"Podemos ver o infinito num grão de areia e, a eternidade em uma flor!"
Willian Blake
sábado, 31 de julho de 2021
" O barquinho vai/a tardinha cai"
Vou falar do frio... não; vou destacar os dias azuis intensos, claros e luminosos que têm feito por aqui.
Não fosse o ar gelado( ih, falei...) seriam de uma perfeição magistral.
Me sinto revigorada ao desfrutar dias assim e, entre um click e outro, registrei na paisagem este barquinho branco contrastando com o cinza do Pão de Açúcar. Linda visão que me lembrou a célebre música da Bossa Nova: "O Barquinho", de Menescal e Bôscoli, gravada por inúmeros cantores(as) daqui e de fora.
Embora minha foto seja pífia de resolução, fechem os olhos e cantem com os experts da boa música mostrada no vídeo abaixo.
História original da composição " O Barquinho"( CBN- Campinas)
Um clássico da MPB já regravado por vários artistas foi inspirado em uma situação que correu sério risco de ser a notícia de uma tragédia, quando um barco ficou a deriva em alto mar durante todo a dia.
O episódio aconteceu com Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli que tiraram o dia para um passeio em alto mar com os amigos e um problema mecânico no barco os deixaram à deriva e no final da tarde quando foram rebocados de volta ao porto a inspiração pra compor surgiu.
A prosaica cena inspirou Roberto Menescal e Ronado Bôscoli na canção O barquinho lançada no inicio de 1960 que se tornaria um símbolo da Bossa Nova.
Boa tarde de sábado, querida amiga Carminha! Estamos parecendo seres extra terrestres com tanto abrigo se precisarmos de sair à rua e, em casa, o mesmo. Meu apartamtneo é bem fresco no Verão e, no Inverno, um friozinho que só vendo. A música é linda e hoje estamos em sitnonia cantando os barquinhos pelo virtual, pois participamos de uma interação com uma imagem de barco. Foi ótimo você ter falado sobre o tema e posto uma música clássica de muita beleza. Tenha um final de semana abençoado! Beijinhos com carinho de gratidão.
Bom lembrar dessa música, ah eu adoro, quem não? Mas a verdade seja dita, adoro essa música na interpretação de Nara Leão. Para mim não tem igual. Linda foto, um dia de luz! Bjs e um ótimo domingo! Marli
A musica e sua historia é sempre interessante Carminha. Não sabia e fico grato pela generosa partilha. Um barquinho vai... Bom domingo e feliz semana de paz e alegria e menos frio. Carinhoso abraço.
Foto linda, suas palavras, sempre plenas de simpatia e essa música tão doce, tão gostosa de ouvir e vamos combinar, Poeta que é poeta, faz música/poema até de difícil situação. Adorei o post querida, beijinhos e feliz semana Valéria
Sim, eu conheci essa história do Menescal outro dia e achei a inspiração dele muito interessante e tranquila, pois se sou eu à deriva por tantas horas no mar, choraria ao invés de compor versos. kkkk Ainda bem que existem poetas neste mundo, né! E reclamar do inverno do Rio é retórica de alguns que parecem ter disco arranhado sempre repetindo a qualquer inverninho a mesma coisa, não aguento mais esse tipo de gente. Ufa! Eu acho lindo o inverno no Rio, é a estação azul, os dias ficam suaves, fáceis de respirar e pra quem mora perto do mar é uma benção como esta linda foto expressa. beijos invernais geladinhos
Lindos dias estamos vivenciando apesar do frio. Eu amo esta música, aliás quem não ama? Não conhecia a história e para mim todas são bem-vindas. Gostei de ver a foto que está atualíssima. Bjsss
Não conhecia o tema musical, pelo que adorei conhecer a história por detrás de tal inspiração! Frio... algo que eu jamais pensei imaginar no Rio... mas aqui, o Verão, também tem estado com temperaturas, bem mais baixas, do que o habitual para a época... no entanto, prefiro assim, do que as ondas de calor que se têm feito sentir, em outros países da Europa... Enfim! Num mundo em mudança... até o tempo, está em mudança... Lindas as fotos, Calu! E gostei imenso de a ver bem protegida, contra o inesperado frio! Um beijinho! Tudo de bom! Continuação de um bom final de domingo e uma feliz semana! Ana
Boa tarde de sábado, querida amiga Carminha!
ResponderExcluirEstamos parecendo seres extra terrestres com tanto abrigo se precisarmos de sair à rua e, em casa, o mesmo. Meu apartamtneo é bem fresco no Verão e, no Inverno, um friozinho que só vendo.
A música é linda e hoje estamos em sitnonia cantando os barquinhos pelo virtual, pois participamos de uma interação com uma imagem de barco.
Foi ótimo você ter falado sobre o tema e posto uma música clássica de muita beleza.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho de gratidão.
Desculpe as teclas trocadas, amiga.
ExcluirEstou ouvindo a música. Tão suave.
*Apartamento
**Sintonia
Que linda esta música.
ResponderExcluirEla me traz doces recordações...
Amei a sua postagem, querida Calu.
Abençoadp fim de semana.
Beijinhos
Verena.
Fotos lindíssimas
ResponderExcluir.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
A sensação que esse post deixa é: "O Rio de Janeiro continua lindo!"
ResponderExcluirLinda visão, linda música e adorei te ver bem protegida para o frio enfrentar! beijos, tudo de bom,chica e lindo domingo!
ResponderExcluirBom lembrar dessa música, ah eu adoro, quem não? Mas a verdade seja dita, adoro essa música na interpretação de Nara Leão. Para mim não tem igual.
ResponderExcluirLinda foto, um dia de luz!
Bjs e um ótimo domingo!
Marli
A musica e sua historia é sempre interessante Carminha.
ResponderExcluirNão sabia e fico grato pela generosa partilha.
Um barquinho vai...
Bom domingo e feliz semana de paz e alegria e menos frio.
Carinhoso abraço.
Foto linda, suas palavras, sempre plenas de simpatia e essa música tão doce, tão gostosa de ouvir e vamos combinar, Poeta que é poeta, faz música/poema até de difícil situação.
ResponderExcluirAdorei o post querida, beijinhos e feliz semana
Valéria
Sim, eu conheci essa história do Menescal outro dia e achei a inspiração dele muito interessante e tranquila, pois se sou eu à deriva por tantas horas no mar, choraria ao invés de compor versos. kkkk Ainda bem que existem poetas neste mundo, né!
ResponderExcluirE reclamar do inverno do Rio é retórica de alguns que parecem ter disco arranhado sempre repetindo a qualquer inverninho a mesma coisa, não aguento mais esse tipo de gente. Ufa!
Eu acho lindo o inverno no Rio, é a estação azul, os dias ficam suaves, fáceis de respirar e pra quem mora perto do mar é uma benção como esta linda foto expressa.
beijos invernais geladinhos
Lindos dias estamos vivenciando apesar do frio. Eu amo esta música, aliás quem não ama? Não conhecia a história e para mim todas são bem-vindas.
ResponderExcluirGostei de ver a foto que está atualíssima. Bjsss
Não conhecia o tema musical, pelo que adorei conhecer a história por detrás de tal inspiração!
ResponderExcluirFrio... algo que eu jamais pensei imaginar no Rio... mas aqui, o Verão, também tem estado com temperaturas, bem mais baixas, do que o habitual para a época... no entanto, prefiro assim, do que as ondas de calor que se têm feito sentir, em outros países da Europa...
Enfim! Num mundo em mudança... até o tempo, está em mudança...
Lindas as fotos, Calu! E gostei imenso de a ver bem protegida, contra o inesperado frio!
Um beijinho! Tudo de bom! Continuação de um bom final de domingo e uma feliz semana!
Ana