Por que as pessoas escrevem? Já me fiz tantas vezes esta pergunta que hoje posso respondê-la com a maior facilidade. Elas escrevem para criar um mundo no qual possam viver.
Nunca consegui viver nos mundos que me foram oferecidos: o dos meus pais, o mundo da guerra, o da política. Tive de criar o meu, como se cria um determinado clima, um país, uma atmosfera onde eu pudesse respirar, dominar e me recriar a cada vez que a vida me destruísse. Esta é a razão de toda obra de arte.
Só o artista sabe que o mundo é uma criação subjetiva, que é preciso escolher, selecionar. A obra é a concretização, a encarnação do seu mundo interior. Ele espera impor sua visão pessoal, partilhá-la com os outros. Se não atinge esta última finalidade, o verdadeiro artista persiste assim mesmo.
Os poucos momentos de comunhão com o mundo valem esse sofrimento, pois finalmente esse mundo foi criado para os outros como um legado, como um dom destinado a eles.Também escrevemos para aprofundar o nosso conhecimento de vida. Para atrair, encantar e consolar. Escrevemos para acalentar nossos amantes. Para degustar em dobro a vida: no momento preciso e retrospectivamente, na sua lembrança.
Escrevemos, como Proust, para tornar as coisas eternas e para nos convencermos de que elas o são. Para podermos transcender nossa vida e alcançarmos o que existe além dela. Escrevemos para aprender a falar com os outros, para testemunhar nossa viagem ao labirinto. Para abrir, expandir nosso mundo quando nos sentimos sufocados, oprimidos ou abandonados.
Escrevemos como os pássaros cantam, como os primitivos dançam seus rituais. Se você não respira quando escreve, não grita, não canta, então não escreva porque sua literatura será inútil. Quando não escrevo, meu universo se reduz; sinto-me numa prisão. Perco minha chama, minhas cores. Escrever deve ser uma necessidade, como o mar precisa das tempestades – é a isto que eu chamo de respirar.
Anais Nin
Calu,
ResponderExcluiraté eu já escrevi :)
Tenho um livro inacabado ;)
E certa vez quis oferecer um livro a uma amiga, mas como não gostava do final, escrevi um final alternativo só para ela.
Tá vendo como seu texto está certo?
É sempre possivel mudar a realidade, nem que seja em livro ou filme.
Beijo!
Rute
E eu ao ler as obras dos artistas da pena crio também o meu próprio mundo paralelo, longe da televisão, da política, dos pais, dos amigos, de tudo...O mundo que me oferecem torna-se às vezes demasiado pequeno, ao contrário do universo da escrita que é infinito, porque leva-me onde a imaginação despertar, basta escolher o roteiro: um livro, um texto, um poema e ir vaguear ao sabor do momento...onde o autor nos quer levar ou não.
ResponderExcluirAinda bem que existe quem bem escreva para que eu possa continuar navegando.
Mais um texto óptimo, que me despertou sensações!
Beijinhos
Calu,
ResponderExcluiro que dizer?
Pena dos que não tem como criar seu mundo e expô-lo ao outro. Não sabem respirar.
Lindo!
Beijinhos
Olá, querida
ResponderExcluirEu me sinto colorida pela minha escrita... lindo o sue post!!!
Bjs de paz
Gente querida,
ResponderExcluircada trecho desse texto faz vibrar as cordas de minh'alma apaixonada pela escrita, pela palavra, pela comunhão que daí resulta em sinfonias do contar.
Venham a nós os escritores(as) e seus mundos mágicos e/ou reais!
Fico muito contente que vcs tenham apreciado esse manifesto de Anais Nin.
Bjos
Uauuuuuuuu! Escreve lindo prá caramba essa Anais Nin. Parabéns pelo achado! Amei o texto. Inteligente e soberbo até! Bjbj!
ResponderExcluirEu queria convidar pra conhecer meu Blog novo, quando vc tiver um tempo...
ResponderExcluirhttp://jacquelineturmina.blogspot.com/
Calu, minha querida
ResponderExcluirEstarei "fora do ar" até dia 1º de agosto, quando virei com novidades na coluna da direita, uma vez que é virada de mês. Me aguardem! Eventualmente, se for possível,postarei alguma texto interessante, mas as idas aos blogs de meus queridos amigos, só terei condicões para fazê-las na segunda-feira. Beijos e até a volta!!!
Calu sua visita a meu blog é sempre encantadora!
ResponderExcluirVc me disse lá que minha sensibilidade exprime-se através de minhas escolhas, pois eu te digo que: quem é bonito vê beleza em tudo e todos, e vc é linda minha doce Calu!
Adoro-te!
Beijo na alma.
Calu, Passei por aqui para agradecer o seu apoio as celebrações de 1 ano do ProjetandoPessoas!
ResponderExcluirEstarei sempre por aqui!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Calu... Obrigada pela visita... Vou ver se acho imagens de Sherazade...
ResponderExcluirBeijo
Postei Sherazade no BORBOLETA AZUL...
ResponderExcluirBeijo
calu que lindo texto...combina com você querida...suas escritas são maravilhosas me dizem muito e eu na minha simplicidade dos meus versinhos consigo me expressar um pouco nesse mundo..
ResponderExcluirbom fim de semana querida Calu.
bjussss
titi