sábado, 29 de agosto de 2020

Álbum

 

Estou sentindo falta de "Mulherar.
( trecho do texto da psicanalista, Helena Albuquerque) 

As mulheres costumam fazer muita coisa juntas. Não é raro vê-las em pares ou em grupo no cinema...fazendo compras... viajando...olhando vitrines...andando no parque...indo a shows...a exposições...almoçando...e tudo isso sem parar de conversar. 
[...] As mulheres trocam confidências...expõem aquilo que vivem e seus conflitos...bordam e tricotam( literal e metaforicamente)...brigam...acompanham e cuidam umas das outras numa troca recíproca e coletiva.



Nas muitas atividades em companhia das amigas...aparentemente tão triviais...fios da subjetividade de cada uma de nós se entretecem e nos ajudam a virar mulher...a ser mãe...a ser amiga... a casar... a ter filhos...a descasar... a trabalhar... a enfrentar a saída dos filhos de casa... a voltar a namorar... a passar pela menopausa... a envelhecer... a fazer os lutos e tantas outras coisas... 

 A vida seria muito mais dura se não fossem pelas irmãs-amigas...amigas-irmãs...com as quais podemos  falar e elaborar tanto as dores como as delícias que vamos experimentando ao longo da estrada...












11 comentários:

  1. Calu, eu amei sua postagem! Essa é a nossa realidade e nos faz crescer. Faz parte de uma terapia que alguns nem entendem rss. Embora tenhamos amigos homens, é muito diferente estar com eles e estar com elas, nossas companheiras de jornada. Assim vejo minhas amigas. Seu álbum ficou um amor. Vou acompanhar a psicanalista e dizer que também estou sentindo muita de falta de "mulherar". Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,Calu! realmente é uma alegria poder estar entre mulheres amigas...Temos sempre tanto a falar..Adorei ver nossa foto, bela lembrança.Obrigadão pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. E "cortam" na casaca dos homens, lol
    .
    Bom fim de semana
    Muita Saúde e Paz

    ResponderExcluir
  4. Uma publicação fascinante. Muitos parabéns!!
    -
    Sonhava ser...
    -
    Beijo, e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. A mais pura verdade! Nós somos o "sal da terra", pois temperamos com amor, companheirismo, risos, conversas e trocas de ideias nesses encontros que fazem muita falta neste tempo. Aliás, acho que isso é o que mais sinto falta, a liberdade de sair e me encontrar com pessoas queridas, como você, amiga.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom fim de noite Carminha e feliz domingo.
    Gostei de acessar este mulherar-se para fazer da vida uma maquina de perfeitas engrenagens,
    para o giro perfeito e completo. Muito bom seu texto e ilustrações deste mulherar, além de uma lista inquestionável de ações, que fazem a grandeza das mulheres.
    Aplausos e que logo possa mulherar-se por aí em nome da alegria.
    Abraços amiga.

    ResponderExcluir
  7. Texto espetacular! Todas estamos sentindo falta desses momentos de conversar, sair, resenhar, trocar ideias, enfim, mulherar-se!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  8. Pura verdade. Esta troca nos fortalece, nos acolhe. Saudades de muitas e também da sua companhia...Precisamos mulherar. Ação nossa ....bjs

    ResponderExcluir
  9. Calu, isso é uma das coisas que mais me faz falta ultimamente...
    Saudades dos happy hours com as amigas, dos pic-nics no parque, dos encontros...
    Não vejo a hora do momento do reencontro!
    Ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde de muita paz, querida amiga Calu!
    Como gosto desse mulherar e fiquei feliz de ver nossa foto juntas ai num dos belos e alegres momentos que tivemos no RJ.
    Parabéns para nós que sabemos aproveitar os momentos bons. Sem brigas ..🤩
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem


    ResponderExcluir
  11. Uma publicação fantástica, Calu! Também sinto imenso a falta desta... terapia de grupo... tão saudável!
    Prazeres, que esta fase que atravessamos, pelo menos por agora, nos veio retirar... já que os ajuntamentos, estão de novo sob escrutínio, com o aumento da pandemia, aqui deste lado...
    Adorei as fotos! Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!