( A. L )
Quando nos idos iniciais dos anos 90, nos chegou em mãos a proposta da inserção dos estudos de ética e filosofia na planilha curricular nacional, causou certo rebuliço no corpo docente/equipe técnica. Nada de espantoso, apenas a preocupação sobre os detalhamentos que deveriam ser focados nestas disciplinas para que as mesmas fossem apreendidas por toda a escola.
Optamos por começar a partir do "despertar da consciência corporal" de cada um. Seu corpo físico como um campo de estudo não apenas anatômico, e sim um campo extenso onde mil acontecimentos se alternam entre o ser e o sentir, dando forma e moldura a cada indivíduo.
Fomos atrás de publicações que nos ajudassem nessa nova e tão importante caminhada na formação-cidadã dos alunos(as), com as devidas preocupações sobre as abordagens e suas inúmeras transdisciplinaridades conjugando sentidos coerentes para todos: alunos/ família/escola. Importava e ainda importa, a meu ver, que as linguagens seja entendidas e assumidas por todos os que delas façam uso e que isto aconteça com propriedade, afinal, tudo o que nos significa torna-se pessoal, portanto, natural em nós.
Dentre outros aspectos, destaco aqui, só para ilustrar, um daqueles que nortearam( ou sulearam) o planejamento inicial esta listagem abaixo dando uma pequena amostra da Educação baseada na Ética:
_ Não cometer danos: a si mesmo, aos outros, ao ambiente
_ Veracidade
_ Cuidado e compaixão
_ Limpeza
_Vida simples ( ou a essência da vida)
_ Solidariedade
_ Diálogo
_Amor Universal
_ Respeito à vida ( sem restrições)
Embora pareça muito linear e um tanto utópica, a lista acima é de fácil compreensão e torna possível cada prática no dia-a-dia da sala de aula e demais espaços da escola e também da vida familiar, fazendo dos alunos(as) multiplicadores de atitudes básicas, valorizadoras duma vida mais plena e mais cidadã.Qualquer semelhança com nossas próprias diretrizes de vida, aprendidas na infância e ensinadas às nossas proles, não é mera coincidência, é Consciência Universalizada que ainda resiste bravamente através dos tempos.
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Alguns ilustrados pensadores
" O corpo é o inconsciente visível!"
( Wilhelm Reich)
"O homem é o seu próprio livro de estudo.Basta ir virando as páginas até encontrar o Autor."
( Jean-Yves Leloup)
" O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados,mas é antes de tudo, aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola."
( Jean Piaget)
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Imagem: ilustração de Artur Lidov, em 1962, para a extinta revista Life Magazine.