Aqui parada, vassoura na mão, avaliando quantas são as manchas vermelhas e azuis pelo quintal.Há umas pequenas pintas, outras maiores que quase desenham um mosaico, resquícios do dia de pintura ao ar livre. Dois cavaletes, dois estojos de tintas e pincéis fizeram a alegria da meninada por aqui.Todo mundo se dedicou a sua obra de arte.Compenetrados, olhar determinado os dois pequenos artistas, neto e neta, davam pinceladas vigorosas na tela resistente aos arroubos dos pequenos.Nós, os grandes, com a desculpa de querermos ajudar íamos dando pitacos, sugestões de cores, de modelos;" faz um passarinho, uma árvore, o céu..." mas, os dois irredutíveis abstraíam qualquer som e tingiam as telas de azuis e vermelhos,hora fortes, hora suaves, revelando, creio eu, suas imagens inconscientes.Nisso, as manchas de tinta respingavam pra todo lado, neles, no chão e em quem mais ousasse se aproximar.Era momento de criação, respeitem, pareciam comunicar.Sentamo-nos a uma distância segura e ficamos apreciando nossos dois projetos de artistas surrealistas dando expansão a seus dotes.Agora, é pegar o removedor e tratar de limpar os resquícios do dia!
Atualmente, há tantas formas novas e lindas de expressões artísticas a causar assombros e maravilhas, descortinando mundos antes impensáveis, abrindo espaços e possibilidades surpreendentes.Considero toda forma de arte um portal mágico.
Num texto da revista, Obvious, a colunista Bianca Ferreira, faz um convite simpático, em meio ao tema sobre Salvador Dalí.Destaquei apenas o referido:
Seja mais. Sinta mais. Respire. Somos humanos cheios de cores, cheios de dores, cheios de amores. Vamos nos entregar aos desejos e aos sonhos. Vamos aceitar nossos defeitos, vamos aceitar-nos uns aos outros. Vamos dar uma trégua à nossa imperfeição e deixá-la fazer parte de nós. Vamos viver!
Nesse imenso universo, há também as poesias visuais que agregam essas duas intensas manifestações artísticas.Até prova em contrário, O Ovo, do grego Simias de Rodes, seria o primeiro poema visual conhecido três séculos antes de Cristo.
A imagem abaixo é só um exemplo das infinitas expressões desta forma de arte.
(caligrama3.com)
~~¨¨**~~¨¨**~~
Essas sugestões, pitados de adultos nada mais são do que a pura vontade de fazer como as crianças!
ResponderExcluirQue linda a maneira como descreveu os pequenos artistas! Quem dera todos os pequenos pudessem se expressar em cores, em respingos espalhados pelo chão...
Mágico seu texto! Beijo Calu.
Que maravilha de atividade; a expressão nas artes é uma magia que a vida permite ao ser humano como legado para a posteridade.
ResponderExcluirAmei. bjs
Calu, fiquei daqui imaginando a cena linda dos pequenos pintores por aí! Muito legal e criativo e deixá-los assim produzir, muito bom! E gostei do trecho em destaque e sobretudo, do caligrama, que me encanta! Uma ótima semana! bjs, chica
ResponderExcluirImagino a farra
ResponderExcluirbjokas =)
AMOOOOOO nossas sintonias
ResponderExcluirTá na programação por lá, posts sobre a arte simples, a arte em tudo, poema objetos e um projeto de Concurso Cultural para criações assim, no forno
Esteve já, por lá, esse chamado, sacolejar de roseira, com mais de um viés, deixo aqui para vc e sua visitas:
http://blogdtina.blogspot.com.br/2014/10/por-todo-tipo-de-cultura-e-arte.html
http://blogdtina.blogspot.com.br/2015/04/blog-post.html
Abraço com texturas ;)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirUma bela maneira de despertar a arte Calu.
ResponderExcluirDeixar que fluam as ideias em meio a lambança resultante.
Engraçado que convivo com um Down no meu prédio que gosta muito de mim. Gosta muito de pinturas e sempre compro para ele os potinhos e pinceis e ele faz cada coisa, que eu fico querendo traduzir.
Vou pesquisar mais sobre as poesias visuais.
É muito legal este exercício da arte.
Desejo que seu dia das mães tenha sido todo de alegria e paz.
Uma linda semana a você Calu.
Carinhoso abraço.
thx
ResponderExcluirكشف تسربات المياة
غسيل خزانات
شركة نظافة عامة
Amiga Calu,
ResponderExcluirDepois de três meses ausente estou tentando entre um intervalo e outro colocar
em dia as visitinhas aos blogs amigos como antes fazia
com imenso carinho e prazer...Aqui estou também para agradecer
seu carinho e suas orações nesse momento difícil que estou atravessando...
Ainda continuarei ausente por tempo indeterminado porque assim se faz
necessário, fazendo quimioterapia minha mãe ainda e mais que nunca requer meus cuidados
diários não me deixando tempo disponível para a blogosfera...
Em breve se Deus quiser estarei de volta interagindo e trocando carinhos com todos
Desejo dias felizes e de muita paz pra você!
Deixo beijos com muito carinho.
Marilene
Boa tarde Calu, adoro essa forma lúdica de transmitir conhecimento!
ResponderExcluirAs crianças expressam-se livremente e acabam por executar autênticas obras de arte, pois dessa forma sentem-se estimuladas a desenvolver suas capacidades!
Frase e Caligrama fabulosos!
Um beijinho,
Ailime
Que lindo, Calu, adorei o trecho que você destacou, vamos ser mais!
ResponderExcluirComo diz Jung: Não estamos aqui para ser perfeitos, mas para ser completos. E ser completo é acolher as imperfeições também...
Adorei o caligrama da borboleta.
Bjs
Oi, Calu!
ResponderExcluirAs crianças só precisam de incentivo - elas podem aprender tudo o que quiserem e expor a criatividade de forma livre, apenas seguindo os seus instintos. Os adultos foram podados e por isso as nossas formas de expressão são encalacradas para formas predefinidas, geralmente por outros adultos que vieram atrás de nós. O artista é aquele ser que não ouve opiniões e faz o seu trabalho, acreditando que ali diante de si está a expressão de "deus" - no minúsculo pq é o nosso deus interior.
Parabéns pela iniciativa! Lembrei de uma amiga que tem os filhos engomadinhos, a casa asséptica e brincar com "sujeira" é a desordem do mundo. Para ela ser feliz deve dar muito trabalho!! :)
Beijus,
Tenho uma grande frustração por não saber desenhar ou pintar. Ao ler sua postagem fiquei imaginando a cena, por certo motivo de animação e alegria para todos. Crianças começam brincando e podem se apaixonar por determinada forma de expressão artística. Todas são mágicas. Bjs.
ResponderExcluirOi Calu, vim aqui através da Luma e me deparo com essa magnífica experiência que passou com seus netos! Eu amo deixar meus filhos criarem e inventarem mil formas de arte e expressão de sentimentos!
ResponderExcluirBeijos.