quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Como Virá Meu Natal - IV Interação Natalina










O convite da Rosélia, do www.idade-espiritual.com, me possibilita contar mais um pouco sobre os Natais em família, um assunto que me traz caras lembranças afetivas, ainda mais pra quem, como eu, já tem um longo percurso de história vivida, afinal, relembrar bons momentos aquece o coração da gente.

Há três anos meu Natal tem sido ainda mais intenso, mais cheio de risos, mais vívido em cada detalhe da celebração; tudo por causa da feliz presença de meus netinhos que ao chegarem trouxeram consigo um brilho único ás nossas vidas, ocupando os corações de toda família e preenchendo de alegria vibrante nossos dias.

Antes,enquanto a minha turma ia adultescendo, ia também modificando a face das comemorações das festas natalinas.Nada que ofuscasse o sentido da festa ou que interferisse no intento da tradição, mas os movimentos da vida que foram ganhando outros contornos influenciaram novas acomodações para estas reuniões familiares que a partir de certas exigências da vida se amoldaram aos ritmos que surgiam e, durante uns quinze anos tivemos uns Natais com presença maciça e outros com uma relativa baixa de quórum.Normal, para nosso tempo. 

As lembranças dos Natais passados me são muito queridas, embora tenha havido um ou dois nos quais atravessamos umas tristezas, mas a esmagadora maioria deles foi de alegres celebrações e isto é mais que motivo de felicidade constatada.Quando os filhos ainda eram pequenos, a intensidade da festa acontecia em altos decibéis de risos e barulheiras com os brinquedos ganhos no dia, mas o Natal não havia se resumido a isto apenas. Durante todo o mês de dezembro eles vivenciaram o significado da festa participando de múltiplas ações despertadas pela data.Em meio as histórias e lendas e movimentos solidários, o Natal se presentificava dia a dia.

E, neste ano, meu Natal virá, ou melhor já está vindo em amorosa brisa do alto azul embalada no balanço das asas da Dona Cegonha em vôo suave com sua preciosa carga, meu novo netinho ou netinha que chegará em julho de 2014, aumentando a turminha de sapecas e também nossos sorrisos de felicidade; para ainda maior alegria, a família estará todinha reunida este ano. Quem tem filhos morando fora do estado sabe do que eu falo.Sabe do quanto é difícil reunir todos nestas datas devido a compromissos ou outras necessidades que aparecem.Quando as datas de todos se combinam é uma alegria total, por isso, eu estou a mil por hora nos preparativos, na decoração, nas providências da arrumação da casa, cheia de euforia e animação.

Só tenho a agradecer por todos os Natais passados e presentes com a certeza de que os futuros serão tão abençoados quantos os já acontecidos. 



****** 



Desejo a todos(as) vocês um Natal cheio de sorrisos constantes, alegria presente em cada rosto e doçuras enlaçadas em cada abraço.

Que este Natal seja lembrado com felicidade por cada um que o vivencia:)


FELIZ NATAL!

15 comentários:

  1. ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    Meu agradecimento pelos carinhos todos nesse ano e desejos de FELIZ NATAL e lindo, iluminado e com muita garra 2014 ! beijos,chica

    ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Calu!!
    Nunca fui muito chegada nessa época... então não guardo grandes recordações assim do Natal. Mas acho que o bom da data é mesmo poder estar em paz com as pessoas que amamos, nos reunirmos e vivenciarmos esse clima de tranquilidade e serenidade que o Natal tende a proporcionar.
    Desejo que teu Natal seja maravilhoso, beijos!!

    ResponderExcluir
  3. "Os anjos disseram: Ó Maria! Deus te anuncia- Um Verbo, encarnado d’Ele, anjo novo é o messias, Jesus, Filho de Maria; será ilustre nesta vida e na outra; e estará entre os próximos a Deus.
    Ele falará aos homens, no berço, assim como na maturidade, e estará entre os virtuosos."

    DEUS vem nos visitar, alegremo-nos e n'Ele exultemos!!!


    Olá, querida amiga Calu
    Parecemos 'duas almas vovozando'... Nossos Natais serão bem parecidos e virão semelhantes com uma única diferença: a cegonha voando alto pra ir ter coma sua família e se esqueceu de pousar por cá também, na Região dos Lagos... rs...
    Eu e a nora estamos doidas pra receber a tal notícia e ter dias assim como virá o seu Natal: 'amorosa brisa do alto azul embalada no balanço das asas da Dona Cegonha em vôo suave com sua preciosa carga'...
    Alegro-me com vc e os seus queridos... é tão bom ser vovó de novo!!!
    Quanto mais jovem melhor.... depois, a artrose castiga e não podemos pegá-los ao colo por muito tempo... haja pilates!!! rs...
    Seu Natal será supimpa, saboroso e cheio de gostosura com o Menino Jesus bem pertinho de todos...
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm festivo de paz e bem
    P.S. O seu netinho (a) será o Menino Jesus da nossa IV Interação de Natal... Viva!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Xará!
    Linda participação e parabéns,
    pela breve chegada do novo netinho(a).
    Um Feliz Natal à você e à todos seus familiares.
    bjs amiga
    Carmen Lúcia-maymilu

    ResponderExcluir
  5. Olá Calu!
    Então vais ser avó novamente! Isso é bom demais! Parabéns, Menina, que post bacana esse, As lembranças aflorando... gosto muito de ler textos assim. Muito bom, você escreve lindamente, leio com prazer. Bjs e um ótimo Natal. Marli

    ResponderExcluir
  6. Querida Calu,
    Eu sei que seu natal será lindo, ainda mais com os netinhos presentes, pois eles trazem toda a alegria e brilho a esta época. Sei também que terá um trabalho grande para montar toda a festa, mas espero que os filhos e noras te ajudem também, fica tudo mais leve.
    E o que mais desejo a todos que amo é que datas como esta sejam de paz e muita ternura entre a família, isso faz tão bem à alma.
    um abraço grande carioca


    ResponderExcluir
  7. Olá!Boa noite, Calu!
    Parabéns pela participação na BC da amiga Rosélia!...
    Um belo texto, posso substituir a palavra suave pela legítima sensação de suavidade através de suas palavras , música pura.
    nossa… parece que estou viajando no tempo… as lembranças, aquelas reuniões familiares…lembro-me de um Natal em que queria muito uma guitarra ( de brinquedo). Eu devia ter uns 7 anos. Meu irmão me deu, mas não era bem do jeito que eu queria. Na verdade era um violãozinho. Abri o presente, disfarcei e disse que tinha adorado. Nunca tive coragem de dizer a verdade. Até hoje pelo menos...mas, o que mais aprendi, com a minha família,foi,mesmo vivenciar o verdadeiro significado do Natal...também, participando , assistindo e aplaudindo inúmeras ações
    Ah são tantas lembranças!
    E para mim, as confraternizações familiares de Natal é muito difícil porque estamos separados por Oceanos e estradas... mas, não perco a oportunidade de estar com meus amigos, das pessoas que amo , e nem de buscar a verdadeira essência da data e se envolver emocionalmente com o seu real sentido, que é o de renovação, fé e amor...
    Parabéns pela breve chegada do netinho...
    agradeço pelo carinho, muito obrigado, belos dias, beijos!




    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu, parabéns pelo novo netinho que vai chegar, ainda não tenho neto mais muitos sobrinhos netos, minha mãe tem abençoa de ser bisavô de 15 e está chegando mais um ainda esse mês. Estamos só aguardando. Eu comemoro como se fossem meus netos, Que linda postagem bem descrita cada saudades, muito bom. Que o seu Natal seja cada vez mais cheio da presença dos que te amam e com muita paz. bjsss

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Calu. Parabéns pela participação na BC de Natal. Estou comentando em todos os participantes, que assim como eu, tive a felicidade de interagir.
    Natal não somente é uma época festiva, é o milagre da vida, que devemos agradecer todos os dias.
    Que bom que seu Natal será mais agitado ainda.
    Que as bênçãos de Deus recaiam sobre sua família e você.
    Parabéns pela nova criança que está chegando, seja menino ou menina, que tenha muita saúde e seja sempre de bons valores.
    Beijos na alma e FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  10. Que o mais novo membro da família seja muito feliz isso que importa e que Deus os abençoe muito.
    Já gostei mais do natal...mas estar com quem amamos não tem preço.
    Seu blog foi eleito como um dos melhores de 2013 pelos seguidores do Café entre amigos.
    Parabéns pelas indicações, abaixo segue o link com os dados e o selo de reconhecimento.
    Parabéns seu blog é excelente.
    http://www.cafeentreamigos.com/2013/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
  11. Olá Calu,

    Parabéns pela linda Família e pela chegada de mais um bebe...
    Ser Vovó é coisa que só quem é sabe (eu sei e agradeço)...e passar o Natal ao lado dos Familiares é muito especial...

    Que o Seu Natal Seja Pleno!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  12. Olá Calu, adorei a sua participação e é com imensa alegria que tomo conhecimento que D. Cegonha vai abençoar de novo a sua família! Desejo-lhe um feliz Natal e que o Novo Ano seja repleto das maiores felicidades. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  13. Calu, Natal com crianças faz toda a diferença e Natal com netinhos então, que delícia! Que bagunça mais gostosa do mundo! E que o pequeno reizinho chegue com muita saúde e tranquilidade e encontre amor em abundância.

    Que seu Natal seja maravilhoso, menina, cheio de paz e amor!

    http://blogsimpleseclara.blogspot.com.br/2013/12/como-vira-o-meu-natal.html

    ResponderExcluir
  14. Bonita e transparente participação.
    Belo presente para celebração do Natal, mais um novo ser que realmente traz sempre novos ares ao ambiente.
    bjs FELIZ NATAL

    ResponderExcluir
  15. Oi Calu
    As histórias dos seus natais são lindas, louve a Deus!
    Que todos que estarão por vir estejam todos presentes para a felicidade da família
    Volte, fiquei feliz com sua visita
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!