Se contássemos as horas dos dias pelo nº de histórias que ouvimos ou lemos ou contamos em seu decorrer de tempo marcado, teríamos a certeza de que passamos mais tempo nessas atividades que em outras.Mesmo estando no trabalho árido ou braçal, há sempre um momentinho arejado onde as histórias se infiltram e marcam sua presença naquele dia.
Somos seres históricos, nos compreendemos através da fala, da escrita, dos sons e das imagens que nos afirmam, confirmam ou negam, não importa a ordem, mas a permanência desta realidade.O mundo humano se manifesta intensamente nesta prática e nela o interpretamos e também a nós mesmos.
Os antigos eram craques nessa arte.Lembram-se dos mitos gregos?Das fábulas?Dos contos de fadas e os de capa-espada?E muitos outros gêneros de histórias que fomos colecionando ao longo da vida? Pois então, taí a base de muitos sonhos,valores, princípios, ousadias, vocações e descobertas que, adultos, achamos que tais pendores são obra apenas da educação formal. Pura ingratidão com as belas passagens que nos inspiraram a querer navegar pelos sete mares, descobrir o Eldorado, aprender a costurar com as fadas, viajar em tapetes mágicos, viver no Olimpo...
Olhando bem, hoje, em tempos tecnológicos, os antigos contos não nos abandonaram, estão por aí transformados nos Blogs de tanta gente sensível, poeta, cronista,contista, prosadora, apreciadora da palavra de ontem e da de hoje, permanentes doadores de beleza e emoção que nos encantam agora tanto como quando pequenos.
Embora, a dona maturidade seja dona da chave de meu tempo, insisto em manter todas as janelas abertas para os outros tempos que vivi. E faço questão de amanhecer cantando com Os Paralamas:
"O céu de Ìcaro tem mais poesia do que o de Galileu..."
Momentos esses que foram tão mágicos em nossa vida e que devemos sempre deixá-los permanecer!
ResponderExcluirBeijokas super em seu coração Calu!
Verinha
Olá, Calu...
ResponderExcluirQue belo resgate de todos os Contos, desenhados, falados, escritos....Amo Tudo Isso.
Crônica Linda!
Bjs,
Carminha!
ResponderExcluirVocê sabe que eu já fui uma contadora de estórias para crianças de escola pública lá na serra?
Era tão bom ver as carinhas, todos sentados em volta de mim e outra colega, pois trazíamos para aqueles meninos uma coisa que não era feita em suas casas, afinal, pais que precisam trabalhar fora e que lutam com muita dificuldade, além de pouco tempo, não têm sequer ânimo ou paciência para tal exercício. E acho que uma criança que nunca ouviu ou leu estórias, cresce com muita carência em vários sentidos.
Pela blogosfera o número de pessoas com capacitação para escrever e criar belos posts tem crescido a cada ano e nestes dois últimos então, é impressionante o número de blogueiros com o dom da palavra, você inclusive.
Ainda bem que há espaço de sobra para todos brilharem!
beijos grandes, cariocas
Calu,ai que texto mais lindo!Vc tem mesmo um jeito delicioso de contar histórias e realmente os blogs de hoje não irão deixar morrer a magia dos contos de fadas!Adorei o seu texto!Bjs,
ResponderExcluirOi Calu,que texto lindo.
ResponderExcluirAdoro sua visita lá no blog.
Abraços.
Cris
Olá, querida
ResponderExcluirHoje estou com a casa cheia... netinhos e filhos... uma delícia!!!
Pude viver, na prática, o que fala o seu post... minha especialidade como vovó...
Contei a história do livro da Mila, nossa amiga de blog: Nicola, a borboleta de uma asa só... ele adora ouvir... e eu, contar dramatizando... ele presta atenção às minhas encenações...
Bjm de paz
E vamos,Calu querida,escancarar as portas do imaginário,relembrar nossa Branca de Neve,nosso Pinóquio,nosso Pedro Malazartes e nossas Mil Léguas Submarinas.Fui contadora de histórias,na infância e minhas amiguinhas me rodeavam e seus olhinhos brilhavam enquanto os personagens desfilavam,trazendo magia para suas vidas.
ResponderExcluirMuito oportuna a sua postagem,amiga.
Bjsssss,
Leninha
Calu linda minha, gosto de manter esse meu outro lado tbm, deixar sempre essa chama acesa. Assim como vc e suas palavras e todo esse charme do teu blog demonstram isso!!!
ResponderExcluirbjokitas mil recheadas de muiiita saudade!!
;)
Calu querida,
ResponderExcluirLinda crônica! Resgate de uma realidade - que não se perderá nunca - e identificação de nova realidade, que, sem dúvida, tem muito espaço. Gosto de ambas. Gosto do seu estilo de escrever e contar histórias.
Girassóis nos seus dias. Beijos.
Palmas pra você!!!!!!
ResponderExcluirEssa herança é tão bela que passa, de geração a geração. Não se conta estórias envolvendo os progressos tecnológicos, desde cedo absorvidos pelas crianças. Elas se realizam é com nossos antigos contos, ainda vivos e encantadores.
Bjs.
Calu
ResponderExcluirVocê é tão mágica quanto os textos que redige!Esse é mais um que a gente tem um prazer imenso em ler e fica torcendo para que ele demore a acabar!Adorei a imagem. Bjkas com carinho, minha querida amiga!
Calu, verdade pura isso:"O céu de Ìcaro tem mais poesia do que o de Galileu..."
ResponderExcluirAmoo ler históorias e sempre procurrei passar essa paixão aos alunos que passaram por mim ee para minha neta,, na rede. ela amava as histórias e é exatamente por isso que blogar me faz feliz, quando encontro alguém assim como você
Calu,passei para reler seu belo texto e agradecer seu comentário tão incentivador no meu blog!Eu estava precisando!Vc adivinhou!...rss...Bjs,
ResponderExcluirMeninas do meu coração,
ResponderExcluirfico super feliz em saber que o que me fala aos sentimentos, tbém faz o mesmo ao de vcs. Como essa sintonia é maravilhosa. Obrigada por estarem em meus dias.
Bjkas.
Oi Calu, dando uma passadinha rápida pra agradecer seu carinho.
ResponderExcluirLendo aqui me lembrei de quando criança escutava a história do pinóquio, sempre eu pensava que meu nariz nunca seria muito grande, pq eu mentia pouco, só em último caso e por uma boa causa kkkkk e viva os contos e fábulas, antigos e novos, que sempre tornam melhores nossos dias de viver
Beijossss
É costume ouvir-se dizer (para incentivar os alunos) que a Matemática está em todo o lado, está sempre presente na nossa vida sem nos apercebermos. Pode até ser verdade, mas tb é uma grande verdade tudo aquilo que vc diz. As histórias estão em todo o lado, e ainda bem! O que seria de nós sem elas? Eu passo melhor sem os números, sem as palavras é que não... :)
ResponderExcluirBjs
Gostei deste olhar Calu neste retrovisor ao som de Paralamas,pois nós somos esta bandeja cheia de historias,que vamos derramando ao longo do tempo numa esstrutura ou outra,mas todos contadores.E aassim revivemos nossas Mil e uma noites.
ResponderExcluirBela revisão com arte.
Um abração Calu.
Bju.