sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Olhar Local- Teia Ambiental

"Enquanto os homens exercem
seus podres poderes
motos e fuscas avançam o
os sinais vermelhos e 
perdem os verdes..."
Esse é mais um caso clássico de afirmações que nunca perdem a atualidade. Na composição de Caetano Veloso encontraremos,infelizmente, confirmações da  sempre presente cobiça humana.Falo com olhar local sobre os os constantes destemperos praticados pela Prefeitura de Niterói nas últimas quatro décadas. Sim, porque além de todo o descaso com o meio-ambiente e o urbanismo consciente, engorda sobejamente o bolso das empreiteiras co-irmãs que tem passe-livre no território do município.


A partir do fim dos anos 50 começava a desenfreada construção desse paredão de pedra que hoje é a feição duma das principais praias da cidade_a praia de Icaraí.O resultado dessa desordenação são apartamentos escuros, sombreados e com ventos encanados que atingem do chão aos mais altos pavimentos. Privando  os moradores de receberem a necessária luz solar e ventilação adequada para o arejamento dos ambientes internos.Isso, sem contar com a precária rede de água e esgotos que ainda hoje não comporta o volume da sanha imobiliária na cidade.
Mas, nada disso detém a Prefeitura em continuar distribuindo alvarás de construção como brindes em festa.E que festança!Essa semana, houve uma intervenção do MP junto a Secretaria do Meio-Ambiente e Urbanismo sobre a ocupação irregular de áreas de preservação ambiental, que são em número significativo em Niterói. 


Essa é uma delas__ o Parque da Cidade, que fica morro da Viração.
Com encostas desabadas, omissão de controle das mesmas, a tragédia do Morro do Bumba, má distribuição dos recursos municipais, ocasionais faltas d'água, vou sugerir que mudem o nome da cidade, de Niterói__ Àgua Escondida; para Itapuca__ Pedra Furada.


19 comentários:

  1. Calu, este é um problema no Brasil. Aqui em Vila Velha, ES, é a mesma coisa, as praias perdem o sol por causa das sombras dos altos prédios. É um horror! Ninguém toma providência, o que manda é quem dá mais. Infelizmente as pessoas não tem noção de que estão destruindo a natureza.
    Um bom final de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu, e como tem isso em várias cidades, é o "pogresso" rsss que chega de uma forma torta e as vezes nem chega afff
    Ahh eu tenho sim aquele poema em cartão, só que numa outra moldura e agora reformulei ele um pouquinho pra postar no poetando, aliás eu queria ter tempo pra ficar fazendo mais cartões mas não acho jeito rsss
    veja lá alguns...
    http://minhamagia.blogspot.com/search/label/Meus%20poemas%20-%20Acr%C3%B3sticos
    Beijos com carinho e bom fim de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Não é apenas em Niterói...è geral por aqui.Infelizmente! beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  4. Calu querida,

    Vou repetir: é "pobrema" do Brasil! Governantes enriquecem-se vendendo áreas públicas! Excelente seu post!
    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Calu, vim retribuir a sua visita ao meu blog e encontrei um belo e gracioso.
    Saiba que aqui em Fortaleza o estrago é geral, sou a favor do crescimento urbano, desenvolvimento das cidades ... mas tudo desordenado? Tudo visando interesses de poucos, pois a omissão também é gerada pelo intersere de não participar.
    Mesmo assim Niterói é linda, bju

    ResponderExcluir
  6. Olá Calu...o mesmo digo, que surpresa gostosa ter sua visita... e em troca, olha só que cantinho lindo!

    Sou de Guarujá... a praia mais central, a mais badalada... sofre deste mal...

    No meio da tarde, já não se tem mais sol... as frestas são disputadas pelos frequentadores, que buscam ansiosos pelos raios de sol...

    Em pleno inverno, invadindo a primavera, quando se precisa tanto do calor do aol, ele se esconde atrás dos edíficios, aliás nem o por do sol se pode ver nesta praia...

    muito bom seu tema... muito lindo seu cantinho...

    beijos...aparece mais viu?

    ResponderExcluir
  7. Calu, o poblema é que o pogresso astravanca o Brasil.

    Consumismo, ganância, estupidez. Estou farta de tudo isso! Vou virar ermitã, não sei se terei área verde para me isolar, mas que estou querendo estou.

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  8. É muito triste ver tudo isso acontecendo e não poder fazer nada...
    Dá revolta, tristeza e um grande sentimento de impotência diante do todo poderoso dinheiro, que comanda os destinos da humanidade.
    Muito boa sua postagem para a Teia !
    Só agora fiz a minha, pois o dia foi muito corrido!
    Estou colocando no meu blog a relação dos participantes.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Não conheço Niterói, mas entendo sua indignação, tão bem colocada na postagem. No Brasil inteiro, negocia-se a beleza e o bem estar que deveriam ser preservados, em nome de um chamado "progresso" que, na verdade, significa dinheiro , troca e poder.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Calu,que triste saber que em Niteroi tb está acontecendo esse descaso do poder publico com a natureza!Aqui em Sampa onde moro vai passar o metrô....rss...já viu a bagunça que virou a rua onde moro,né? E as obras não são só do metrô mas de casas comerciais que se instalam ao redor!Area verde...nadinha!Nem te conto!Bjs,

    ResponderExcluir
  11. Olá linda Calu,
    este mês acho que vou ficar fora da Teia, no entanto ainda tentarei postar nos próximos dias.

    Se soubesse o quanto eu estou farta de urbanismo, de cidades engolindo a natureza!!!
    Não vejo a hora de ir viver para o interior, onde não há prédios altos, estradas movimentadas, nem barulho ensurdecedor.

    Até quando sitios lindos no interior vão ficar a salvo da urbanização alastrante???
    Felizmente que no interior ainda há os chamados terrenos rurais onde não é possivel construir. Caso contrário, qualquer dia só podemos fugir para a Lua!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  12. Calu, infelizmente o dinheiro ainda fala mais alto, principalmente para os políticos. Justo eles q poderiam fazer pelo bem das pessoas e meio ambiente, fazem apenas pelo bem de seus próprios bolsos. Q cada dia mais as pessoas possam fazer valer as suas idéias e opiniões. Que ergamos a nossa voz em prol do meio ambiente. Muita paz!

    ResponderExcluir
  13. É muito triste mesmo o descaso com nossa natureza... fico indignada, mas....

    Vim aqui te conhecer e agradecer sua visita ao meu blog.
    Gostei daqui!
    Fique em paz!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida
    É bom ver os alertas serem dados pela coletiva dos amigos...
    Bjm de paz e ótimo Domingo

    ResponderExcluir
  15. Calu querida boa noite...sabe essa problema da urbanização desenfreiada amiga é geral..Aqui em campinas se constroi muito edificios e condominios de casas sem parar...Para que?? lucro e mais lucro..
    a Prefeitura não esta preocupada que tudo isso destroi o meio ambiente e a poluição visual só aumenta..
    impressionate as fotos que postou..é a realidade..
    beijocas e bom fim de semana
    titi

    ResponderExcluir
  16. Não dá para entender toda essa situação.Alguém ganha muito dinheiro com isso, não conseguem perceber que não dá para ir dando álvara por aí, sem estudar o local.Hoje também estava assistindo uma reportagem sobre licença ambiental no Amazonas sobre reservas particulares, onde uma empresa tinha licença ambiental(cfe advogada), mas no depto não tinha e não há fiscalização para isso...Isso se torna uma bola de neve e continuam fazendo como se nada tivesse acontecido.
    Continuarei essa semana comentando minha árvore linda..
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  17. Querida Calu,
    Nós que moramos aqui estamos estupefatos com estes atos vergonhosos de uma prefeitura sem noção, sem ação, sem ética, sem vergonha.
    Deixar aquela área do Parque da Cidade do jeito que está é coisa para processo. Quando vim morar aqui há quase 5 anos, levei amigos até lá que ficaram extasiados com a vista magnífica de toda a Baía de Guanabara, parecia que estávamos no céu, mas a subida é totalmente abandonada, fora os flanelinhas que abundam no local.
    Estes prefeitos, deputados e vereadores deveriam ser penalizados pelo descaso e abandono das áreas ambientais de suas cidades, quem sabe assim as coisas mudassem de figura.
    Para todo o lugar que se olha, não só aqui, mas em vários pontos do país, vemos o descaso e o mal uso do meio ambiente. Triste tudo isso!
    beijos cariocas e ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  18. Olá,Calu!!

    Ah!Falta tanta consciência!!!Quem tem o poder não está nem aí, para o meio ambiente...só pensam nos bolsos...de preferencia cheios,né?!
    Uma vergonha...até quando será assim?!!
    O planeta fá esta pedindo socorro...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Isso, amigo Calu, no Brasil, chama-se de "Ordem e Progresso": Alguém da a ordem e outro progride.

    Adorei seu texto; abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!