Ainda no reino das palavras, revejo uma que virou artigo de primeira necessidade em expressão e ação: conteúdo_ o que está contido( aquilo que contém). Contém o quê? Tudo, contém ou está contido nos mais diversos contenedores.Olhe ao redor e constate que cada cômodo da casa contém vários pequenos, médios e grandes conteúdos e dentro destes outros se encontram e o ciclo parece interminável, e é, se pensarmos em escala universal, porém diminuindo a lente para um foco próximo, salta aos olhos o significado amplo desta palavra que tomou proporções gigantescas nesta nossa vida chamada moderna.
Antigamente, nossas avós enchiam( davam conteúdo) aos potes de compotas, de geléias doces, de formas de bolo e nós nos deliciávamos com este conteúdo dos deuses.Éramos ensinados(as) a guardar nossos pertences e a não deixar conteúdos esparramados pela casa.Atos simples, corriqueiros que organizam os conteúdos dos lares e dos espaços de cada um.
Depois, as exigências do mundo do trabalho colocaram a palavra no topo das listas de curriculuns, afazeres, arquivos, seleções, rotulando o que estava cheio ou vazio e do quê, ampliando a etimologia da palavra numa referência personalizada, tipo:" fulano tem(ou não tem) conteúdo." E isso pode ser um elogio ou uma sentença.
Em cada esfera disciplinar há listas dos conteúdos a serem aplicados, como medicamento em seringas que os professores devem injetar na mente de cada aluno.Mera ilusão desfeita há décadas, mas muito pouco discutida.É preciso rever os conteúdos.Quais? Todos, de todas as áreas do conhecimento já que os novos campos são realidade aqui e agora.
Na rotina diária é preciso que tenhamos o hábito de "ver os conteúdos", das caixas de medicamentos, dos alimentos industrializados, das refeições que fazemos, dos produtos que usamos, das bebidas que ingerimos, das coisas que nos são oferecidas, do que parece ser gratuito, da programação da TV( para pequenos e grandes), dos assuntos na net, dos livros lidos, das falas ouvidas, das cenas vistas, ufa!... haja atenção pra não perdermos conteúdo.
Mas, nem tudo é preocupante, há salvação para os conteúdos de um sorriso, de um abraço, de um gesto amigo, de uma delicadeza, de um elogio, de uma canção( de bom gosto), de uma saudade, de um carinho, de boas lembranças, que nos preenchem com o melhor dos conteúdos da vida: o Amor.
***
Festejando os maravilhosos conteúdos contidos entre duas capas adornadas que guardam palavras encantadas, dou:
Parabéns a todos(as) os escritores e escritoras, encantadores de palavras!
-----------
Imagens: ilustração__ Sonja Wimmer