedos em tanta lama e corrupção ... pode ser a velhice chegando, levando aos poucos meus mais amados, isso me dá muita apreensão ... pode ser também a nostalgia que fico pela saudade de tanto tempo bonito vivido. Bem, sei não, mas também ando assim.
    Seu texto e sua garra me lembraram de que todos temos dias assim e vou tentar seguir seu conselho, decretar que meu novo dia, mais leve e fresco com a chuva que cai nesta madrugada,traga-me o fortalecimento na fé e na esperança que não pode morrer. Eu é que agradeço ler tão boas palavras.
    beijos cariocas chuvosos.


    ResponderExcluir
  18. Olá menina,
    Tudo bem?
    Adorei a brincadeira manda o seu endereço pro email Jack_lins@hotmail.com, para que eu possa te mandar o mimo da campanha da delicadeza.
    Beijos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!