segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Aumentando o brilho que há em cada olhar, sonhos virão












A cada manhã alguém acorda com disposição de mudar o que está escrito, a realidade que vive e que não lhe completa.Tem os que nascem com espírito indômito.Tem os que assim o delineiam.Como professora, e as colegas sabem bem do que falo, vi a cada nova turma despontarem olhares brilhantes e olhares opacos. Com menos de um mês de aula já se percebe essas nuances que requerem atenção especial pra além do currículo oficial.Os olhinhos brilhantes te seguem, te questionam, te requisitam, te sugam, te bebem a todo instante, enquanto os olhinhos opacos mal se deixam entrever.Para estes, a quem nada parece motivar, é necessário aumentar o colorido de cada assunto, pavimentar o dia com tijolos dourados, levá-los a cavalgar no Pégasus e a salvar peixes-boi.Pra estes, cada dia tem de trazer promessas que nunca chegaram a imaginar que poderiam realizar, trazer alimentos que lhes nutram a alma e povoem os sonhos.Estes(as) precisam sonhar, pois os sonhos bem edificados sustentam a esperança da mudança e renovam a certeza do caminhar. 

Acompanhar os olhos brilhantes é altamente prazeroso.Se lhe dermos uma folha em branco, logo nos devolverão um painel ou uma poesia, ou uma história ou uma carta...jamais a folha em estado bruto.Ela será imediatamente modificada pela chama criativa de que são feitos.Isto não quer dizer que os olhos opacos não o sejam, ao contrário, todos tem a chama em si.Uns a despertaram bem cedo.Outros precisam dum soprinho par fazê-la despertar e, quando isto acontece é tamanha a luminosidade que toma toda a sala de aula, avança pro pátio, pras outras salas, pras outras crianças que logo a escola inteira reflete enorme brilho.

Assistindo ao noticiário sobre o absurdo preconceito racial sofrido pelo jogador Tinga, no jogo pela taça Libertadores, vi em seu rosto durante o depoimento ao repórter, o brilho em seus olhos e, quando fizeram uma breve retrospectiva da sua infância/ juventude mostrando o quanto ele se empenhou pra mudar a realidade que vivia, estampou-se a nobreza de seus propósitos e o orgulho pelas conquistas.Ele nasceu com os olhos brilhantes. Soube fazer crescer suas certezas num futuro melhor e num mundo mais justo.Meus cumprimentos ao Tinga, cuja perseverança é exemplo. 

Cabe também à educação comprometer-se em estimular olhares brilhantes em cada rostinho infantil/juvenil dando oportunidades reais para que os sonhos luminosos concretizem-se.





¨¨**¨¨**¨¨¨**¨¨


15 comentários:

  1. Triste ver essa atitude contra o Tinga e outros tantos que a sentem..Uma pena! Que possamos TER e VER o brilho nos olhos sempre e de repente, ver renascer a luz e brilhos,.naqueles já opacos ,pela idade, pelas circunstâncias várias. Lindo te ler! bjs, ótima e brilhante semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Basta as vezes apenas não minar, não azedar, não limitar as crianças e isso acontece tanto nas escolas e lares :(

    Necessário esse seu saculejar e sobre o caso do jogador, acho tão nocivo o incentivo a aceitação do que se chama preconceitos, que eu chamo de valores e paralelo a esse mundo pode tudo, tão descolado, global, colorido, um comportamento primitivo desses.

    Valia uma cartinha a cada torcedor filmado e localizado, intimando a comparecerem para um trabalho social com crianças negras, ou apenas o envio de uma colagem para esses cidadãos com retratos de pessoas de todas as cores e seus retratos ao lado de retratos de macacos, henas, bem te vis e muitos outros bichos que na sua irracionalidade tem mais civilidade que eles.

    Sobre seu comentário lá:
    Vc entrou no clima da troca e trocou meu nome para Bia Calu ?
    Ai! Ai! Ai!

    Lembrei com sua história de sala de aula, de um episódio de um desenho animado lindo que meu filho via quando pequeno (e eu se acho vejo ainda), chamado: O pequeno urso. Tem um episódio chamado: Dia do contra (ou algo parecido), que ele amanhecia dizendo boa noite dizia que estava triste, e os amiguinhos também, falavam td ao contrário.

    Brejeira semana para nós e eu branca que nem pão cru, nascida no dia do índio, adoro dizer que tenho o pé na senzala, por gosto, por ser baiana, por ser negona por dentro e fã da mistura racial que somos:)

    ResponderExcluir
  3. Olá Calu!
    Você é das que "presta atenção na vida". ;-)
    Creio que seus olhos tem aquele brilho peculiar.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Oi, Calu!
    A sociedade se indigna perante um ato tão rude - quem sofre o preconceito, não precisa escutar palavras, pois enxerga o preconceito nos olhos dos censores. Você foi muito feliz em fazer essa leitura do olhar, pois é de criança que enxergamos o que é espontâneo ou não, a vontade de crescer ou de apenas cumprir o que pedem. Também enxerguei na entrevista do jogador, a sinceridade - o olhar brilhante, límpido e sem máscaras de quem verdadeiramente é. Pois ser é algo que vai além do humano.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Beleza de cronica educacional Calu. As primeiras emoções são as que dirigem os novos caminhos.
    Este olhar pedagógico é tudo para um educador, parabéns pela sensibilidade e historia vitoriosa neste área.
    Lamentável né Calu o que se passou no Peru com o jogador e saber que isto acontece aqui no Brasil é mais triste ainda, um jogador do mesmo Cruzeiro sofreu algo semelhante de um jogador argentino jogando no Grêmio de Porto Alegre. Não houve punição como são as coisas neste país. Outro jogador do Palmeiras fez o mesmo com um jogador do Atlético Paranaense e teve uma suspensão. Quer dizer estas coisas estão acontecendo com muito mais frequência que a mídia está a divulgar este caso do Tinga. Mandela já dizia que ninguem nasce odiando outra pessoa pela cor, credo ou raça isto é ensinado.

    Linda semana Calu.
    Meu terno abraço.
    Bju de paz amiga.

    ResponderExcluir
  6. Calu:
    Como é bom quando se consegue trazer a tona o brilho que há em cada um....
    E isso torna-se contagiante.
    Com certeza, ultrapassa os muros da escola....
    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  7. Vi também a entrevista do Tinga e o admirei muito pela honestidade de sua alma.
    Que a Educação se fortaleça para que nossas crianças e jovens tenham um futuro melhor!
    um abraço grande e carioca.


    ResponderExcluir
  8. Bom dia Calu.
    Muito boa a sua postagem.
    Um abençoado dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. È lamentável o acontecido e ,como vc diz muito bem ,todos podem ter chances de brilhar e a educação é fundamental.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Calu, nada como ter brilho no olhar para passar aos alunos tb! Um texto muito lindo,eu adorei ler! bjs,

    ResponderExcluir
  11. Já fui professora e já vi vários desses olhares brilhando e alguns outros tantos opacos..Que vida dura tem um educador, sempre tendo que chamar a atenção do aluno.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Bonita reflexão, Calu! O nosso mundo precisa sim valorizar "os olhares" e trazer esperanças novas aos sonhos perdidos... Ah, se tantos professores fossem como você, tivessem sensibilidade à flor da pele! Certamente, muitos prejuízos emocionais e profissionais/intelectuais seriam evitados!
    Um abraço GRANDE...

    ResponderExcluir
  13. Que lindo post Calu. Também acredito que somente a educação poderá mudar a nossa realidade, que no momento não é muito animadora…
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  14. Olhos brilhantes, varinha de condão e oração para seu dia em boacompanhia :)

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!