terça-feira, 9 de dezembro de 2025

BC- XVI Interação de Natal - Renovação - Lembranças Natalinas


 
O que se renova transcende o igual!

Fechando 2025, vem a Interação de Natal, promovida pela amiga, Rosélia, em seu blog: espiritual-idade.com.br

Lembranças natalinas 

Trago na memória os tempos natalinos da infância. Até novembro tudo seguia na rotina conhecida. Quando dezembro abria seus dias ocorria uma mudança visível nas pessoas, nos dias, nas expectativas.

Lembro da esperada cesta de Natal, cheia de delícias e produtos típicos desta época, encomendada por meu pai em todos os anos. A cada ano havia nela uma novidade diferente e eu quase mergulhava dentro pra ser a primeira a encontrar a surpresa esperada.

Minha mãe e minha avó já tinham em mãos a lista para o preparo da ceia. Era tempo de montar a árvore, o pequeno presépio e por a guirlanda na porta de casa. Eu participava de toda aquela preparação e não queria perder nenhum acontecimento.

Minha mãe, sempre caprichosa, saía ao comércio logo na primeira semana à procura de uma bonita toalha de mesa com motivos natalinos e também panos de prato, toalhas de rosto e tapetinhos de iguais motivos.

A casa ficava vestida para o Natal e nós, de alma vestida, vivenciávamos tudo com animação.

Tempo do Advento. Tempo de congraçamento. Tempo de reunião.

Passadas tantas décadas dessas lembranças, vejo com clareza os sinais da renovação no espírito de cada um de nós. Nos preparávamos para a chegada do Menino Jesus motivados pela tradição, pela fé, pela aura luminosa que envolve o tempo do Advento e, creio que, nunca nos demos conta do quanto éramos renovados em sentimentos e ações.

Renovar-se fazendo um olhar novo, um sentir mais empático, propondo-se a cultivar a Boa Vontade como

ação de todos os dias é vestir-se de corpo e alma com os cuidados necessários para viver com profundidade o milagre do nascimento do Menino-Deus.  




11 comentários:

  1. Querida amiga Calu, boa tarde de paz!
    Uma maravilha sua narrativa sobre o passado e o presente...
    Nós vivemos, cada qual a seu modo e suas condições, um Natal similar ao que descreveu. Jamais me esqueço dos detalhes natalinos.
    Você disse muito bem, eles renovaram a nossa fé, reavivaram tudo que recebemos ainda sem entendermos nada... gravamos tudo na memória afetiva e reproduzimos à medida do nosso possível para perpetuar a felicidade da nossa Renovação Espiritual.
    Linda participaçao com seu próprio dom de escrever bonito e sincero
    A-do-rei.
    Tenha uma Espera abençóada no mês de dezembro!
    Muito obrigada por tudo sempre.
    Beijinhos fraternos e pré natalinos

    ResponderExcluir
  2. Tão lindas tuas lembranças daqueles dezembro, Calu!
    Na minha casa, minha mãe sempre gostou de Natal e preparava tudo, enfeites com galhinhos verdes no lugar de guirlandas, fitas, bolinhas, bolachinhas especiais feitas por nós.

    Casei, continuei com todas as tradições e as passei para os filhos e netos. Mas hoje parece que o tal do comercio estraga tudo ... Afff...
    Daqui a pouco, em setembro já veremos decorações natalinas espalhadas, de tão apressados em entusiasmar os bobos a comprarem, gastarem, consumirem...

    Adorei te ler e que o VERDADEIRO espírito natalino reine em cada dia e estejamos preparadas para receber o Menininho...

    beijos, tuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Calu,
    Adorei o seu testemunho de infância, que teve repercussões até aos dias de hoje.
    O Natal vivido em festa, mas centrado no nascimento do Menino Deus.
    Que assim continue com essas boas lembranças, festejando o seu Natal com alegria, paz e muito amor.
    Feliz Natal para você e toda a sua família.
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Oi, Calu, viajei lendo tuas recordações natalinas. O ambiente afetivo dos natais que passamos na infância estão gravados em nossos corações, não é verdade? E você, com maestria desenhou para nós, na tua linda escrita. Muitíssimo obrigada.
    Feliz e santo Natal para você e tua família.
    bjsssss, marli

    ResponderExcluir
  5. Viagem no tempo que nos trazem significativas lembranças e alegrias em família. Natal para mim é sempre renovar o amor pelos meus que se foram e desejar que este amor seja a base para um mundo mais fraterno e solidário. Que venha o Natal!!! bjssss

    ResponderExcluir
  6. Esos recuerdos son los que nos hacen sentir melancolía y añoranza durante estas fechas tan hermosas. Cuantos momentos en familia se viven a lo largo del tiempo. Me he emocionado con tus palabras. Un abrazo grande

    ResponderExcluir
  7. Boa noite , Calu . Seu relato tb me fez viajar : o preparo da árvore de Nnatal, o sapatinho na janela , as músicas ...tudo ficou na memória . Tenho sempre a sesação de que os natais de hoje não tem essa espiritualidade nnatalina . A missa do galo , lembra? a ansiedade para ver o pres´pio armado na igreja . Tudo era tão mágico . Hoje é tudo diferenciado , falta algo que não consigo exolicar . Enfim, Gostei muito de sua participação . Abraços , feliz Natal

    participo aqui :
    https://kantinhodafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Calu
    Recordações desta quadra festiva que tanto nos embala. Elas reacendem em nós os nossos desejos da infância em que a festa era tão esperada e desejada. Toda a ambiência, todos os preparativos trazem os cheiros e os sabores desses dias.
    Que a fé e a esperança operem em nós a Renovação Espiritual tão necessária.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  9. O seu texto reflete a verdade sobre o verdadeiro espírto de Natal.
    Na verdade, nada deve ser feito de forma ritual, mas com profunda convicção sobre os valores que estão em causa.
    Abraço natalício.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  10. Uma bela noite Calu. Vivemos um tempo de Natal, que hoje só vemos em sonhos. O dezembro já nascia carregado do sentimento natalino. Toda preparação que as crianças adoravam, tudo numa simplicidade de epoca. Tenho viva nossa arvore buscada na mata perto de casa, os galhos cheios de algodão, o presepio que pequenas imagens de barro e o Menino Jesus num bercinho, tudo montado com as crianças. A missa à meia-noite e só depois a ceia. Belas lembranças nesta preparação para o novo Natal das luzes e que o amor e a fraternidades estejam em alta nos corações, para assim ter um legitimo Natal no encontro com o filho de Deus.
    Carinhoso abraço e feliz semana amiga.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!