domingo, 20 de fevereiro de 2022

Bela Vista


Não cansam as belas vistas que a natureza proporciona.
Não cansam as palavras motivadoras que acendem dia-a-dia, a luz do espírito. 



"Tenha coração de criança. Retome sua amizade com Deus. 
Reaprenda a brincar! Faça experiências novas, diferentes e ricas em deslumbramentos. Torne seus dias deliciosos ao recheá-los com coisas boas!

Combine seus trabalhos com outras atividades que gostes de fazer. Vença o mal com o bem. Para uma pessoa que lhe trate mal, cerque-se de duas, três, quatro...que lhe tratam bem. Encontre um tempinho para caminhar sem ter obrigação de chegar a algum lugar específico, apenas, pelo gosto de andar, ver árvores, flores, respirar ar fresco e tomar um pouco de sol...Isso lhe fará bem, acredite!

Leia mais. Leia coisas( histórias) bonitas e aconchegantes_ ler é um modo de fazer faxina na mente e no coração. Ouça boas músicas, daquelas que iluminam a alma. Sorria muito, sempre. Cumprimente a todos com ternura. Converse com o máximo de pessoas que puder. Livre-se dos sentimentos de revolta, pois azedam a vida."

( M.Mendes)






terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Retalhos poéticos

















Na escrita à mão denota-se autenticidade e emoção. A espontaneidade acontecida num bilhete, numa carta ou poema, torna-a única. Em um pequeno pedaço de papel fica registrado aquele momento no traçado da caligrafia. São retalhos em volteios no deslizar da caneta ou do lápis, indo ao encontro do leitor.

Nenhuma digitação supera a originalidade da letra escrita.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Uma imagem-um conto/fevereiro 2022


Transcorreu pelos meses do ano que passou e segue com fôlego e criatividade, a série: Uma imagem-um conto, criada pela amiga, Norma Emiliano, tendo como temas para múltiplas criações, imagens do calendário de reproduções de pinturas originais feitas por pintores com boca ou pés.  


Não deixe a esperança enferrujar-se

Havia anos restava esquecida num canto da garagem. Todos que por ali passavam a ignoravam igualmente. Suas engrenagens enferrujadas soltavam pó  laminoso no chão. Selim e guidão se desfaziam pela passagem inexorável do tempo. Ninguém lhe dava importância. Ninguém sequer lembrava-se dela que, fora tão companheira do seu dono.

Há muito se conformara com a existência vazia a que fora entregue. Nem nutria nenhuma esperança de voltar a circular pelas ruas do bairro. Achava que seu destino estava selado: o ferro-velho.

Dia houve, porém, que um garoto de cabelos de fogo, aproximou-se dela. Olhou-a de cima a baixo. Desencostou-a da parede e verificou as correntes, os pneus, todos os detalhes de sua estrutura e foi-se embora. 

"Pronto, pensou ela, chegou o dia do ferro-velho."

Passaram-se poucos dias e ela viu o garoto retornar. Trazia consigo pneus novinhos, correntes tinindo em alumínio brilhante, um selim todo forrado em azul metalizado, um guidão aerodinâmico estiloso. O cirurgião-mecânico começou a operação de renovação com empenho e cuidado, enquanto ela, sentia dos aros aos pedais, do selin aos freios, a vida reacender suas engrenagens despertando novo ânimo e novas promessas.





sábado, 5 de fevereiro de 2022

Pequeno álbum de viagem


 Era 15 de dezembro passado e nós fomos pelas estradas da França seguindo o sol. Ele não nos decepcionou, mostrou-se exibido em todos os dias de nossos passeios.



( Clérmont Ferrand)

Pela manhã o frio da noite teimava em ficar, mas, logo se rendia à presença do sol nas alturas chamando-nos para passear. 



À noite chegamos em Lourdes. Fomos logo conhecer o Santuário sob a luz intensa da lua cheia. Inesquecível! 



O inverno castiga a vegetação, porém a qualquer estio o sol apresenta sua força renovadora. Vimos muitas árvores desafiando o clima com suas folhinhas novas brotando. 


No ponto mais alto da cidade, fica o castelo-fortaleza aberto à visitação. Lá contém uma exposição permanente sobre os antigos habitantes(séc:XVII) daquela região dos Pirineus. Interessantíssima!



Da torre do castelo, a visão é de 360°, ainda mais num dia de sol claro. 





Como ilustração nos livros infantis, os picos nevados da cordilheira fazem fundo mágico ao cenário. Pena, que eu sou péssima fotógrafa.

Passamos três dias na cidade e foram intensamente significativos. 

" Viajar é trocar a roupa da alma."

( Mário Quintana)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Olhares por sobre o mar



 Se faz intensa 

 figura alada e plena.

Esvoaça elegante

em brisa ligeira,

ao rolar das ondas

que pintam o mar. 

Ajusta com graça,

as asas longas,

muda com os ventos

seu soberbo planar. 

Desfila altiva

 alva plumagem,

alcança lonjuras

em seu deslizar

solto, etéreo, 

roubando das horas

 extenso margear.

Solta um grasnar em

compasso afinado

cortando o devaneio

de quem a vê passar.

(Eu) 

***