quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Blogagem Coletiva - Escritos Lisérgicos- Lendas Urbanas


Lendas que fascinam

Em menina adorava ouvir meus disquinhos coloridos na vitrola da sala de casa.Era uma coleção de doze discos de histórias infantis variadas.Havia um deles que me desafiava.Trazia na capa um desenho duma floresta sombria com uma figurinha estranha meio escondida atrás do tronco de uma das árvores.A história chamava-se: "O segredo da floresta".

Narrada em ritmo pausado, com fundo musical meio fantasmagórico, ia desenrolando um mistério sobre um ser estranho que assustava os moradores da vila próxima.Eu ficava ali sentada no chão com o ouvido grudado no alto-falante, desligada do mundo e com o coração aos pulos.Minha avó assim que dava pela coisa vinha correndo mudar o disco.Ralhava comigo, pois, sempre que eu ouvia aquela história acabava tendo pesadelos à noite.Ameaçava dar o tal disco eu choramingava pedindo-lhe que não o fizesse.Prometia não ter mais pesadelos e ela acabava concordando.Na verdade, ela estava certa, eu sentia um medo enorme daquela história embora soubesse o desfecho, mas o fascínio que me tomava por aquele enredo era mais forte e eu queria ouvir, ouvir e ouvir novamente sobre "O segredo da floresta". 

Por que estes enredos atraem tanto? Mistérios, assombrações, maldições,crimes insolúveis,o sobrenatural pairando sob o teto da realidade, fascinam, atraem a imaginação e despertam a curiosidade do possível fantasiado de impossível. Mais antigas do que supomos estas lendas sempre povoaram o imaginário de todos os povos.Atualmente ganharam o adjetivo de urbanas, porque a urbe se agigantou e com ela tudo o que era local tornou-se cosmopolita, virou livro, filme, seriado, caso-verdade e o que mais a imaginação dos contadores modernos pode criar.

Sejam urbanas, campestres, medievais ou atuais, as lendas do improvável, mas possível, continuará a disparar pulsações, espantar os olhares, visitar os sonhos de todos nós que não resistimos ao fascínio de um bom e velho mistério. 
***  
Essa foi minha participação na BC - Lendas Urbanas, promovida pelos blogs: Escritos Lisérgicos     ( Christian V. Louis) e Uma pandora e sua caixa.
-------------
Imagens: educaçãoinfantil.com

30 comentários:

  1. Adorei e estava apenas acabando a minha participação pra postar dentro de uns dias e vejo que fomos mais ou menos pelo mesmo caminho: medos.rsrs

    Adorei!! beijos,tudo de bom e tua inteação linda está lá! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Calu!
    Essa atração pelo medo que sentimos ao ouvir essas histórias também não consigo compreender. Mas o fato é que ela existe e todos nós, mesmo os mais medrosos, sentimos um certo prazer em ver e ouvir essas histórias.
    Acho que é como você disse em seu texto (muito bom, por sinal) "o possível fantasiado de impossível". A nossa imaginação gosta disso...gosta de poder voar...
    Parabéns pelo texto!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Calu!!

    Pois é, não sei explicar o porque deste fascínio... mas também sou atingida por ele...rsrs Eu não tinha discos...mas tinha a vó que sabia muitas histórias dos "antigos" como ela chamava!!rsrs
    Depois era dormir de luz acesa...rsrsr
    Linda participação,minha amiga!!!
    Beijos e meu carinho!

    ResponderExcluir
  4. Calu, gostei bastante do modo que analisou a atração natural do ser humano pelo misterioso, mórbido, assustador...
    Quando criança eu adorava assistir filmes de terror e este seu gosto por esta estória, creio que era uma forma inconsciente de aprender a lidar com o medo. Eu, ao contrário de sua avó, sou muito a favor de que crianças ouçam histórias de terror, leiam livros de terror, vejam filmes do gênero, porque creio que os mesmos nos impelem a aprender a ter um auto-domínio. Conheço pessoas que não passaram por estas experiências e hoje, com mais de 30 anos, com qualquer coisa ficam impressionadas e isto não é saudável.
    A criança terá pesadelos? Certamente que sim, pois isto mexe com o interior da mente, contanto, pessoas não sabem que isto é apenas uma consequência do que futuramente será benéfico. Serão pessoas que no futuro, quando adultas, não se deixaram impressionar por qualquer coisa, serão mais racionais, céticas, porque sabem que muita coisa veio da fantasia de outros.
    Esta é a teoria que tenho a respeito do assunto.
    Excelente participação. Meus muitos parabéns!

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, lendas fantasmagóricas (urbanas ou rurais) nunca me atraíram... não sinto medo, simplesmente o assunto não me atrai e, quando assisto ou leio algo, não tenho pesadelos.

    Acabo de decidir que vou participar da blogagem coletiva... tenho algumas 'não histórias' pra contar ;-)))))

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  6. Olá. primeira vez no seu Blog, lindo, parabéns pelo Blog.
    Nossa... eu quando criança adorava filmes de terror, com lendas e historias.
    Sentia medo, mas a curiosidade era maior e isso não me deixava dormir, talvez eu sempre quisesse saber de onde vem, e qual desfeijo a historia teria.
    Dizem que a curiosidade matou o gato. O gato eu não sei, mas eu estou bem viva.
    Bjs

    http://www.artesdosanjos.com.br/2012/10/blogagem-coletiva-lendas-urbanas.html

    ResponderExcluir
  7. Nossa, qd eu era crianca tbm ouvia cada coisa, meu Deus! morei numa vila militar, onde os amigos todos se reuniam a noite pra contar historias de terror, era um horror ir pra casa e ficar imaginando aquelas assombracoes:-)

    mas dos disquinhos coloridos, nao tinha medo nao, a gente era pobrinho, tadinhos, mas minhas primas tinham os discos do silvio santos, conhece?? iamos pra la toda tarde ouvir as historinhas, era tao bom!

    ResponderExcluir
  8. Autumn and mysteries seem to go together. My son-in-law loves Halloween and this time of year just because of the mysteries and the spookiness. I just love the pumpkins and the fun costumes. Your comments were so fun, thank you!!!

    ResponderExcluir
  9. Uma participação mais que perfeita nesta blogagem, amiga, pois é como bem o disse, hoje, tudo transformou-se em lendas urbanas devido a esta enorme ampliação de gente no meio urbano, mas mesmo aqui, temos nossas lendas ou revisitamos vez ou outra as lendas do passado.
    um beijo grande, carioca


    ResponderExcluir
  10. Oi Calu
    É a minha primeira vez em seu blog, e já estou te seguindo, pois vc escreve de uma maneira leve e suave, até uma crônica sobre lenda urbana não ficou aterrorizante kkkkkkk, e vc saiu do que a maioria está escrevendo, inclusive eu escrevi nesta BC que também estou participando, que é sobre a loira do banheiro. Gostei mesmo de conhecer seu espaço. Quer saber de algo que ninguém, nem o Chris sabe? Meu apelido quando criança era Calu.
    Bjão. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OLá Calu, boa noite!!

    Devo te dizer que estou encantada com teu texto!
    De forma simples, clara, mas sem perder o encanto, que somente figurinhas estranhas escondidas em meio as matas da nossa infância podem provocar. E foi justamente as suas reminiscências de infância, que me encantaram!

    Parabéns pela brilhante participação na Blogagem Coletiva!

    Beijos da LU...

    ResponderExcluir
  12. Calu, adorei o modo como descreveu..
    Gente, esse assunto realmente nos fascina né, mexe com nossos medos..
    Nos faz pensar.. no quanto o desconhecido nos encanta..
    Amei sua participação..
    Beijinhos no coração viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  13. Oi, Calu...

    Falavam tanto em discos que se tocassem de trás pra frente, seria uma invocação ao demônio.... será mesmo? Bem, se era verdade ou não, passava longe disso tudo.
    Um ótimo fim de semana pra vc! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Percebo que esse enredo, realmente, nos fascina. Mesmo que por um instante nos remete a medos eles nos atraem e nos hipnotizam.
    Muito bom o seu texto.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  15. OI, Calu!

    Que linda sua participação no Lisérgicos! Você escreve gostoso, escreve bem, adorei vir ler você hoje.
    Ninguém sabe ao certo o motivo de o 'misterioso' nos render tantas noites em claro, ou quando não, como vc afirmou, os pesadelos...não é mesmo?
    Eu, ao contrário, nunca fui chegada em histórias que me punham medo!
    Mas, enfim, à maioria das crianças, histórias com enredos assim é que as fascinam e como!!!
    Um abração, querida. Parabéns, seu conto ficou excelente!
    Fique com Deus, Calu, muito grata por ser minha amiga e visitar-me com frequência.
    (Minhas ausências são ainda devido aos estudos).

    ResponderExcluir
  16. audoro histórias tia Calu.
    Lameijos e um bom domingo

    ResponderExcluir
  17. Olá Calu.
    Adorei sua participação, parabéns.
    Por incrível que pareça minha filha não tinha pesadelos e adora assistir a estes filmes de terror, sempre deixei pois penso que elas teriam que conhecer a tudo, mas minha avó era sempre assim, proibia-me de assistir até novela, tadinhas elas querem fazer o melhor pela gente.
    Na verdade estes filmes e contos atraem por ser talves proibidos, uma adrenalina ou por pura curiosidade mesmo.
    Parabéns por sua participação. Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Que sorte a minha achar mais um blog que fala desse assunto encantador *-*
    nossa mitologia, pô! haha
    adoro lendas, e contos.


    Hey segue de volta?
    Adoraria que lesse meu último post para deixar um comment:
    diademegalomania.blogspot.com

    Agradecido, Clive B

    ResponderExcluir
  19. Oi, Calu! Achei interessante suas divagações sobre o que envolve a fascinação por mistérios. Vejo que isso era muito mais intenso quando eu era adolescente, mas é fato que histórias sem grandes explicações sempre causam um certo fascínio. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Lembrei da minha infância ,tinha medo de ouvir essas histórias ,mas pedia pra repetir rsss
    muito bom seu texto calu..
    beijso

    ResponderExcluir
  21. Adorei, vc escreve muito bem, de uma forma que nos prende! adoro isso!!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Calu!

    É a minha primeira vez no teu blog, venho dos Escritos Lisérgicos do parceiro Christian.

    Parabéns pela tua participação, consegue-se sentir o que uma criança sente perante uma história de suspense.

    Também estou a participar nesta bc. Deixo-te o link para que leias se quiseres.

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/10/3-bc-escritos-lisergicos-lendas-urbanas.html

    Estou a seguir o teu blog.

    Domingo lindo!

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
  23. Calu, tb adorava ouvir discos de histórias nas vitrolas, mas os livros me fascinavam mais. Quanto a histórias que fazem sentir medo, é verdade, as crianças são fascinadas por esse tipo de história. E estudando sobre isso, é uma necessidade da infância, pois através desse sentimento despertado pelas histórias, as crianças trabalham os seus medos reais. Muita paz!

    ResponderExcluir
  24. Esses mistérios nos chegam com magia. E nos atraem, independente da idade. Quando crianças, nos assustam, mas nos prendem. E como adultos, também nos fascinam. Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Gente, essas histórias de infância me fazem perceber como a minha foi diferente de quase todas! Eu também tinha os tais disquinhos coloridos, dados por uma vizinha rica, cuja a filha se enjoou e jogou fora. Mas como eu nunca tive a tal vitrolinha...ficava olhando para o colorido dos discos.
    Se fechar os olhos, ainda posso vê-los.

    beijos pitangueiros

    ResponderExcluir
  26. Calu,eu acho que criança gosta dessas histórias porque nem tudo é revelado,tem um segredo,uma magia por trás...rss...e criança adora imaginar!...rss...adorei sua participação e agradeço muito seu carinho em meu aniversario tb!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  27. Olá, Calu.
    Primeira vez por aqui, também.
    Eu lembro da Coleção Disquinho (que eu nunca tive, e hoje em dia dá pra encontrar em sebos), que contava diversos contos de fada e histórias populares em versão infantil.
    Creio que as lendas urbanas na maioria das vezes são uma forma de tentarmos entender melhor nossos medos, daí criamos histórias assustadoras para que possamos partilhá-las e compreender melhor seu significado.
    Abraço, Calu.

    ResponderExcluir
  28. Primeira vez que venho ao seu blog!
    Nossa, perfeita sacada, ao mostrar o por que do fascínio destas lendas sobre nós: o elemento mistério!
    E é, mesmo. Quando crianças imaginamos, quando adultos também.. mas adultos, criamos lendas, histórias que trabalhem e acintem nossos medos.
    Como bem escreveu o Jacques aí em cima.
    Abraços e parabéns pela participação na BC, adorei seu texto!

    ResponderExcluir
  29. Ah, que essas histórias são mesmo fascinantes, bem disse algum autor cujo nome me escapa: "Há mais mistérios sobre o céu e a terra do que sabe nossa vã filosofia." e cá estão as lendas para comprovar isso. E como disse outro poeta cujo nome também me escapa: "Não tenho medo do escuro, mas deixe as luzes acesas.".

    ResponderExcluir
  30. Improvável, mas possível... queres me colocar medos? (rs*)
    As crianças são as mais atraídas por esse sentimento que vem das sombras, do impalpável, da imaginação sombria... são elas que repetem as histórias, ouvindo ou lendo ininterruptamente, até que sejam "digeridas". Para onde foi o seu disquinho?
    Das histórias que me contavam, era sentada na cozinha, ao redor do fogão de lenha quando a gente saía de férias e ia para a fazenda. Lá histórias muito antigas eram contadas, fatos que diziam reais de coisas acontecidas naquela região. A gente ia dormir tremendo de medo, pois não havia energia, apenas lamparina que tínhamos de apagar para não colocar fogo na casa. Agora as lembranças são doces e eu nunca ousei contar histórias desse tipo para o meu filho. Será que pequei?
    A sua participação me fez resgatar lembranças que estavam adormecidas, obrigada!! Adorei sua participação!! Beijus,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!