sábado, 29 de agosto de 2020

Álbum

 

Estou sentindo falta de "Mulherar.
( trecho do texto da psicanalista, Helena Albuquerque) 

As mulheres costumam fazer muita coisa juntas. Não é raro vê-las em pares ou em grupo no cinema...fazendo compras... viajando...olhando vitrines...andando no parque...indo a shows...a exposições...almoçando...e tudo isso sem parar de conversar. 
[...] As mulheres trocam confidências...expõem aquilo que vivem e seus conflitos...bordam e tricotam( literal e metaforicamente)...brigam...acompanham e cuidam umas das outras numa troca recíproca e coletiva.



Nas muitas atividades em companhia das amigas...aparentemente tão triviais...fios da subjetividade de cada uma de nós se entretecem e nos ajudam a virar mulher...a ser mãe...a ser amiga... a casar... a ter filhos...a descasar... a trabalhar... a enfrentar a saída dos filhos de casa... a voltar a namorar... a passar pela menopausa... a envelhecer... a fazer os lutos e tantas outras coisas... 

 A vida seria muito mais dura se não fossem pelas irmãs-amigas...amigas-irmãs...com as quais podemos  falar e elaborar tanto as dores como as delícias que vamos experimentando ao longo da estrada...












domingo, 23 de agosto de 2020

BC comemorativa- Consciência Espiritual

 

Por mais que seja propagada a retórica de ditados antigos, nada se compara à vivência dos mesmos. Vê-se, nestes tempos, em largo crescimento a disposição das pessoas na busca por conforto espiritual de todas as correntes e naturezas. 

É no acolhimento dos ritos sagrados que  o espírito humano se conforta e apazigua, busca equilíbrio frente às adversidades acontecidas.A consciência se expande em decorrência naturalmente movida na fé e na perseverança, torna-se ela, uma consciência espiritual, que ao meu ver deveria ser abrangente para todas as naturezas, seres vivos e ambiente.

Abarcar em consciência espiritual cada criação do Criador; tratar com respeito e deferência a pequena violeta e a majestosa árvore, a gramínea e o jasmineiro, o fruto e a flor que lhe gera. Dispender carinho aos animais, ter-lhes respeito e preservar-lhes a vida como lhes foi dada.

Expandir com reverência o respeito ao nossos semelhantes, favorecer-lhes acolhimento, propor-lhes comunhão nas alegrias e solidariedade nas tristezas, ofertar-lhes humanidades em gestos e sentimentos de apoio ao enaltecimento da vida e, vida plena de boas venturas.

Quisera assim, poder ver, como fato natural, verdadeira Consciência Espiritual!

Grata lembrança de alegre encontro na livraria Arlequim por ocasião do lançamento de um livro da animada anfitriã desta festa, Rosélia. 


Parabéns, amiga, pela data marcante de tantas postagens enternecedoras ao longo destes 11 anos de Blogosfera!



terça-feira, 18 de agosto de 2020

Saudade= espremedora de corações


Nós conhecemos inúmeros casos de coração espremido.Se fôssemos buscar lá no baú das memórias emotivas ( isto é pleonasmo), creio que 365 dias não seriam suficientes para narrarmos todos.

Não irei aqui margear encolhimentos dolorosos, não, longe de mim, apenas vou fazer floreios no cabeçalho da página para ressaltar doçuras meio salgadas que por vezes se misturam aos instantes cheios de brilho. Nesta categoria eu aloco a saudade, essa danada onipresente nestes tempos atuais.

( Guel e Rafa)


(Theo) 

Pois, domingo aconteceu um episódio após o almoço em família. Meu pequeno e levado caçulinha (4 anos) não pára quieto, está sempre às voltas com seus brinquedos, ou com seu patinete deslizando pela varanda aberta.Fica chamando a irmã mais velha pra brincar ao que é devidamente engambelado. Sai ela pela lateral da casa pra andar de bicicleta com as amiguinhas e, fica ele sozinho com seus brinquedos.

Hora seguinte, meu filho chama pelo vídeo e começamos todos uma conversa animada, quando vem o primo Rafa(6 anos) na chamada distribuindo"ois" e beijos aos montes quando Theo se aproxima e pergunta:

____ "Pimo Rafa, vc qué bincà comigo?"

Imaginaram meu coração??? Espremido feito laranja!

As crianças também estão sentindo muito o distanciamento. Nós adultos, temos mecanismos de compreensão que ainda não se desenvolveram nos pequenos. Bem sabemos das necessidades dos cuidados imperativos, mas , sentimos o peso que tudo isso acarreta às emoções dos nossos pequenos.    

Permita Deus que a normalidade retorne em breve.  




sábado, 15 de agosto de 2020

Celebro a vida

 

Creio nos anjos que andam pelo mundo

                                        ( Natália Correia)


Creio nos anjos que andam pelo mundo,

Creio na Deusa com olhos de diamantes,

Creio em amores lunares com piano ao fundo.

Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes. 


Creio num engenho que falta mais fecundo

De harmonizar as partes dissonantes,

Creio que tudo eterno num segundo.

Creio num céu futuro que houve dantes.


Creio nos deuses de um astral mais puro,

na flor humilde que se encosta ao muro,

Creio na carne que enfeitiça o além.


Creio no incrível, nas coisas assombrosas.

Na ocupação do mundo pelas rosas,

Creio que o Amor tem asas de ouro. Amém! 


Festejo com gratidão a nova idade chegada.

Felizardamente celebro com muita alegria a data, certa de que, no próximo ano os abraços serão reais.



Estou sendo muito "mimada", rsrs, vejam só... 

http://wwwmeandyou-meandyou.blogspot.com/2020/08/no-misterio-do-sem-fim-por-calu.html  __ 

Linda peça composta pela querida Beth Lilás, feita postagem em seu blog. 

Beth Lilás 



A Rosélia também fez um mimo lindo aqui:       https://www.poesia-espiritual.com.br/2020/08/lili-melindrosa.html#comment-form 


 A gentil Diná Fernandes me presentou com uma postagem muito linda. Obrigada!   https://celebrandosuavida.blogspot.com/2020/08/niver-da-calu.html#comment-form

Cochicharam no meu ouvido que hoje 15 de agosto é o níver da carioca e blogueira Calu.



terça-feira, 11 de agosto de 2020

O aprendizado vem das experiências vividas

 

Há palavras que têm feito parte de órbitas frequentes durante anos: experiência, é uma delas. O termo é usado em várias situações e conceitos, mas, aqui vou pinçá-lo apenas como referendo vivencial(filosófico). 

Através das experiências ganhamos conhecimentos preciosos, sejam positivos ou não, porém, sempre conhecimentos. Só se aprende a fazer um bolo , fazendo-o. Básico e simples assim. 

Imagine uma semente. Ela contém dentro de si uma árvore de muitos metros, mas, para que este ser maravilhoso aflore são necessárias condições propícias que estimulem os potenciais ali abrigados. 

A boa química ambiental é o caldo desta poção elementar: o solo , sua umidade, o calor do sol, os nutrientes da terra, condições que vão proporcionar o surgimento daquela vida.

Mas, se ao contrário, a semente cair em solo infértil e com poucas condições de desenvolvimento, poderá no caso, acontecer uma natural experiência, uma verdadeira resiliência nos elementos desta semente que a fará germinar mesmo em condições adversas. É a vida testando capacidades, experiências. 

Por estas convicções que ultrapassam a lógica, afirmo:"quero estar experiencialmente viva." 



sábado, 8 de agosto de 2020

O meu melhor



Havia um burburinho como tantos outros abrindo o mês de janeiro de 2020. Pouco, quase nada se escutava que alterasse nossa atenção. Os dias transcorriam em ritmo rotineiro e, aos nossos olhos a vida seguia inalterada.Qual não foi nossa triste surpresa ao confirmarmos a drástica mudança em nossos dias. Susto, medo, insegurança, adaptação e preocupação passaram a dormir e acordar conosco. Passados meses, vemos o quanto tivemos de redesenhar as horas, emoldurar as esperanças e revitalizar a fé. 

Aos céus de azul intenso, aos dias cheios de luminosidades ancoramos nossas certezas de que seriam tempos passageiros, portanto fugazes e passíveis de rearrumações para a volta triunfal da normalidade; antes tão banalizada, agora tão ansiada. 

Durante este transcorrer acentuei minha intuição, avivei meus cuidados, portei sorrisos diários, enchi as horas de distrações leves, de leituras profícuas, de conversas nutritivas, de amores exaltados; enlacei a minha família de amorosidade cuidadora sabendo disfarçar a saudade da convivência com todos.

Amanheci todas as manhãs afirmando certezas no porvir, acreditando que o movimento das águas do rio-tempo se renovam naturalmente, mesmo que tenham remexido as pedrinhas do leito.

Por lições, constatei " que a poeira só assenta depois que os redemoinhos se vão", e este também irá, logo, logo!


Participo com alegria nesta roda comemorativa organizada pela amiga, Norma Emiliano, quando da celebração dos 11 anos de seu blog: pensandoemfamilia.com 

Estes encontros animam a blogosfera.
Parabéns, Norma, muitos aplausos por tantas postagens enriquecedoras ao longo destes 11 anos de blog.



terça-feira, 4 de agosto de 2020

Mais um filme___ A invenção de Hugo Cabret




Estamos tendo a mais o que sempre reclamamos termos a menos:tempo.Isto não é pouca coisa, mesmo sendo em face aos acontecimentos. Então, "bora" aproveitarmos bem os momentos de distração. Há filmes que revejo com todo entusiasmo e esse é um deles: "A invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese.

Um filme que soma magia e realidade na medida certa. A princípio parece infantil, porém, desenrola-se com nuances perfeitas de drama e comédia de melhor estilo. A trama envolvente se tece como devida homenagem  a um gênio da sétima arte: Méliès, sem, no entanto, configurar-se documentário. A história segue até o fim fiel a um enredo tocante e cheio de emoções com pitadinhas de suspense na dose certa. 

Hugo (Asa Burttefiel) um jovem órfão que vive numa estação de trem da Paris dos anos 30, tem a incumbência de cuidar do relógio da estação.Sua personagem transita apoiado por outras personagens incríveis e caricatas propositadamente dando uma atmosfera como a dos livros de belas fábulas e de aventuras.

Um filme para cinéfilos de todas as idades!