segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Diversidades+Curiosidades - o familiar e o exótico











Se fosse em outros tempos daria pra organizar numa pastinha de trilho, daquelas no estilo escolar, os textos que andei lendo nos últimos dias sobre rótulos culturais,  os esteriótipos que grudam na camada social dum povo e não saem mais.Só pra começar, sabemos bem o quanto incômodo nos causa muitos dos conceitos legendados sob a imagem do país e do povo brasileiro.Claro é, que nem todos são exagerados e nem estão tão longe assim da verdade, ainda mais com esta imagem de "paraíso" vendida ao mundo, mas vamos devagar com o andor que o santo é de barro.Não é porque estamos abaixo do Equador que tudo é permitido, senão viraremos( ou já viramos ?) vidraça do mundo.

Por indicação da Luma, do luzdeluma,yesparty( Aqui), li o texto do americano criador duma lista de motivos pelos quais odiou morar no Brasil e, constatei que não havia nela nenhuma mentira ou exagero(infelizmente). Aí, chegou por sua vez um francês que aumentou a lista para 65 observações curiosas sobre o comportamento dos brasileiros, usando duma visão mais suave, ocupou-se em focar os maneirismos que ecoam estranhamente aos olhos e ouvidos estrangeiros, como os cumprimentos entre conhecidos e as trocas de carinho entre casais, em público. 

Não demorou muito e uma blogueira, a Eloá, do ideiasecleticas.blogspot (Aqui), que fez intercâmbio em Paris, postou a sua lista de estranhezas para com algumas práticas culturais francesas e como tenho uma certa familiaridade com o assunto, assino abaixo da esmagadora maioria dos ítens citados por ela; a cada "bouteille" seu rótulo.

Será bem difícil escaparmos de alguns esteriótipos quase seculares, tipo: sambamos o tempo todo e em qualquer lugar.Vivemos em eterno carnaval.No Rio, ninguém trabalha.Somos um povo pacífico( este já caducou).Pratica-se nudismo em todas as praias do país.Somos simpáticos de carteirinha e não temos preconceitos...o que me fez lembrar dum trecho duma crônica do Luis Fernando Veríssimo, chamada O Desafio, tendo como cenário o inferno ao qual seu comandante in-chefe queria melhorar a imagem.Chamou um publicitário e lhe expôs o problema citando que lá" todos os cozinheiros eram ingleses.Todos os garçons, italianos.Todos os motoristas de táxi, franceses e todos os humoristas alemães..." ( rsrs)!

Temos sim, um infinidade de práticas que precisam ser mudadas, outras extirpadas e outras mais, reeditadas.Creio que estamos inaugurando uma esperança em muitas áreas e depende de nós que "ela" se transforme logo em realidade permanente.

E assim caminha a humanidade__ cada povo com seu cada qual ( perdoando o perdoável).




¨¨**¨¨**¨¨ 



Imagem: baixaqui.com

11 comentários:

  1. Olá Calu. Eu li o texto do americano (o do francês ainda não) e, em verdade, conhecendo-os um pouco como os conheço, não acho que seus conceitos devam ser levados totalmente em consideração. Acredito que muitos dos brasileiros "acatam" o que vem de fora, reforçam os estereótipos, por falta primeiramente de autoestima e, segundo, por falta de convivência e informação. Em meu ponto de vista, americanos e europeus não são exemplos de polidez, porém, enfatizando que este é o conceito que eu tive deles. E o fator de criar um texto que consegue ser mais prolixo do que os meus, com o único intuito de desmoralizar uma nação inteira apenas para ressaltar seus defeitos, não parece desmentir muito meus argumentos.
    Eu tenho o que pode-se chamar até mesmo de birra, em me achar no direito de EU poder criticar meu próprio país e o que há de errado e melhorar nele, mas os que vem de fora, exijo no mínimo respeito e, se não conseguir vê-lo com respeito, mais agrega quem se cala do que quem fala sem um intuito de mudança. E de longe sou patriota, creio que seja uma questão de bom senso realmente, detesto rótulos e determinados comportamentos que considero medíocres.
    Abraço parceira e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  2. Cada povo tem suas características. ..Algumas são mantidas ao longo do tempo outras vão se alterando. Assim é a humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Que consigamos ver aparecer tudo aquilo que esperamos e esperamos.Confiar é preciso, mesmo com as amostrinhas que nos dão...bjs,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  4. hahaha, Ai, Calu! Ótimo texto! Bem, é compreensível que haja essa estranheza cultural cada vez que se visita outro país, tanto para quem vai como para quem vem, e talvez aí esteja a beleza da coisa toda! Que hábitos bons não só fiquem como sejam reforçados, e os não tão bons assim (nem culturalmente falando) sejam alvo de transformação social urgente, e pacífica, de preferência.
    O que não muda... é que sambamos mesmo o ano todo, hahaha, nem que seja para dar conta das responsabilidades! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá,Bom dia,Calu
    Parabéns...
    também,entendo essa estranheza cultural, daqueles que nos visitam ou vice versa, somente que as consequencias sociais advindas das informações e compartilhamento de estereótipos negativos fomentadores de preconceitos são evidentes. E uma vez que a formação de crenças lida com a retenção e evocação de informações pertinentes, além da adesão subjetivas das mesmas, seria conveniente e prudente ampliar o alcance,sempre,para evitar que nem sempre a opinião (pública, da maioria) possa influenciar e determinar ações, sejam tais ações de caráter puramente social, ou de caráter político e econômico. Por isso, precisamos verificar quais fatores interferem na formação e no desenvolvimento da opinião sobre os estereótipos...é o que penso!
    Obrigado pelo carinho, belos dias, beijos

    ResponderExcluir
  6. Calu:
    Dentro do nosso próprio País já há diversidade cultural imensa: são sotaques diferentes em cada região, isso sem mencionar a culinária, a vegetação, as danças típicas, etc.
    Há muito o que melhorar, mas ainda vejo o Brasil como um País promissor.
    Sempre bato na tecla, que nosso maior desafio é um investimento maciço na EDUCAÇÃO.
    É ela que pode transformar nossas mazelas e modificar todo o cenário que aos olhos dos "estrangeiros" é caótico.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu
    Como escreveu no seu marcador _ os rótulos são grudentos e confesso que nem me interessa muito ler o que pensam os americanos,os franceses etc, até porque a troca de gentilezas será de igual para igual rs
    É como as maes e seus filhos_ só ela pode falar sobre os defeitos dos filhos e ai dos amigos querer se meter rs
    Obrigada da visitinha , depois volto para conhecer mais um pouco do seu blog, tá?
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  8. Querida temos muitos problemas....mas sabe..minha filha de 15 anos esteve em Paris aperfeiçoando o idioma. Voltou e disse, mãe, apesar de todos falarem da violência no Rio de Janeiro, nunca presenciei ao vivo q a cores um assalto, em paris, assisti a diversos batedores de carteira na Rua e presenciei a diretora do meu colégio ser assaltada e perder 500 euros. E a mídia não alardeia isso!
    Temos muito o que melhorar, mas não estamos sozinhos.
    saudades de vir aqui.
    bj Sandra
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Calú estou lendo seu post agora e acabei de blogar que "problema cada um tem o seu". É ilusão pensar que lá no outro lado do mundo a vida é cor de rosa... Por mais que a gente goste de uma cidade onde passou as férias, se formos morar lá vamos cair das nuvens! Bjks Tetê

    ResponderExcluir

  10. " Jesus não julga, nem condena. Ele simplesmente ama." (Momento de fé)
    Uma linda e abençoada semana!!!
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu!
    Poxa, que legal você fazer uma postagem falando sobre esse assunto. Achei demais! Como você também acho que cada povo com o seu cada qual. Não somos perfeitos, assim como outros povos também não os são. No entanto, sinto que os gringos chegam ao Brasil procurando a tal felicidade que não encontram em seus países. Touchè! Uma vez insatisfeito, insatisfeito em qualquer lugar!!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!