quinta-feira, 30 de maio de 2013

BC Musical - Música Longa





Me empolguei em participar desta BC que vi lá no Christian (escritoslisergicos.blogspot.com) promovida pela Dani: BC Musical / música loooonga.Sou fãzoca do estilo desde que fui me entronizando no reino mágico da música e descobrindo suas maravilhas conjugadas em letras e melodias que despertam motivações, alegram os dias, inspiram e encantam.

Fui lá atrás no meu túnel do tempo.Lá pelos meus 15 anos quando ouvi e me apaixonei por uma música cuja melodia me encantou de primeira e a letra me despertou muito interesse, embora fosse em inglês, língua que não domino hoje e muito menos na época.Justamente naquele ano, 1970, entrei num curso de inglês e comecei meus estudo alfabéticos na língua, longe de conseguir compreender na essência uma composição completa.Sem desistir, apelei, incomodei a professora do curso até que ela me desse a letra traduzida, o que acabou acontecendo como atividade em sala de aula e a turma toda de adolescentes curtiu de montão.Fiquei até famosa por isso(rs).

Cantávamos a plenos pulmões cheios das entonações intencionais que a letra demandava.Logo a tradução já corria pela minha turma da rua, pela do colégio, fazendo o maior sucesso entre a meninada, mais da ala feminina do que da masculina, mas a gente nem se importava e soltava a voz:
"...Like a bridge over troubled water, il will lay me dow..." acompanhando a interpretação emotiva de Art Garfunkel ao piano.Um dos maiores sucessos da dupla Simon and Garfunkel, que fez o álbum constar da lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Recebeu cinco Grammys incluindo melhor canção e disco do ano de 1970      ( fonte__Wikipédia). 

Eu gosto tanto desta composição que a tenho na voz de outros intérpretes.Pena, que na mudança de Brasília pra Niterói doei mutos LPs e perdi nisso duas versões, mas canções eternizadas sempre ressoarão através dos tempos.
Aproveitem e cantem junto comigo!
Valeu Dani por este "revival."




terça-feira, 28 de maio de 2013

BC - O que me Inspira


"... E a vida !
E a vida o que é?
Diga lá meu irmão.
Ela é a batida de um coração
É uma doce ilusão,
Hê, hô [...]"

Passei o dia cantarolando esta maravilha da nossa MPB, enquanto remexia a cachola sobre o que me inspira, e as respostas vieram num estalo: a vida__ é sempre inspiradora, claro!Pronto, aí está destacado o assunto desta semana na BC lançada pela Etienne: " O que te traz inspiração!" A proposta é eleger cinco( ou mais) coisas/pessoas que me tragam inspiração. Bom, aí não dá pra ser tão genérica assim, é preciso detalhar um pouco, mas são nos detalhes que o todo ganha cor e luz, não é mesmo?



E hoje que fez um dia típico deste outono exuberante, a inspiração me deu o braço e lá fui eu caminhando e cantando e seguindo a canção, ou melhor a inspiração.Me lembrei duma outra BC da qual participei que foi proposta pela Ana Paula, chamada poesia de lombada.Consistia em empilharmos os livros que estivessem á mão e  criarmos uma prosa poética com os títulos assim organizados.Daí pensei__ "poderia fazer o mesmo com as caixas de CDs escolhidas e deixar a inspiração rolar." Sei que muita gente vai rir desta minha inspiração às antigas, pois é, eu tenho e ainda compro CDs.Será meio difícil distinguir os títulos pela minha (péssima) foto, mas a prosa dará chance de descoberta.



" Canções de Amor são Storias& Storias que inspiram o Cronista de muita Fina Estampa a traçar o Perfil do Melhor dos Encontros com o título: Isso é Bossa Nova!


 A Música, desde sempre me trouxe e, traz inspiração em quase tudo. Para escrever, trabalhar, passear, refletir, descansar... a trilha sonora de minha vida me move e comove. Outra fonte inspiradora de alto diapasão é a minha Família.A turma toda é a força motriz de meus sorrisos e de minhas motivações. E na melodia da vida, está a Natureza inspiradora, beleza, luz e cor de meus olhos embevecidos, estão as caras Amizades, os bons encontros, as ótimas conversas que muito me inspiram, tanto quanto os Livros e suas mil e uma histórias, palco e cenário de meus dias.



Ver a vida com bons olhos é  pura inspiração! 

******** 
Esta BC foi inspiradora. Valeu, Etienne!

-------------

Imagens: minhas 
pinterest( artsand)
Trecho da música: O que é,o que é__Gonzaguinha.

domingo, 26 de maio de 2013

Uma Imagem / 140 caracteres - 8ª edição









Pouso aqui meu escudo arranhado e me entrego as lágrimas represadas que não mais consigo reter.Sou eu, indefesa, mas verdadeira! 

******** 

Minha participação no Projeto: Uma Imagem/ 140 caracteres, do parceiro Christian Louis, dos escritos lisergicos.blogspot.com (link na imagem/selinho do projeto). 
Anime-se e venha participar também. 
--------- 

Boa semana pra vcs.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Feitos Um Para o Outro





Somos todos românticos ( ao menos, a maioria de nós). Nos encantamos com cenas bucólicas, com contos de fada, com o" felizes para sempre", embora a razão nos puxe pro lado contrário, e às vezes tenhamos até uma queda de braço com ela, numas ganhamos, noutras perdemos, mas resistimos bravamente frente ao sonho e suas magias.

Vivemos juntando o par perfeito em tudo. Quem não aplaude um milk shake, que nada mais é do que a dupla: leite com sorvete? E goiabada com queijo, feijão com arroz, pudim com calda,banana com canela, abacaxi com hortelã(?)...Adoramos um par desde pequenos e vamos descobrindo enquanto crescemos a existência desta realidade em nós e à nossa volta. Bebês gêmeos nos arrancam suspiros tanto quanto um casal apaixonado de mãos dadas pelo parque.

Tem pares que simplesmente adornam a vida sendo o que são.Já há outros que nos tiram o sono, provocam nossa indignação, nos tiram do sério, tipo: um deseducado e seu carro, um político e /na corrupção, a prefeitura e a cidade, trânsito e horário, consulta e plano de saúde, impostos e serviços oferecidos...e segue a lista pra muitos outros pares que agora devo ter me esquecido, exceto um, que me vem a par nesse post: ciclistas e carros/ônibus; pares desordenados. Não vou aqui descrever todos os absurdos que aconteceram nas últimas semanas no Rio e em São Paulo, com perdas irreparáveis que poderiam ter sido evitadas bastando que houvesse respeito às leis de trânsito e principalmente à vida humana.

Vejo a situação como um ciclo cruel de desmandos, descasos e inadequação urbana passível de reversão, mas relegada a uma questão de menor importância.Já vimos este filme mais do que gostaríamos. Concorrendo para aumentar esta fila de desacertos épicos, vem na mesma velocidade deles outro par capenga: ciclistas e pedestres, onde vejo os primeiros ignorando os segundos na maior tranquilidade. Driblando pela calçada, lá vão eles ziguezagueando pelas pessoas, alguns em velocidade que poderá ser motivo de atropelamento dum pedestre que se ponha por puro acaso a sua frente; e buzinam com impaciência como se nós estivéssemos no lugar errado na hora errada.Poupe-me!

Sou a favor de qualquer movimento que promova a urbanidade consciente, a diminuição de carros na rua ( pratiquei transporte solidário anos a fio), o respeito à vida e ao meio-ambiente e reconheço os perigos duma bicicleta em meio ao trânsito de hoje em dia , como também a precariedade das ciclovias que não contemplam os destinos necessários, porém, não é tirando o direito dos pedestres que o problema estará resolvido ou seja aplacado como tudo que vem sendo tratado secularmente por aqui:sendo feita vista grossa.E pensar que o Rio ocupa a 16ª posição no ranking de "cidade amiga das bicicletas." É pra rir ou pra chorar?

Proponho que nos empenhemos em formar um par perfeito altamente importante ___
Civilidade e Convivência; este se encontra numa longa gestação e já passou a hora deste nascimento. 


******* 

" Meu caro amigo me perdoe por favor
se não lhe faço uma visita[...]
Aqui na terra tão jogando futebol
tem muito samba, muito choro e rok'n'roll.
Uns dias chove, noutros dias bate sol,
Mas o que eu quero lhe dizer que
a coisa aqui tá preta, muita mutreta
pra levar a situação que a gente 
vai levando de teimoso e de pirraça[...]"

(trecho da música: Meu Caro amigo, Chico Buarque)
----------------------------------- 

Imagem:Maitchell

terça-feira, 21 de maio de 2013

O que diz a natureza




Uma das coisas que mais intrigava meus filhos quando pequenos eram as adivinhações do pai acerca do tempo.Tinha vez que ele contrariava a meteorologia  e quando os meninos perguntavam:__ Como é que vc sabe, pai? Ele respondia:__ Eu sou sertanejo.Sei ler o céu. Claro que, eu sorria  daquela lorota toda e tenho de admitir que  ás vezes ele até acertava, mas até hoje acho que era pura sorte, blefe de jogador.Quando estávamos de férias então, a criançada ficava em polvorosa já no café da manhã para saber se ia chover e o pai, todo pimpão, dava uma de sabichão e ia pra janela com o nariz pra cima dizendo que estava cheirando o ar e, as crianças quietinhas ficavam do lado esperando o boletim. Se ao longo do dia não se confirmasse a previsão caseira, ele dava um jeitinho de culpar algum fato inusitado, tipo: "a fumaça da chaminé da padaria atrapalhou meu olfato"(rs); e a meninada não perdoava. 

Brincadeiras à parte, meu marido me contou que quando trabalhava no interior de Pernambuco, conheceu um caboclo da terra, lá do agreste, que era infalível na previsão do tempo.Não errava uma. Era consultado tanto pela gente da cidade quanto pelos agricultores da região sobre as mudanças climáticas.Respeitadíssimo!Segundo sabia-se ele não fazia nenhuma mágica, apenas era arguto observador dos animais, principalmente de um pássaro chamado anum, que dá pistas sobre chuva ou seca na mudança de seus hábitos.

O homem da terra sabia ler o céu com sabedoria autodidata de quem conhece e ouve os seres da natureza que trazem em sua existência saberes imprescindíveis para a sobrevivência. Os chamados profetas da chuva, sertanejos que a partir da observação dos sinais da natureza são referências respeitadas pela comunidade científica representam uma tradição presente na vida no Nordeste brasileiro.

 Nós bichos do asfalto, perdemos há muito esta sensibilidade, a de olhar a natureza com olhos atentos e procurar ler nas entrelinhas os recados que nos chegam.Bobagem? Eu não acho.Sei de todas as facilidades que temos para estarmos a par do tempo, do trânsito, das calamidades, mas não me refiro só à estas situações, que são importantíssimas, é fato, porém me atenho as situações rotineiras de um dia  comum, no qual podemos nos desligar um pouco da zoeira da cidade e nos religarmos nos sons que a natureza nos traz, como: revoadas de pássaros, cantos de cigarras, vôos de borboletas...não falo romanticamente, mas sim, enfaticamente.

Experimente olhar pro céu em dia de chuva fina. Vc verá as aves planando na correnteza dos ventos. Com ventos fortes, os pássaros voam baixo e em bando. Muitos outros indícios de mudança do tempo são percebidos pelos animais e demonstrados em suas atitudes frente ao fenômeno.

Pessoalmente, me encanta descobrir estes códigos naturais que estão bem diante dos olhos, basta querer vê-los. 



" ... A sensação ( isto é, a percepção sensorial) nos diz que alguma coisa existe; o pensamento mostra-nos o que é esta coisa; o sentimento revela se ela é agradável ou não; e a intuição dir-nos-á de onde vem e para onde vai."  

(Jung) 

********
Quem se lembra de ter ouvido:)

     ___ Gaivota em terra, tempestade no mar.
 ___Quando o sapo salta, chuva não falta. 
____ Trovão longe, chuva perto.
____ Névoa baixa, sol que racha.

------------------- 


Imagem:pinterest(claire/tumblr) 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Caminhar é Preciso









Sou chegada numa receitinha aprovada ( ...e quem não é?), seja de delicinhas apetitosas, de remedinhos caseiros, de segredinhos cosméticos ou de praticidades cotidianas.Quando amigas se juntam, então, sempre sobra na conversa umas práticas imperdíveis merecedoras de anotação para posteridade.E eu sou daquelas, que testo mesmo e sem  medo, no caso de serem dicas viáveis, tipo: esfoliante caseiro de açúcar com mel ou como lavar pentes e escovas deixando-os mergulhados em água morna com umas colheradas de bicarbonato de sódio, ou ainda para limpar os livros de capa de couro, usar um pano macio umedecido em removedor. A princípio testo devagarinho.Nada de exagerar na dose antes de comprovar se não fará nenhum estrago em seu uso. Até hoje só me dei mal umas poucas vezes(rs), porém nada de trágico.

Antigamente nossas avós e mães tinham dois caderninhos dos quais não se separavam nunca: o de receitas culinárias e o de dicas infalíveis.Tudo que se sabia nesta tradição oral e prática era devidamente anotado e aplicado com a maior eficácia nos mais diversos casos rotineiros e, quando nós, as moçoilas da família estavam as portas da igreja, tínhamos como umas tarefas preparatórias do enxoval, copiarmos os dois cadernos de cabo a rabo, garantindo nosso sucesso na gerência do futuro lar. Hoje, encontramos publicações ótimas, detalhadas sobre ambos os assuntos, com truquezinhos mirabolantes para solucionarmos qualquer aperto doméstico, isto sem falar nas demais dicas sobre assuntos variados, indo de cuidados com a beleza aos com a saúde.Temos de um tudo!!

Puxando então pela ponta de cá, vou dar minha dica ( velha e sabida) sobre um cuidadinho importante e fácil, que merece atenção: movimentar o corpo."_Oiê, estou ouvindo vcs dizendo__ ah, isto não é novidade nenhuma, ora!__ Eu sei, eu sei, e avisei isto logo acima, mas o que é bom é para ser reprisado, copiado, repetido e praticado, certo?

Pois, então,repito eu, o corpo gosta de movimento e um dos melhores é caminhar, o que hoje é chamado de hábito, mas que na verdade é uma das funções do corpo humano.Somos bípedes por natureza e moldados pela evolução para sermos ativos.Andar é fundamental para mantermos nosso corpo em bom funcionamento, afastar o estresse entre dúzias de outros benefícios que vcs sabem bem. 

No início do século passado era uma prática rotineira de deslocamento pelas cidade.Verdade seja dita, eram tempos mais convidativos, menos veículos, menos violência, ruas e calçadas conservadas, menos perigos dos quais desviar, menos pessoas a se deslocarem cotidianamente e consequentemente menos adoecidas, porém, é no tempo de agora que vivemos e ainda bem que isto acontece, então, é buscar seguir algumas dicas certeiras para se por em prática estas simples e eficaz capacidade humana: andar!

Tem se visto um crescimento significativo de hábitos saudáveis e que podem ser resgatados imediatamente. Melhor seria que a ordem urbana ( onde for que ela exista...) contribuísse para que as pessoas pudessem ir caminhando para o trabalho e para o lazer ou outros destinos dentro da cidade em que moram, porém enquanto vamos reivindicando que isto se torne realidade, aconselho que não fiquemos esperando sentados e sim, caminhando. 

*******



domingo, 19 de maio de 2013

Uma imagem / 140 caracteres - 7ª edição








Bálsamo das horas aflitas, teus braços são o apoio,o  aconchego aonde me restauro e descanso.Meu porto seguro! 

******** 

Esta é minha participação no Projeto do parceiro Christian Louis, dos:escritoslisergicos.blogspot ( link na barra lateral), que segue emocionando a blogosfera.Participe também! 
---------- 

Um domingo acolhedor pra vcs!:)

terça-feira, 14 de maio de 2013

BC - Famílias e Impactos Tecnológicos







Quando aconteceu a 1ª transmissão de rádio no ano de 1919, o evento foi  festejado e, não era pra menos, afinal o país entrava na era do rádio, inscrevia-se na comunicação mundial.Para além dos óbvios benefícios trazidos, a evolutiva presença do rádio nas casas brasileiras agregava a família à sua volta nos horários das transmissões fossem elas jornalísticas ou de entretenimento_ as novelas. A bem da verdade, eram momentos de atenção dirigida para o que transmitia o aparelho, sempre em lugar de destaque nas salas de estar pelo país afora.Os minutos roubados pelo interesse no que estava sendo irradiado,eram recuperados nas conversas posteriores aos programas  provocando interação e participação de todos que ali se encontravam.

Diferente de hoje, bem o  sabemos, em que as tecnologias estão cada vez mais especializadas em individualizar seu uso, afastando os presentes e aproximando os ausentes. Os minutos roubados, jamais serão recuperados, pois o extenso foco nas atividades propostas por estas inovações sedutoras,que possuem  lugar físico para apenas uma pessoa excluindo os demais que, por ventura estejam perto, mesmo que apenas de corpo presente, sendo  bem provável que estejam também ligados em suas telas pessoais, totalmente desligados da vida que se dá fora dela.

E a família? Como vai? Difícil resposta a esta simples indagação.Creio que "ela" vai como pode nesse universo adverso a natural proximidade inerente aos seres humanos: o diálogo. Não é o caso de culpabilizar a modernidade por todos os males que acometem as relações familiares, porém, as novas mídias vieram aumentar a distância entre as pessoas próximas.Sendo adultos, portanto possíveis de auto-crítica, há que se permitir uma retomada de atitudes em prol do equilíbrio no uso das tecnologias.Sendo crianças e adolescentes, o assunto requer atenção e ações redobradas dos adultos para o aproveitamento benéfico da virtualidade. 

Como em tudo na vida, cumpre adicionar-se a este caldeirão de efervescentes distrações, pitadas generosas do velho e conhecido" bom-senso", que sempre salva o paladar por mais exigente que seja e, empenhar-se na vivência familiar estreita e real. 

****** 


Esta é uma BC proposta pela Norma, do www.pensandoemfamilia.com (Aqui), trazendo para a roda de interação este tema atualíssimo.Vale a pena conferir as participações.



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Aniversário do Blog + Uma Imagem/ 140 caracteres - 6ª edição




Hoje o "Fractais" completa três anos.Gente, parece que foi ontem(rs), que me vi aqui, diante da página em branco__tchan,tchan,tchan,tchan__ com todas as palavras que queriam escapar-me pelas pontas dos dedos,mas não ousavam fazê-lo.Timidamente, comecei a postar textos e poemas de autores consagrados, a fazer as visitas a blogs interessantes, lendo, comentando e conhecendo pessoas incríveis através desta janela mágica.Passado um tempo, já mais saidinha, segui o conselho dado pela Vivian, do: vivian-floreselivros.blogspot( Aqui), de que eu deveria escrever meus próprios textos e deixar os dedos correrem pelo teclado ecoando as boas palavras e as ótimas interações que por aqui acontecem.E voilá, cá estamos nós, eu e o Fractais, alegres e sorridentes por todo este tempo de blogosfera.

Obrigada pela presença querida de todos vcs, amigos(as) e seguidores, que por aqui deixam suas vozes e carinhos!

***** 

Uma Imagem... 



Via-se preso a uma ilusão atroz, achando-se incapaz de possuir sua escrita original.
Ledo engano, este, que lhe sugava a alma! 

**** 
Minha participação na 6ª edição do Projeto criado pelo Christian Louis, do blog: escritos lisérgicos.blogspot ( link na barra lateral).
Só falta você! Vem:)
---------- 
Imagem:mgkp1

sábado, 11 de maio de 2013

Há "Mãe" em tudo que há





Se as coisas fossem mães
( Sylvia Orthof) 

Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos
O mar seria um jardim e o barco seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe, seria mãe das janelas
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas.
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins! 

Se a terra fosse mãe, seria mãe das sementes,
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
nossa mãe fada seria! 

Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada:
Seria mãe das vassouras da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria mãe da água-fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida. 

Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras 
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.

Cada mãe é diferente:
Mãe verdadeira ou postiça, mãe-vovó, mãe titia,
Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice,
toda mãe é como eu disse!
---------------  

As doces promessas do poema para crianças, nos envolvem a um só tempo enquanto filhas(os) e agora mães, em caras lembranças.

Desejo que o Dia deste domingo seja repleto de sorrisos e carinhos para todas as mamães da blogosfera.

Feliz dia das Mães!




quinta-feira, 9 de maio de 2013

Duas BCs - Muitas Palavras


Em data conjunta duas BCs foram lançadas e achei-as tão entrelaçadas que resolvi assim compor uma e outra de braços dados soltando pela blogosfera palavras de bom alvitre que a todos fazem pensar. 



A Etienne, do blog: E de Etienne.blogspot ( Aqui), propôs que apontássemos três palavras  ( ou mais) que gostamos de ouvir ou usar.

A Patrícia Galis, do blog: cafeentreamigos.blogspot (Aqui), indagou o que escreveríamos na última folha de papel em branco do mundo. 

Aceitei o convite e aqui está minha participação: 



 De tanto que uso e pratico estas palavras que tenho cuidado de todas as noites pô-las em repouso bem aconchegadas para comigo estarem revigoradas na manhã seguinte e juntas amanhecermos dispostas para o novo dia.  


Mesmo sendo a última folha a quero decorada em bonitos desenhos, em sinceros desejos que tragam a esperança, a perseverança e a confiança nos corações de quem as ler.


Estes saudáveis e animados encontros pela blogosfera são sorrisos espalhados por nossos dias!

Obrigada, Etienne e Patrícia.
Bjos às duas. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Breve Descanso





Se o instante mostra
que o pouso é breve
que a hora pede
um leve pausar
recosto suave
 fitos e vôos
adejo em lento
e calmo lugar.
Dali me repouso,
refaço desenhos,
sorvo pequenos
goles de luz;
  no claro espaço
refeita sorrio
por grata estada
no fino apoio
que o dia conduz.

(Calu)
*****

Imagem: pinterest(bbe1dolli)

domingo, 5 de maio de 2013

Um Imagem /140 caracteres + Selinho





Pensou estar diante duma tela pintada no momento da doída partida que não conseguiu impedir.
Paralisada, contemplou a cena. 
****** 
Minha participação no projeto do Christian Louis, do blog: escritoslisergicos.blogspot ( link na barra lateral). Venha participar.Este projeto arrebata! 
---------- 


Aproveito a oportunidade para duplicar este post agradecendo ao criativo parceiro Christian Louis, dos escritoslisergicos (Aqui)  pela indicação do simpático selinho acima. Como todo selo, este também vem com algumas regrinhas que irei subverter um pouquinho(rs). A primeira regrinha é a de linkar e elogiar quem te ofertou o selinho.
Tarefa fácil tratando-se do parceiro Christian Louis, um escritor talentoso, blogueiro cordial e acolhedor que contribui enormemente com seus textos e artigos oportunos ao aprimoramento da blogosfera.Sempre sincero e direto, mas nunca ofensivo.Tenho por ele muito apreço e consideração além da gratidão por suas iniciativas agregadoras nas quais me inclui.Sinto-me privilegiada por "conhecê-lo".
 Agora vou direto pra terceira regra que sugere listarmos sete coisas que apreciamos. Pra mim:

1) reunião em família
2) encontrar e papear com amigas(os) 
3) ler o que me é de agrado
4) assistir a filmes 
5) ouvir músicas escolhidas
6) escrever no blog e além...
7) estar perto da natureza ( este outono)

Obrigada parceiro, por tua carinhosa lembrança!
:)
Bom domingo a todos(as)!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Remodelando Hábitos Antigos - Olhar de Novo








Nestes últimos dias de tamanhas ameaças à democracia não pude deixar de pensar em nós e nas futuras gerações sujeitas aos descasos vividos em nosso país, daí venho falar, em especial,  aos pais de crianças e jovens para que levem em consideração a importância de suas posturas na educação plena de seus filhos e filhas e nesses entremeios atentem para as  ramificações frondosas e presentes a cada dia da convivência em família.Sei que é em casa que soltamos nossas armaduras do mundo do trabalho, das exigências cotidianas e é aí que podemos esquecermo-nos de que há olhinhos e ouvidinhos atentos ao que fazemos e dizemos, como quando não queremos atender a ligação de alguém e, falamos na maior naturalidade: " diz que eu saí"__ e confortavelmente, em seguida, chamamos atenção da criança sobre a mentira.Cá pra nós...!

Assim como sugiro a eles e a todos nós, que tomemos cuidado com o que amamos e odiamos na mesma proporção porque estamos formando opiniões inocentes sobre ambas as questões e depois iremos lamentar um ou outro dispor dos filhos e filhas.Em particular, aponto a importância de não demonizarmos a política.Não gritarmos impropérios contra ela, porque sua existência é oriunda desde os primeiros grupos das cavernas e importante como organização social.A política, em sua verdadeira essência, é um avanço da ordem social.Quem a exerce é que pode vir a distorcê-la, na maioria das vezes e, isto não acontece apenas em solo brasileiro, bem o sabemos.Se desprezarmos a política em sua vivência útil e ética estaremos contribuindo para a manutenção das dinastias que aí temos no poder, sim, porque estes caciques ancestrais preparam sua prole para a continuidade no poder, enquanto nós, pessoas íntegras, afastamos a nossa (prole) desta seara por só olharmos os disparates e não focarmos também em alguns poucos acertos ao longo do processo.Por isso fica cada vez mais difícil encontrarmos políticos honestos, defensores dos valores morais e justos para a sociedade que deveriam defender.É uma mea culpa que faço um tanto tardia, mas refletida e também esperançosa que outros acertem onde eu falhei.

São mais de seis décadas que as dinastias tortas se perpetuam em gerações e gerações dos mesmos piratas da nação, enquanto que as famílias de bem ensinaram a seus filhos que a política é suja e os eleitos se esquecem dos deveres tão logo assumem seus cargos; fermento eficaz para o status quo que vivemos no Estado brasileiro.

Hoje temos acesso á tamanha gama de informações que  podemos aprofundar o conhecimento sobre as ciências sociais e bebermos na fonte das suas origens, das suas verdadeiras destinações e munidos dos reais conceitos instruirmos as novas gerações sobre como o poder público deva ser exercido: um processo de serviço pelo bem comum.

***** 
" Aquém 
há Além 

Além 
há Quem?"

(Guilherme de Almeida) 
-------- 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Democracia dia-a-dia






____Desconfie daqueles que usam de bravatas para esconderem seus reais propósitos, disse em sala um emérito professor de sociologia que com esta máxima apontou o cenário imutável do nosso Congresso, dita casa do povo, mas que este é o que nunca se vê por lá, seja em fato ou em direito; o que já reflete a inversão da mentalidade vigente.

Quando jovem, vivi os anos de chumbo e não tinha vislumbre político.Os canais que isso possibilitariam estavam selados e uma aparente calmaria provocava letargia na juventude.Não uso esta situação como desculpa, mas como registro de um tempo no qual os jovens ficavam à margem dos acontecimentos no país.O que não se dá agora, quando podemos encher a boca para dizermos em alto e bom som que vivemos numa democracia, porém faz mais que urgente que aprofundemos a significação deste "viver democrático" e o realizemos no dia-a-dia.

Não podemos nos calar ante os farsantes que se dizem defensores do povo e só o são deles mesmos.Desnecessário apontar nomes porque já nos vêm a mente uma lista extensa, mas é pela existência dela que não devemos nos acomodar, pois é justamente isto o esperado pelos escamoteadores da justiça, mesmo que seja "ela" lenta e burocrática, ainda assim será o único esteio duma sociedade que se quer estruturada em valores e princípios democráticos não devendo estar sujeita aos controles corporativos duma  camarilha gananciosa.

Fora com aqueles que visam somente vantagens no poder e sua perpetuação.Tendo controle total de seus desejos infames estarão definitivamente donos dos destinos da nação sem qualquer limites para seus atos funestos.A Justiça tem de permanecer autônoma e superior, pois só nela os interesses espúrios encontram barreiras e a sociedade consegue, mesmo que minimamente, equilibrar os fiéis da balança.Se há sujeira, limpemos com os instrumentos de que dispomos: nosso voto, nossa voz.Precisamos cuidar da sensível democracia que temos e fortalecê-la diariamente pra que nenhum vândalo sorrateiro a derrube.

" A vida é curta demais para ser pequena."
(Benjamim Disraelli) 


"Talvez quem sabe por esta cidade passe um anjo
E por encanto abra suas asas sobre os homens
E dê vontade de se dar aos outros sem medida
A qualidade de poder viver
Vida, vida."
(Rosa Girón) 


Mais posts sobre o assunto nos blogs:
da Beth Lilás, supremamaegaia.blogspot (Aqui

da Marilene, momentos fragmentados (Aqui
******* 

Imagem: pinterest(lestrois)