Romperam dois dentinhos de uma vez.Agora Valentina já tem um sorriso acompanhado.Apareceram no dia seguinte ao que fui lá corujar, por isso não saíram na foto do dia.O pai,quem viu primeiro, lhe deu uma camisetinha branca, como manda a tradição: quem descobre o primeiro dentinho do bebê tem que lhe dar uma coisa branca.E lá foi ele correndo cumprir o esperado; esta face tão cultivada, tão significativa em nossas vidas, as tradições.
Se fossem representadas por uma imagem,eu escolheria as espirais, vindas dum ponto quase invisível, alcançando alturas inatingíveis ou como um prisma multifacetado. Tradições, costumes, rituais,cores e formas de um mesmo cenário que são, foram e serão repetidas através dos séculos, confirmando nossa conexão com antigos saberes e nossa fé neles.Sim, porque trata-se de um ato de fé no que foi ensinado, praticado e confirmado por nossos pais, nossos avós, os pais deles...
Diferente de superstições, as tradições tem uma ligação direta com os rituais.São elos da mesma corrente que evolui e involui conforme as preferências. Há algo de tão forte nesta herança ancestral, que poucas vezes a renegamos.Alguns ajustes até acontecem, mas na essência, são elas, as tradições, que ajudam a contar as nossas histórias.Confirmam nossa cumplicidade às nossas raízes pessoais e sociais.
Cheia de simbologias, elas se incorporam ao nosso fazer e quase nem refletimos sobre isto.Quando sabemos que uma conhecida está grávida, já corremos pra comprar um par de sapatinhos vermelhos pro bebê.Brindamos as datas especiais, com champagne ( ou com um espumante,rsrs).Levamos flores ou gostosuras quando convidados(as) para um almoço ou jantar na casa de amigos. Se somos nós que recebemos, caprichamos nos comes e bebes e na decoração adequada.Gostamos muito de celebrar, e por que não gostaríamos? Celebrar é festejar quem somos, de onde viemos e até para onde vamos. È tradição festejarmos os acontecimentos felizes e ritualizarmos os nem tanto.Compõem nossa humana missão de nos recriarmos todos os dias.
O cinema cumpre bem o papel de divulgador das tradições através dos tempos.O filme "Chocolate"(2000), homônimo do romance de Joanne Harris, com Juliette Binoche no papel principal como Vianne Rocher, filha de um cientista francês e uma indígena da América latina.A tribo a qual pertencia a mãe de Vianne, tinha por tradição espalhar os benefícios do cacau pelo mundo, mandando suas mulheres nessa missão.
Tanto quanto agregam, as tradições também podem afastar as pessoas, aí cabe a cada um unir ensinamentos e bom-senso para conseguir um equilíbrio na questão, porém se não houver jeito, a escolha pelo que é benéfico pesa no fiel da balança.
****
Imagem: superscience.com
cinedica.com
Delicia essa fase dos primeiros dentinhos. Para nós, mães, e depois avós. O filme que comentas eu amo de paixão. Está linda, a Binoche e a história é de uma ternura só.
ResponderExcluirAs tradições vão se apagando se não passarmos para os filhos e eles para os seus. O que temos por aí, veiculado na mídia é vazio.
Beijos em dia cinzento no Rio.
Lindo te ler, importante tema sempre! E temos em nós ,ainda que tantas vezes nem queiramos admitir, as mensagens gravadas de nossos ancestrais...Isso é uma coisa forte, um elo e quando vemos, lá estamos nós fazendo, brindando, tudo como nos foi passado. A imagem do espiral foi maravilhosa pra mostrar... beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirOlá Carmen,
ResponderExcluirEu não sabia disso. Dar algo branco para quem descobre o primeiro dentinho.
Gosto muito de cultivar algumas tradições. E adoro filmes que abordam esse assunto. Em particular esse.
Boa semana.
Beijos mil
Tem toda razão cara amiga! As tradições, certos ritos que herdamos e que algumas não sabemos nem como fazer, mas são heranças de quem teve família, uma mãe participando, mostrando caminhos, comportamentos, envolvimentos amorosos. Acho que nossa geração teve muito disso e ainda bem que passamos para filhos e agora eles têm esse compromisso de passar à frente, senão a vida não tem graça, não tem o que chamamos de tempero. O tempero é este carinho, este olhar para celebrações de coisas pequeninas, mas momentos mágicos, inesquecíveis para pais, avós, família.
ResponderExcluirValentina agora já pode comer coisinhas mais sólidas e deve estar uma gracinha, uma bonequinha mesmo.
beijão carioca
Eu sabia disso,acho muito legal,curta muito o netinho e todas as tradições que unem a família
ResponderExcluirbeijos!
Olá Calu, e que tudo permaneça bem contigo!
ResponderExcluirSão realmente etapas inesquecíveis, acompanhar todas as modificações dos pequenos, eu tenho boas lembranças do que consegui acompanhar. Quanto ao filme, um belo e interessante filme!
Dar continuidade ao que faz bem é o dever dos que ficam e dos que chegam, apenas não é possível vestir o fanatismo em lugar da vontade de manter a tradição, jamais o fanatismo age sem cometer abusivos e irreparáveis erros!
Mas por cá nada de errado, sempre postagens interessantes, sempre para refletir!
Assim me encanta sempre que por cá venho ler teus pensamentos escritos compartilhados por cá, parabéns e obrigado!
E deveras agradecido eu desejo a você um viver de intensa felicidade, grato pela amizade, enorme abraço e até mais!
Oi Calu!
ResponderExcluirNão conhecia esta tradição do primeiro dentinho. Vivendo e aprendendo! As tradições marcam a nossa história e perpetuam a nossa cultura. Gosto de tradições, embora não cultive algumas. Acho importante este valor de identificação que está associado a elas.
Beijinhos e uma linda semana!
Calu, confesso que sou fã de rituais, não de uma forma doente ou neurótica, mas como uma maneira de conservar as ligações com nossa história cultural. Adorei seu post, um abraço!
ResponderExcluirNão conhecia essa tradição,rs
ResponderExcluirbeijos, ótima semana!
Não conhecia esta tradição dos dentes não... Novidade para mim. rs.
ResponderExcluirMuito relevante seu desfecho. Realmente, há tradições que unem e outras que separam, infelizmente, a última vem sempre de pessoas que não possuem bom senso e acreditam que somente suas tradições são verdadeiras e possuem valor.
Muito legal a postagem, parabéns!
A respeito da Blogagem Coletiva, claro que pode fazer do jeito que quiser, desde que não fuja do tema "sobrenatural" tudo é válido.
Obrigado pelo interesse em participar.
=> CLIQUE => Escritos Lisérgicos...
OI CALU!
ResponderExcluirACHO AS TRADIÇÕES MARCAS REGISTRADAS DE CADA NAÇÃO, SÃO ELAS QUE NOS DIFERENCIAM UNS DOS OUTROS E CULTIVÁ-LAS DÁ A CADA POVO UMA IDENTIFICAÇÃO, COM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E ISTO AUTOMATICAMNETE PASSA DE PAIS PARA FILHOS.
ABRÇS
zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI
Very interesting information. Thank you for your well wishes and heart felt words. May you have a nice day or evening ok?
ResponderExcluirOlá, Super intessante seu blog, se permitir a seguirei!
ResponderExcluirCalu,
ResponderExcluirgosto de tradições,sempre me trazem um sentimento de pertencimento a minha família, minha cidade ou meu país.
bjs
Jusara
Calu,as tradições sempre tem sabedoria dos mais velhos!Lindo seu texto e esse filme Chocolate é mesmo maravilhoso!Obrigada pelo seu carinho em meu blog pelo meu aniversario!Adorei!bjs e minha amizade!
ResponderExcluirMuitos costumes tradicionais, continuam unindo famílias, amigos, comunidades. Vez por outro, trago algumas tradições que a minha família mantinha, em tempos passados...como o de jogar o "dentinho de leite" em cima do telhado da casa, dizendo um versinho, ou a fumaça do incenso( na brasa) indo até as roupinhas do enxoval do bebê...
ResponderExcluirO filme Chocolate,é de uma beleza extraordinária, tão doce!
Obrigada, adorei!
Um abraço, Calu
Lúcia
Olá, Calu...
ResponderExcluirQue tempo?, aliás, Túnel do tempo...remeteu-me a imagem e teus dizeres,
Parabéns pelos festejados "dentinhos", ficam lindos (as) parecendo coelhinhos..rss
Bonitas são as tradições.
Adoro o livro e filme Chocolate, adoro a temática do desapego de egos que algumas personagens nos mostram, como o da Juliette, da Lena Olin, que amo a interpretação dela, falando dela, ela está visceral no filme Wake, bastante forte, uma trama aracnídea, forte sobre o filho dela que precisa de um transplante...e mostra também que muitas pessoas sofrem algum "distúrbio" [chamo assim] na mesa cirúrgica, onde ficam paralisados, porém sentem tudo, pois a anestesia não se completa. Esse filme é identidade da mãe, porque é mãe...me choca, mas o amo.
Super Beijos Comemorativos aos Dentinhos.
Sandra
*Calu, fui criada em meio às tradições ; contudo NÃO GOSTO das mesmas !
ResponderExcluirGosto do NOVO, do REcriado ... Por exemplo, na casa dos meus pais,
todos os domingos a família se reunia para almoçar junto ! Papai era
o cozinheiro da casa e sempre preparava uma comida muito saborosa !
Sentávamos à mesa : mamãe, eu e os meus dois irmãos ! Ele nos servia
e depois sentava conosco e comia ! Sempre saía algum assunto que não
era bom e discutíamos ... não tenho boas lembranças desses momentos !
*Olha, Calu, ODEIO convenção e tradição ! Elas sempre vêm com uma
boa dose de mau humor e falsidade !!! O.o
*Calu, comentando o filme Chocolate ... já o assisti 03 vezes
e estou procurando-o aqui nas Lojas Americanas da minha cidade para
comprá-lo em dvd ! (Eu o possuía em fita !!!). Achei este filme
simplesmente MA-RA-VI-LHO-SOOOOOOOOOOOO e dei graças a Deus quando o
pote com as cinzas da mãe da Vianne Rocher caiu e, em seguida, ela
decide pôr um fim nas suas andanças ! A filha dela sofria MUITO com
a vida cigana que ela levava ! *Deus me livre !!! O.O
*Calu, desejo que a sua neta Valentina possua dente branquinhos,
lindos e saudáveis !!! Isso é ÓTIMO !!! :))
*Calu, estou te acompanhando também através deste meu outro
blog : "Mesa de Estudo" !!! :))
Oi Calu
ResponderExcluirAí está uma tradição que desconhecia, quem descobrir o primeiro dentinho de uma criança tem que dar um presentinho branco. Interessante.
Com relação ao filme citado, ele é uma beleza, um encanto.
Beijo
Oi, Calu...
ResponderExcluirDemorei, mas vim!
As tradiões são ótimas... o que me lembro agora é qdo a mulher fica grávida e logo vem tias, avós fazerem aqueles textes pra saber qual o sexo do bebê. Bem, isso antigamente porque hoje tem a ultrassonografia....
Acho que assisti esse filme... não me lembro, mas acho que sim.
Beijos
"Celebrar é festejar quem somos, de onde viemos e até para onde vamos". Caracoles... rs.
ResponderExcluirCalu, interessante é o modo como encaramos as tradições conforme os nossos anos passam. Se na idade imatura achamos um porre, na maturidade ela é festejada de forma a valorizar os momentos tornando-os mais especiais. Talvez cada comemoração seja um modo de despedida - menos um natal, menos um aniversário, menos um ano novo... por outro lado é a soma da felicidade, dos festejos de uma vida.
Bom restinho de semana!!
Beijus,
Ah, já ia esquecendo... você perguntou sobre o banner do BookCrossing Blogueiro e fiz uma postagem com vários para que as pessoas possam escolher. O link está na lateral do blogue, abaixo do banner que lá coloquei do evento. + Beijus,
ResponderExcluirOi Calu!!!!
ResponderExcluirLindo lindo lindo o post!!!!
Um assunto tao significativo pra mim pêra tanta gente.
Lembrei das tantas tradições da família.
Beijos
Selma
Olá, querida amiga Calu
ResponderExcluirO meu está com 4 dentinhos e o sorrisinho é lindo demais!!!
As tradições me encantam... recuperam histórias lindas... Gosto disso demais...
Bjs de paz
Minha querida Calu,
ResponderExcluirSão belos os rituais e as tradições de cada povo e, se outra vida me for dado viver,é um estudo no qual gostaria de me embrenhar. Digo isto porque são extensas as tradições de cada povo e para um especialização uma nova vida seria necessária.
Parabéns pelos dentinhos da Valentina e que com eles ela saboreie tudo que a vida tenha de melhor...com garra e determinação.
E por falar em tradições, estou festejando o aniversário de uma grande amiga no Tudo a Ver e você é minha convidada.Apareça, tá?
bjsssssss,
Leninha
Nossa,Calu, parece que foi ontem que ela nasceu e já tem dois dentinhos!!!!
ResponderExcluirDeus abençoe!
Concordo com você, as tradições familiares geram laços que unem eternamente.Faz bem,aquece o coração!Algumas eu preservo, como as rosquinhas que minha vó fazia em dia de chuva,rodeada pelas netas "ajudando-a"!rsrs Agora sou eu que as faço só que rodeada pelos filhos...
Beijos!!