quarta-feira, 8 de junho de 2011

Serendipity (ou) Escrito nas Estrelas

Arte de Anne Soline 

Ouvi a palavra pela 1ª vez no programa da Leda Nagle, em entrevista a uma cantora do vale do Jequitinhonha, no lançamento de seu CD nomeado: Serendipity.Explicou-se que era uma palavra de origem celta traduzida por Guimarães Rosa, como expressão de: " fazer descobertas felizes e inesperadas por acaso."Foi cunhada por um escritor inglês a partir dum antigo conto de fadas chamado"Os três príncipes de Serendip."Sua tradução para o português fica meio feia; serendipidade ou serendipismo, mas não invalida seu interessante significado.

Algo maravilhoso que ocorre por acaso, transborda nossos melhores devaneios. Quem de nós não se encanta ao realizar uma situação"serendipity"?
È como no trecho da música  do Jota Quest:__ O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído...!
Se puxarmos pela memória, vamos recordar de muitas situações similares em filmes, histórias, lendas, cartoons e afins.Há um filme de 2001, comédia romântica, bem água com açúcar, que leva o título encarnado na ação acontecida trazendo a magia para o cotidiano moderno. A possibilidade de que grandes amores são obra do acaso ou destino, como queiram.


As comédias românticas vão continuar sendo alimentadas pelo conceito serendipity, por uma boa razão: o acaso, se não é a mais segura, é a forma mais bela e mais excitante de se embarcar numa relação a dois.Sempre se dará um sobressalto no coração ao lembrarmos de uma situação marcada pelo improvável, pelo inesperado, que pode até ter trazido dissabores, mas que também trouxe satisfações.


Tomara que nessa semana marcadamente romântica, vcs vivam situações serendipity altamente amorosas com seus pares.

Calu

9 comentários:

  1. Oi, querida Calu!
    Então serendipity para todos nós hoje e sempre!
    Voltei, devagarzinho ainda, mas já estou nas visitas aos queridos amigos. O vulcão nos enviou mais cedo para casa, mas já vou pra minha montanha sagrada.
    Saudade docê.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Calu!!

    Que lindo post! Não conhecia a origem da palavra!!! Sou uma apaixonada pelas histórias celtas!A palavra é linda!!
    **Adoro romances...rsrsrs
    Beijos pra ti!!

    ResponderExcluir
  3. Calu,
    Sempre pensei que essa palavra (difícil de se pronunciar) significasse destino.E não deixa de ser. Excelente essa postagem, e também não sabia que sua origem era celta.
    Morri de rir com a compra do par de sapatos lá no Conjunto Nacional. E o pior, vc não sabe, que ninguém nos ouça (ou leia rsrsrs...) o meu marido nem entra na loja...Talvez pra não abrir a carteira, né Calu!!! rsrsrsrs... A vida é assim mesmo!!! Acho que o autor daquele texto (que é diretor de redação da Revista Época, ele escreve todas as quartas-feiras) é lunático ou marcianto, pq os terrestres não costumam ser assim não.
    Bjkas mil!

    ResponderExcluir
  4. Assisti um filme com o Steven Martin cuja narrativa falava dessa palavra e gostei muito da descrição feita por ele - agora estou com a sensação e me esqueci do título do filme.
    A primeira vez que li essa palavra foi por ser o nome de um blogue (Serendipicidade) - daí fui atrás para saber o significado e soube deste escritor que citou, Horace Walpole que descreveu um conto de fadas persa sobre as aventuras dos príncipes que faziam descobertas inesperadas, ao acaso, quando viajavam pela região de Serendip - antigo Ceilão, atual Sri Lanka.
    Serendipicidades pra todos nós! E que ela nos tragam novos amores, amigos e festividades.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Calu!!

    Tenha uma ótima sexta!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Betinha,
    já estava com saudades.Que mesmo voltando mais cedo, vc tenha dias de serendipity seguidos.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Os celtas exercem um mistério que nos instiga, né Vivian?Tbém adoro a mitologia celta.
    Bjo querida.

    ResponderExcluir
  8. Leninha,
    é deslumbrante como continuamos a aprender sempre, não importa quando, a vida é uma escola fantástica!
    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Luma,
    por enriquecer a postagem, com sua oportuna explicação e comparecimento.
    Venha sempre que quiser. Vc é bem-vinda!
    Bjo grande.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!